Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Duda Mendonça estreia videoblog sobre eleições no Brasil

Posted: 20 de ago. de 2010 | Publicada por AMC | Etiquetas: ,

Duda Mendonça, que detém a Duda Portugal, estreou terça-feira o Vídeoblog do Duda. O publicitário brasileiro, que coordenou a campanha de Lula da Silva em 2002, promete analisar, além da corrida eleitoral às presidenciais, as campanhas eleitorais em que está envolvido nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Maranhão, Paraíba, Minas, Rio e São Paulo.



18 de  Setembro de 2009

Duda Propaganda, agência de publicidade fundada por Duda Mendonça, está a abrir um escritório na zona do Chiado, em Lisboa. Segundo informações recolhidas pelo M&P à frente do projecto português está Ricardo Braga, director criativo da Duda Propaganda no Brasil e sobrinho de Duda Mendonça. O M&P tentou obter mais informações junto de Duda Mendonça e de Ricardo Braga sem resultados.
Duda Mendonça é um dos principais publicitários brasileiros. O criativo montou a DM9 na Bahia. Foi para essa agência que entrou em 1979 como estagiário Nizan Guanaes, outro gigante da publicidade brasileira. Curiosamente, “a estréia de Nizan na publicidade se deu por interferência de Sócrates, seu pai, que solicitou a Aristarco Braga, pai do hoje criativo Ricardo Braga, na época cliente da agência, uma chance para o jovem recém formado em administração”, conta o Almanaque da Comunicação. Nizan Guanaes abriu a DM9 em São Paulo que acabou por se tornar numa das principais agências do país, tendo depois sido vendida à network DDB. A agência denomina-se agora DM9DDB.
A carreira de Duda Mendonça, que depois cria a Duda Propaganda, ficou marcada pelas campanhas políticas que dirigiu, tendo trabalhado, entre outros, para Lula da Silva, Marta Suplicy e Ciro Gomes. É o envolvimento com o PT de Lula da Silva que coloca o publicitário sob os holofotes da comunicação social depois se ser apontado como um dos elementos do caso Mensalão. Antes disso, chegou a ser preso em flagrante por participar numa luta ilegal de galos (no mesmo período em que coordenava as autárquicas de São Paulo). A Duda Propaganda, segundo a imprensa brasileira, entrou em declínio após o Mensalão, tendo, com a saída de vários clientes, reduzido o escritório de São Paulo de 130 para 30 colaboradores.

25 de Setembro de 2009

Ricardo Braga está a coordenar a instalação da agência brasileira em Lisboa
A Duda Propaganda, agência de publicidade fundada por Duda Mendonça, está a abrir um escritório na zona do Chiado, em Lisboa. Segundo informações recolhidas pelo M&P à frente do projecto português está Ricardo Braga, director criativo da Duda Propaganda no Brasil e sobrinho de Duda Mendonça. O M&P tentou obter mais informações junto de Duda Mendonça e de Ricardo Braga sem resultados.
Duda Mendonça é um dos principais publicitários brasileiros. O criativo montou a DM9 na Bahia. Foi para essa agência que entrou em 1979 como estagiário Nizan Guanaes, outro gigante da publicidade brasileira.
Curiosamente, “a estréia de Nizan na publicidade se deu por interferência de Sócrates, seu pai, que solicitou a Aristarco Braga, pai do hoje criativo Ricardo Braga, na época cliente da agência, uma chance para o jovem recém formado em administração”, conta o Almanaque da Comunicação. Nizan Guanaes abriu a DM9 em São Paulo que acabou por se tornar numa das principais agências do país, tendo depois sido vendida à network DDB. A agência denomina-se agora DM9DDB.
A carreira de Duda Mendonça, que depois cria a Duda Propaganda, ficou marcada pelas campanhas políticas que dirigiu, tendo trabalhado, entre outros, para Lula da Silva, Marta Suplicy e Ciro Gomes. É o envolvimento com o PT de Lula da Silva que coloca o publicitário sob os holofotes da comunicação social depois se ser apontado como um dos elementos do caso Mensalão. Antes disso, chegou a ser preso em flagrante por participar numa luta ilegal de galos (no mesmo período em que coordenava as autárquicas de São Paulo). Duda Propaganda, segundo a imprensa brasileira, entrou em declínio após o Mensalão, tendo, com a saída de vários clientes, reduzido o escritório de São Paulo de 130 para 30 colaboradores.

8 de Outubro de 2009

Com um avó que era pescador de baleias na ilha Graciosa, nos Açores, Duda Mendonça não sabe dizer se a entrada em Portugal é na busca de novos desafios ou das suas próprias origens. “Viemos fazer uma prospecção. O Ricardo Braga já tinha trabalhado com o grupo Jerónimo Martins na Polónia com a marca Biedoronka. Fomos visitá-los e eles estavam em momento de mudança”, explicou ontem Duda Mendonça num encontro com jornalistas onde apresentou o projecto da nova agência de Lisboa. O Pingo Doce é até agora o único cliente em Portugal. Mas, sublinha, “não vimos para aqui para roubar mercado às agências locais”. Nos próximos dias os sócios querem conhecer os responsáveis das agências locais para se apresentarem. “Se as agências portuguesas quiserem um escritório na Baía já têm, e se as agências brasileiras quiserem um escritório no Chiado também já têm”, diz o sócio fundador. E acrescenta que a entrada em Portugal é a abertura de uma porta para a Europa. No entanto, quando questionado sobre quais os mercados onde poderão vir a entrar, Duda Mendonça diz “não escolhemos os clientes, somos procurados”. António Caminha, Duda Mendonça, Zilmar Fernandes e Ricardo Braga, responsável pela agência em Portugal, compõem a estrutura accionista da nova agência a actuar em Portugal.


16 de Outubro de 2009

Há uns quatro anos, Nizan Guanaes dizia a propósito de uma campanha institucional para a PT?assinada pela sua agência, a África, que só um brasileiro podia mostrar daquela forma o orgulho na sua matriz cultural. O publicitário referia-se ao filme da empresa de telecomunicações que assentava na leitura de um poema de Luis de Camões e transpirava portugalidade por todos os poros. A ligação do publicitário à PT remontava ao lançamento da Vivo, operadora brasileira detida em 50 por cento pela PT. Na altura o publicitário, apesar das boas relações com o gigante português, garantia que não queria abrir um escritório em Portugal e que aquele era um trabalho pontual. E assim foi. Nizan e Duda Mendonça, que oficializou esta semana a abertura da Duda Portugal, chegaram, há muitos anos, a trabalhar juntos, mas os seus percursos profissionais, tal como os propósitos para o nosso mercado, não podiam ser mais opostos. Para a apresentação da agência em Portugal, Duda Mendonça veio no avião acompanhado por mais 15 pessoas. Ricardo Braga, que vai dirigir a operação de Lisboa, instalou-se já cá com a família. Duda quer também aproveitar a sua presença em Portugal, antes de regressar à Bahia, para conhecer alguns responsáveis pelas agências nacionais. O primeiro filme que a nova agência criou para o Pingo Doce também está repleto de símbolos nacionais e é acompanhado por uma música interpretado por uma fadista. Uma vez mais, de uma forma que só um brasileiro saberia fazer. Os tempos do supermercado sofisticado, sem cartões mas com bons preços, que a IARB tão bem trabalhou nos últimos tempos, ficou no passado.
O compromisso de Duda Mendonça parece ser agora com Portugal. Com um avô da Graciosa, o publicitário quer agora pedir dupla nacionalidade. Promete ser o início de uma longa relação atlântica.Na capa da última edição do M&P, o nome do responsável da Millward Brown, João Marques, surgia mal escrito. Ao visado e aos leitores as nossas desculpas.


0 comentários:

Postar um comentário