Prestes a completar 18 anos de actividade no Brasil, a Greenpeace colocou hoje no ar o novo site. De certo modo vou ter saudades do template velhinho, que vinha durando desde a era jurássica em que a internet mal começava a despontar entre os hábitos de consulta e informação diária.
Fica a explicação da ONG:
Nada contra o site antigo, que entrou no ar em 2006 e nos serviu muito bem. Mas, desde o ano passado, ele dava claros sinais de que tinha sido ultrapassado pela evolução do espaço virtual. Seu design envelheceu. Sua estrutura de navegação idem. Para quem não tinha intimidade com nossas páginas, às vezes era difícil encontrar o que se procurava.
Mas o pior era mesmo a dificuldade de integrá-lo com as nossas redes sociais, que cresceram muito a partir de 2009. Nossos ciberativistas somam 310 mil. Nossa conta no Twitter está com quase 70 mil seguidores. No Orkut, somos cerca de 120 mil. No Facebook, 3,4 mil (parece pouco, mas há dois meses tínhamos lá menos da metade disso). Para o Greenpeace, que defende o ativismo e usa as esquinas virtuais da internet como suporte importante de suas campanhas, nosso velho site deixava claro seus limites.
O novo site que, entre programação, objetivos e desenho começou a ser elaborado há quase dois anos, foi planejado para inspirar, mobilizar e sobretudo dar poder de intervenção aos nossos ciberativistas e colaboradores. Aqui, eles terão a oportunidade para agir mais, individualmente ou em conjunto, em favor da biodiversidade do planeta. Para tanto, ele enfatiza a relevância do ativismo on-line, facilitando ações virtuais e a distribuição de nossos conteúdos e imagens.
O site também facilita nosso relacionamento com o público, ampliando nossa capacidade de mantê-lo informado sobre o que acontece com o ambiente no Brasil e no mundo. Seu design privilegia a estética e a navegação. Convenhamos, estas páginas deixam o Greenpeace infinitamente mais bonito na internet. E elas têm mais vídeos, mais fotografias e mais caminhos para o usuário encontrar o que procura, num passeio virtual que promete ser uma experiência única.
A implantação do novo site no Brasil começou em dezembro do ano passado com as conversas com o Greenpeace Internacional, responsável pelo seu desenvolvimento original. A turma encarregada do projeto, liderada por Edu Santaela e supervisionada por Cristina Amorim, contou ainda com a dedicação integral de Elcio Figueiredo e Laura Fuser e o auxílio luxuoso das equipes de comunicação, campanhas e fundos do Greenpeace no Brasil. Juntos, eles mexeram no desenho, na programação e migraram quase 25 mil itens – entre fotografias, imagens e textos – do site antigo para o atual. Também prepararam coisas novas, para evitar a sensação de que nossos usuários iriam apenas ver pão velho embrulhado em papel novo.
Portanto, aproveite a mudança e, por meio dessas páginas, ajude a inspirar e mobilizar as pessoas para que elas exerçam, junto com o Greenpeace, seu poder de tornar este planeta mais justo e mais sustentável.
via Greenpeace Brasil





















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