Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Realizou-se ontem o primeiro casamento homossexual de um político português

Posted: 30 de jan. de 2011 | Publicada por AMC | Etiquetas: , ,

Leio no Correio da Manhã:

O ex-líder da JSD Jorge Nuno Sá casou-se ontem, ao final da tarde, com Carlos Yanez, na conservatória de registo civil de Lisboa. É a primeira união homossexual assumida por um político português. 


Jorge Nuno Sá foi presidente da JSD entre 2002 e 2005, foi deputado e, mais tarde, chefe de gabinete do então vereador de Lisboa, Sérgio Lipari. No último conselho nacional do partido, em Novembro, foi o único a votar contra o apoio à recandidatura de Cavaco Silva às presidenciais.
Desde que a lei que permite casamentos homossexuais em Portugal entrou em vigor (Maio de 2010), já se realizaram mais de 277 casamentos. Segundo dados do Ministério da Justiça, até 31 de Dezembro foram celebrados 256 matrimónios em território nacional e 21 em consulados de Portugal no estrangeiro. Os homens lideram a lista, com 201 casamentos, e é no distrito de Lisboa que se celebram mais matrimónios gay. Por cidades, Lisboa lidera com 75 matrimónios, Porto registava 16 e Almada 14. Oeiras, com seis uniões femininas é, depois de Lisboa (16), o concelho onde mais mulheres casam entre si. No estrangeiro, o consulado em Bruxelas foi o que registou mais uniões: quatro. Os dados relativos a Janeiro só estarão disponíveis no próximo mês.

Europa política perde tabu gay

Apesar de os casamentos homossexuais serem permitidos em vários países, são poucos os que ocupam cargos públicos e que se assumem como gays.
A Islândia, por exemplo, é liderada pela social-democrata Johanna Sigurdardottir, a primeira--ministra que casou com Jónína Leósdóttir em 2010.
Nos principais países da Europa, há muito que os políticos não escondem aos eleitores as escolhas sexuais. Um dos exemplos é Bertrand Delanoë, presidente da Câmara de Paris (França), que, em 1998, assumiu a sua homossexualidade numa entrevista a um canal de televisão.
No governo da chanceler alemã, Angela Merkel, o ministro dos Negócios Estrangeiros e vice-chanceler Guido Westerwelle revelou ser homossexual, em 2004. Actualmente vive em união com o companheiro. Em Espanha, após uma batalha pela defesa dos direitos do movimento Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero, Pedro Zerolo celebrou o seu casamento em 2005. É uma das figuras do Partido Socialista espanhol. link

0 comentários:

Postar um comentário