Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Ministro das Comunicações lança Banda Larga no Amazonas

Posted: 10 de fev. de 2011 | Publicada por AMC | Etiquetas:

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, chega amanhã (11) em Manaus para o lançamento da Internet Banda Larga no Amazonas. A solenidade começa às 10h, na Central de Telecomunicações da OI-Paraíba onde o ministro fará a apresentação física dos equipamentos e o descerramento de placa.
Às 11h, Paulo Bernardo faz o lançamento oficial do serviço com a presença das autoridades amazonenses. O confirmação da chegada do ministro das Comunicações foi feito pelo senador João Pedro (PT-AM) da tribuna do Senado.
A banda larga no Amazonas é resultado de um acordo entre a empresa de telefonia brasileira OI e uma empresa venezuelana, o que permitirá o Amazonas ter acesso a essa tecnologia via cabo ótico da Venezuela.
Segundo o senador João Pedro, a infraestrutura de banda larga é um problema que atinge todos os Estados da federação, mas os Estados da Região Norte são os que se encontram mais atrasados na ampliação dos serviços de comunicação principalmente de Internet. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) atesta que as cidades mais prejudicadas nesse setor são aquelas que possuem menos de 100 mil habitantes. Dos 62 municípios amazonenses, apenas dois (Manaus e Parintins) têm mais de 100 mil habitantes.
“Esse fato se deve, com certeza, ao não interesse das empresas em mercados inexpressivos, aos investimentos que priorizam o lucro alto e imediato em detrimento do atendimento às necessidades básicas da população”, criticou o senador amazonense. João Pedro lembra que foi o Governo Lula quem pôs em andamento a criação de uma empresa pública para atender a essa demanda, para aprimorar e baixar os preços dos serviços do setor aos segmentos carentes da população brasileira.
Com a inauguração do cabo de fibra ótica entre Manaus e a Venezuela, a cidade passa a contar com duas pontas dessa tecnologia. Com a entrada da nova empresa no segmento, a expectativa dos usuários é de que os preços dos serviços de banda larga caiam imediatamente. Especialistas do setor sugerem que as redes telefônicas de vários municípios se integrem à estrutura de fibra ótica do gasoduto Coari-Manaus, da Petrobrás. Seriam beneficiadas, imediatamente, aquelas cidades que estão no trecho do gasoduto.
Na opinião do senador João Pedro, a mesma solução pode ser adotada para os municípios que estão no percurso do cabo ótico entre Rondônia e o Amazonas cuja ligação atravessa os municípios de Humaitá, Borba e Careiro da Várzea.
“Além dessas alternativas, só restaria esperar pelo Linhão de Tucuruí, em 2014, que vai interligar o Amazonas ao sistema nacional de energia elétrica. As torres da linha de transmissão podem abrigar também uma rede de fibra ótica para Manaus e para os municípios de Parintins, Nhamundá, São Sebastião do Uacumã, Itacoatiara e Rio Preto da Eva”, disse João Pedro na tribuna do Senado.

publicado no jornal A Crítica

0 comentários:

Postar um comentário