Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

É sempre um problema quando ainda há quem tenha 'ontem' de jornalismo

Posted: 15 de fev. de 2010 | Publicada por AMC | Etiquetas:

1997. A propósito do despedimento de Carreira Bom de O Expresso, propriedade do grupo Edimpresa, escrevia Paulo Portas em O Independente:

O dono de um jornal não tem o dever de suportar ofensas impressas no papel em que ele próprio investiu. (...) Não compreender este princípio é supor que a função do capital é pagar, comer e calar, enquanto a responsabilidade do jornalista ou, no concreto, do colunista seria inatacável e, sobretudo, intocável. Em parte alguma do mundo as coisas são assim. Muito menos na iniciativa privada que, por natureza, é privada nos seus critérios.

Pedro Adão e Silva lembrou-se de responder com um texto a publicar em A Capital, à época igualmente propriedade do grupo Edimpresa:
Ao contrário do que o Dr. Portas quer fazer crer, a “função do capital” é mesmo pagar, comer e calar. Isto é, investir, arrecadar os lucros e libertar as redacções de qualquer tipo de constrangimentos.

Acontece que:
Na véspera de publicação, enviei [o artigo] para o jornal, no dia seguinte, ao contrário do habitual, o artigo não fora publicado. Nem sequer se deram ao trabalho de justificar a censura.

Episódio e artigo para ler na íntegra e recordar à memória no Léxico Familiar.

0 comentários:

Postar um comentário