Gravado durante uma apresentação na Casa da América Latina, em Lisboa, no dia 27.09.2007
A Roda de Choro de Lisboa é um projecto de músicos portugueses e brasileiros que se desenvolve dentro do chamado repertório clássico, respeitando a sua linguagem singular ao mesmo tempo que introduz algumas surpresas.
Dizem os organizadores: «Pode-se afirmar que o choro é primo direito do fado, da morna e também do tango, pois partilha com estes várias influências de raiz.»
Ritmos bem portugueses como o corridinho ou o fado são trabalhados pelo grupo de forma a evidenciar esta proximidade das linguagens lusófonas.
A Roda procura o espírito do Rio de Janeiro de princípios do século XX. Os chorões vestem-se a rigor e interpretam maxixes, polcas, mazurkas, baiões, sambas-choro e valsas. No seu repertório constam compositores do género como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Garoto, Waldyr Azevedo, Fon Fon, Chico Buarque, Noel Rosa, Juventino Maciel, Hermeto Pascoal e João Bosco.
A Roda é formada por Múcio Sá (bandolim), Luis Bastos (clarinete), Pedro Moura (cavaquinho e voz), Nuno Gambôa (violão de 7 cordas), Janeca Nogueira (contrabaixo) e Alexandre Barriga (percussão).
0 comentários:
Postar um comentário