O britânico Ed Stafford está a uma distância de pouco mais de três dias para terminar a travessia da Amazónia, a maior floresta tropical do mundo, a pé. Stafford percorreu a floresta ao longo do Rio Amazonas durante 859 dias a andar, para chamar a atenção do mundo para a necessidade de preservação do maior pulmão do mundo.
A caminhada começou a 2 de abril de 2008, no Peru, onde nasce o rio e chegará à costa atlântica, na região brasileira do Pará, já no próximo dia 9 de agosto.
"Todos me diziam que era impossível, e eu provei-lhes que estão errados", conta Ed Stafford, 34 anos, à BBC.
O percurso, contudo, não foi pacífico. Ed foi acusado de crimes, esteve quase preso, enfrentou picadas de inúmeros bichos e insetos, escapou a venenos poderosos e até foi obrigado a engolir cimento por uma tribo hostil.
Ed não chegará sozinho neste final de percurso na foz do rio Amazonas, no Pará. Com ele segue Gadiel Cho Sanchez Rivera que, em agosto de 2008, decidiu juntar-se a ele e "ajudar este louco a passar por entre áreas perigosas e controladas por traficantes de droga e tribos hostis".
Ed Stafford foi considerado como "verdadeiramente espetacular", conforme referiu Sir Ranulph Fiennes à BBC. "Ninguém conseguiu fazer isto até agora", conclui.
"Como se a distância [mais de 7 mil quilómetros] não fosse um desafio, a floresta densa, as picadas de insetos, cobras e a incerteza do que há à frente, seriam todas situações que impediriam o mais audaz dos exploradores".
"Fazer isto em mais de 800 dias consecutivos com uma mochila à costa põe a resistência de Stafford no topo da liga de qualquer expedição passada ou presente", conclui o mesmo especialista.
http://boasnoticias.pt/index.aspx?p=MenuDetail&MenuId=2819&ParentId=27
Britânico desceu a pé margens do rio Amazonas durante mais de 2 anos
09.Ago.2010
Um britânico de 34 anos afirmou esta segunda-feira ter sido o primeiro homem a descer a pé as margens do rio Amazonas, num périplo de 6500 quilómetros que percorreu em mais de dois anos.
Um britânico de 34 anos afirmou esta segunda-feira ter sido o primeiro homem a descer a pé as margens do rio Amazonas, num périplo de 6500 quilómetros que percorreu em mais de dois anos.
"Missão cumprida", escreveu Ed Stafford na sua página do Twitter, onde contou a sua aventura passo a passo, depois de ter chegado à foz do maior rio do mundo.
O antigo soldado tinha começado a viagem a 02 de abril de 2008 a partir do cume do Nevado Mismi, no Peru, onde nasce o Amazonas, em direção às costas brasileiras.
Durante o longo percurso, Stafford diz ter sobrevivido graças a uma alimentação à base de arroz, feijão e peixes, incluindo as famosas piranhas.
Ed Stafford afirma ter sido picado por mosquitos mais de 50 mil vezes e por abelhas centenas de vezes.
Também enfrentou mordidas de cobras e escorpiões, além dos ataques de anacondas e enguias elétricas. Foi acusado, injustamente, duas vezes de homicídio, tendo sido preso e atacado com flechas pelas tribos indígenas da Amazónia.
Após cinco meses de marcha, o britânico juntou-se a um trabalhador florestal peruano, Gadiel Cho Sanchez Rivera.
"Finalmente Cho e eu terminámos o périplo na Amazónia. Sempre soube que era possível", descreveu Ed Stafford no seu blogue, divulgado pelo site http://www.walkingtheamazon.com fazendo o balanço de uma aventura que durou 28 meses.
"Comecei a andar com o Ed, em primeiro lugar porque achei que tinha a responsabilidade de ajudar este tolo a atravessar a região mais perigosa, cheia de traficantes de droga e de tribos hostis. Mas, no fim de contas, comecei mesmo a apreciar esta vida e o Ed e eu ficámos bons amigos", contou Cho.
Nascido em Leicestershire, Stafford revelou que, a um dia de concluir a sua expedição, desmaiou de fatiga.
"Comecei a adormecer enquanto andava. O último dia vai ser muito longo", relatou no domingo, no seu blogue.
Stafford pretende usar a sua experiência para se estrear como romancista.
http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/Britanico+desceu+a+pe+margens+do+rio+Amazonas+durante+mais+de+2+anos.htm?wbc_purpose=baMO%253
nbnnbn
0 comentários:
Postar um comentário