As 10 profissões em que é mais fácil arranjar emprego no Rio
(clique para aumentar)
(clique para aumentar)
Leio em O Globo:
A abundância de oportunidades de trabalho no Rio de Janeiro é o resultado da extraordinária redução do desemprego na cidade. A Região Metropolitana do Rio registrou uma taxa de desocupação de 5,6% — menor do que a média nacional, de 6,7% — em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): um recorde histórico. Se a situação já pode ser considerada boa, a tendência é melhorar ainda mais, segundo o secretário estadual de Trabalho, Brizola Neto.
— Temos grandes investimentos sendo feitos, como os da Copa do Mundo de 2014 e os das Olimpíadas de 2016, sem contar o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). Todos vão demandar muitas vagas, exigindo mais formação dos trabalhadores e pagando melhores salários — explicou o secretário.
(...) Com a expectativa de que a demanda por profissionais cresça cada vez mais no Rio, a Secretaria estadual de Trabalho e Renda prepara uma série de medidas voltadas para os setores de serviço e construção civil. No primeiro caso, o foco será a área de turismo. Em fevereiro, deverão ser anunciadas cerca de 12 mil vagas para o programa Projovem Trabalhador, cujo foco principal será na formação de mão de obra para atender à demanda que surgirá com a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
— Essas vagas são parte de um acordo com o governo federal. Também trabalhamos em outras frentes, como no caso da Petrobras, com quem buscaremos a ampliação do Prominp (Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural) — disse o secretário estadual de Trabalho, Brizola Neto.
Para o coordenador da área de economia aplicada da Fundação Getulio Vargas (FGV), Armando Castelar, investir na capacitação é a única forma de manter o crescimento sustentável:
— Temos um gargalo, que é a falta de mão de obra qualificada. É um problema nacional, mas o estado que estiver a frente conseguirá atrair investimentos que poderiam ter ido para outro.
Estado está próximo do pleno emprego
Uma das metas de qualquer economia, o pleno emprego é o estado em que há oferta e a demanda de vagas entra em equilíbrio. A situação carioca, com taxa de 5,6%, já estaria próxima a essa meta, mas para o gerente da pesquisa de emprego do IBGE, Cimar Azeredo, a análise deve ser feita nacionalmente.
— Como falar em pleno emprego num país com diferenças regionais tão grandes? — disse Azeredo, citando o fato de que há regiões metropolitanas onde o desemprego está em 11%, como a de Salvador.
A notícia recordou-me a 1ª edição do TEDx São Paulo, que decorreu sob o repto: "O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?"
Nesse dia 14 de Novembro de 2009, mais de 30 pensadores brasileiros de áreas do conhecimento tão diversas como arte e tecnologia, ciência e negócios, estiveram reunidos num mesmo lugar para avaliar o papel do Brasil no contexto global. Muita coisa interessante se disse por lá. O evento passou, quem esteve esteve, quem não esteve fez mal porque perdeu. Ainda assim, é possível recuperar as palestras de 5 a 15 minutos onde cada um apresentou as suas melhores ideias.Os vídeos podem ser acessados AQUI ou AQUI.
# Site oficial TEDx São Paulo | Blog | Twitter
0 comentários:
Postar um comentário