Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Feirante e consumidores denunciam a falta de higiene na Feira Manaus Moderna

Posted: 11 de ago. de 2010 | Publicada por AMC | Etiquetas:

foto: Giovanna Consentini

Mais de um anos após o titular da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab), José Aparecido, afirmar, em audiência pública na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que a Prefeitura continuaria a reorganizar a Feira Manaus Moderna , no Centro, consumidores e feirantes ainda reclamam sobre os mesmos problemas: falta de higiene e descaso.
A vendedora Eliane Bezerra, de 30 anos, mora no Centro de Manaus e diz que só compra produtos na Feira Manaus Moderna devido a falta de supermercados no bairro. “Acho tudo muito sujo. Tem sobras e lixo jogados pelos corredores e um péssimo odor. Isso não deveria acontecer num lugar onde compramos nossos alimentos”, declarou.
Para o peixeiro Luiz, a sujeira se deve a baixa freqüência da limpeza realizada pelos zeladores da feira. “Eles só fazem a lavagem do chão duas vezes por dia: às 12h e às 17h. Estamos em um lugar onde tem muita gente passando e também muita produção de lixo, por isso seria melhor aumentar a ação dos zeladores”, comenta.
Segundo a Administração da Manaus Moderna, a feira possui 17 funcionários responsáveis pela limpeza: nove no período da manhã e mais oito zeladores a tarde. O corpo administrativo considera a atividade dos zeladores eficiente.

Climatizadores parados

O feirante Gavião trabalha há 13 anos na Manaus Moderna. Para ele, outro problema na feira é o calor. Ele relata que a Prefeitura de Manaus firmou uma parceria com os donos de bancas para instalar aparelhos climatizadores, em maio deste ano. Mas, segundo ele, os equipamentos funcionaram menos de uma semana.
“Somos 208 bancas na feira. Cada um pagou R$86. E agora esses aparelho estão todos parados. Ninguém nos dá uma posição. Continuamos no calor e sem dinheiro”, reclamou.
A Administração da feira diz que os climatizadores apresentaram uma série de problemas desde a instalação. Segundo eles, todos os equipamentos tiveram que passar por uma longa manutenção devido a defeitos causados pelo excesso de barro na água que passa pelos climatizadores. “Foi um problema no nosso poço. Havia muito barro e isso entupiu os aparelhos”, declaram.
Depois da manutenção, um entrave na subestação de energia elétrica comprometeu o funcionamento. De acordo com a Administração, este problema ocorreu há três semana e, desde então, os equipamentos estão parados. “O orçamento do reparo já foi feito. Estamos esperando a empresa. Nenhum feirante vai ter que pagar algo a mais. Este serviço de manutenção é feito pela Prefeitura”, disse.
Porém, a assessoria da Sempab desconhece os defeitos nos refrigeradores. Segundo o órgão, nenhuma reclamação chegou à Secretaria. Mesmo assim, a assessoria declara que enviará uma equipe de técnicos a feira para verificar o caso na manhã da quinta-feira, dia 12 de agosto.

* NOTA: a Sempab disponibiliza um telefone exclusivo para receber denuncias e reclamações das feiras de Manaus. O número é 3663-8488.

publicado no Diário do Amazonas

0 comentários:

Postar um comentário