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Fibra ótica da Oi chega a Manaus com burocracia para clientes

Posted: 14 de jan. de 2011 | Publicada por AMC | Etiquetas:

Leio no D24 AM:

A internet banda larga via fibra ótica chegou a Manaus no início do mês, mas o serviço, que é oferecido pela Oi, já desagradou alguns clientes. Com alta velocidade de transmissão de dados a um custo acessível, a Oi Velox promete ampliar o acesso à internet à população, mas ainda deixa a desejar.
Os pacotes variam de 300Kbps por R$ 39,90 até 1Mbps por um custo mensal de R$ 69,90, menos da metade do preço cobrado pelas demais empresas. A chegada do cabo de fibra ótica aumenta as esperanças da população amazonense de ter internet decente sem ter que desembolsar boa parte da renda mensal para isso.
A empresa, contudo, desagrada já na fase de contratação. A Oi só fornece informações sobre disponibilidade através do número de telefone de quem já é cliente. 

O administrador Daniel Dias, 25, conta que ligou para verificar se o serviço já estava disponível em seu bairro e uma atendente informou que, por ele não ter Oi Fixo, seria necessário contratar a linha telefônica para, somente após 72 horas, checar se havia Oi Velox no local. "É um absurdo. É impossível que uma empresa do porte da Oi não possa checar onde o serviço está disponível", criticou.
Daniel reclamou ainda que a Oi, embora saiba da ilegalidade da venda casada, está tentando "empurrar" a linha telefônica para aqueles que não têm e querem contratar a banda larga. "Eles oferecem e muitas pessoas vão contratar sem saber que não precisam, mas quem garante que aquela linha vai ter internet?", indagou.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, quem não tiver uma linha telefônica da Oi pode adquirir a internet com um preço diferenciado. A assinatura mensal custa R$ 113,23, além do valor da habilitação, de R$ 130. Sem a linha telefônica, a mensalidade chega a ser o dobro daquela para quem já conta com o Oi Fixo. Estas e outras informações estão no site www.oi.com.br/oivelox.
Autoinstalação
Quem consegue adquirir um dos pacotes de internet ainda tem que fazer a instalação por conta própria. Todo o processo é explicado no site da empresa e no manual de autoinstalação que vem com o modem. Embora a instalação pareça fácil, a ausência de um técnico pode dificultar o acesso àqueles que entendem pouco do assunto.
Persistência
Após contratar a internet banda larga no dia 29 de dezembro, o advogado Rogério Barbosa, 31, esperou uma semana até que o sinal fosse liberado para sua linha telefônica. Segundo ele, após comprar o modem e fazer a autoinstalação, a internet funcionou apenas no primeiro dia. "Quando perdeu o sinal, liguei para a Oi e eles disseram que mandariam um técnico no dia seguinte, mas ele veio muito tempo depois", contou.
Rogério acredita que a denúncia que ele fez à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por meio do telefone 133, foi o que motivou a Oi a resolver o problema. "A Anatel deu a eles um prazo de cinco dias para resolver. Depois que eu fiz a denúncia, foi a Oi que passou a me ligar. Antes eu tinha que ligar todos os dias", afirmou. A internet do advogado voltou a funcionar normalmente na última quinta-feira (13).
Apesar da confusão, Rogério diz estar agora satisfeito com a banda larga. "A velocidade é boa e o preço também".
Disponibilidade
De acordo com a assessoria de imprensa da Oi, a disponibilidade da Oi Velox só é fornecida através do número de telefone por "questões estratégicas", bem como a quantidade de clientes que já adquiriram o serviço em seu primeiro mês. Além disso, informou que irá expandir a velocidade e a área de cobertura de acordo com a disponibilidade técnica da empresa.

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