Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

É grande o risco do dengue tipo 4 chegar ao Amazonas

Posted: 12 de ago. de 2010 | Publicada por AMC | Etiquetas:


Os casos de dengue recém descobertos em Roraima estão a alarmar as autoridades e a população. O Ministério da Saúde confirmou 4 casos do sorotipo Den-4 em Boa Vista e enviou equipas médicas para evitar uma possível dispersão epidemiológica do vírus. A Fundação de Vigilância em Saúde admite que o risco do dengue tipo 4 (Den-4) se propagar ao Amazonas é elevado e o Governo do Estado já ampliou a vigilância a Manaus e Presidente Figueiredo.


O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), Bernardino Albuquerque, afirmou que será ‘quase impossível’ o Amazonas não registrar casos de dengue tipo 4 (Den-4), se houver aumento de ocorrências da doença em Boa Vista, capital de Roraima.
Na última terça-feira, o Ministério da Saúde confirmou 4 casos do sorotipo Den-4 em Boa Vista e enviou equipes para iniciar medidas de vigilância epidemiológica para evitar uma possível dispersão do vírus. Entre as ações estão a intensificação no combate ao mosquito transmissor da doença (Aedes Aegypti), em áreas de risco e preparação de infraestrutura e pessoal para diagnosticar e tratar a doença.
No Amazonas, segundo  Albuquerque, as unidades de saúde de Manaus e de Presidente Figueiredo (a 117quilômetros ao norte da capital) passaram a fazer coleta de material de pacientes suspeitos de dengue para verificar a possível ocorrência do tipo 4 no Estado. “Chamamos isso de vigilância virológica, que é um sistema para identificar a entrada do vírus”, disse.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, embora os sintomas da Den-4 sejam os mesmos da dengue comum, a tipagem apresenta riscos maiores à população, pois “a ausência de imunidade ao DEN-4, associada à ocorrência de epidemias anteriores por outros sorotipos virais, aumenta a possibilidade de ocorrência de casos graves de dengue”.

Mais graves

Albuquerque ressaltou que os quadros mais graves da dengue tipo 4 podem ocorrer em pessoas que já tiveram a doença. “Diferentemente da malária, quando a pessoa vai criando anticorpos a cada infecção, na dengue os anticorpos não são favoráveis, o que aumenta as chances da pessoa ter um quadro mais grave”, informou.
Para o diretor-presidente da FVS, toda a população do Amazonas está vulnerável à doença por falta de imunidade contra o vírus. Ele afirmou que a “Prefeitura de Manaus deve reforçar o controle vetorial, que vai reduzir a probabilidade de registros”.
No ano passado o governo federal repassou R$ 500 mil ao Estado do Amazonas para programas de combate e prevenção da dengue, valor 50% menor que o repassado em 2008, que foi de R$ 1 milhão. Este ano, até julho, o número de casos de dengue no Amazonas já é equivalente ao total registrado em 2009. A possibilidade de um aumento nos casos da doença no Estado havia sido alertada pelo Ministério da Saúde, em novembro do ano passado.

publicado no Diário do Amazonas

Cf. também:

0 comentários:

Postar um comentário