Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Dentro de um século a população portuguesa vai estar reduzida a 6 milhões

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) acaba de publicar a edição de 2009 do Retrato Territorial de Portugal. Os dados confirmam a tendência de envelhecimento da população que o último relatório da ONU já estimava: dos cerca de 10 milhões de habitantes, Portugal arrisca-se a perder quatro milhões até 2100, uma queda de quase 40% que representa a 2ª maior na União Europeia e a 7ª maior em todo o mundo.

Segundo o INE  na última década mais de metade dos municípios portugueses perderam habitantes e em 82 deles regista-se já um índice negativo de população em idade activa, ou seja, existem mais pessoas a sair do que a entrar no mercado de trabalho. Na sua maioria os concelhos mais afectados ficam no interior. Entre 2000 e 2009, a população a viver em Portugal cresceu 3,7% quase em exclusivo por conta de imigrantes. Aliás, 72 concelhos só ganham pessoas graças a eles.
O INE sublinha que o envelhecimento da população e a consequente redução de pessoas no mercado de trabalho afectará  inevitavelmente o sistema de protecção social em Portugal.

Fica o relatório, disponível para download e leitura na íntegra, clicando no link a baixo para expansão do texto.


Resumo
Privilegiando a informação divulgada nos Anuários Estatísticos Regionais, esta publicação de periodicidade bienal apresenta uma caracterização sócioeconómica do território português. Encontra-se estruturada em três domínios – Qualificação territorial, Qualidade de vida e coesão, Crescimento e Competitividade – e, em cada edição, são tratadas diferentes temáticas associadas a estes domínios.
Na presente edição as temáticas apresentadas são: a valorização territorial de destinos turísticos, a sustentabilidade demográfica dos territórios e a produção industrial e a orientação exportadora nas regiões portuguesas.
Em cada temática é apresentado um texto de análise dos dados, recorrendo-se para tal a indicadores sintéticos e a imagens gráficas e cartográficas apelativas. 


Texto integral da publicação Retrato Territorial de Portugal - 2009:


PDF PDF - parte 1 (29001 Kb)
PDF PDF - parte 2 (27846 Kb)
PDF PDF - parte 3 (11413 Kb)


Cf. também:

0 comentários:

Postar um comentário