Leio em O Globo:
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que o governo federal vai construir a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, a despeito de todas as críticas e forte oposição ao projeto. O ministro disse que espera receber, ainda neste primeiro semestre, a licença de construção do Ibama, para iniciar logo as obras.
- Os senhores não imaginam o sofrimento pelo qual temos passado, nós do setor elétrico. Em um momento são as ONGs que falam mal de nós. Se não bastasse, o Ibama, - que já atrapalhou mais - e o Instituto Chico Mendes, ora é opinião pública internacional. Não quero falar dos demais obstáculos, mas a despeito disso, prosseguiremos - garantiu.
Caso o licenciamento atrase, segundo o ministro, será feito todo um esforço para evitar atraso no cronograma de obras de Belo Monte.
Segundo ele, não têm fundamento as afirmações de que o projeto afetará as comunidades indígenas. O ministro disse que são cerca de dez reservas indígenas. As mais próximas, segundo o ministro, estão a 31 quilômetros de distância, e nenhum índio será removido do local. São dois mil índios que ocupam 2,5 milhões de hectares.
O Ministro de Minas e Energia disse que o governo federal já está analisando a questão da renovação dos contratos de concessão de grande número de usinas hidrelétricas antigas que tem seu vencimento concentrado em 2015. Ele disse que apesar de a maioria desses contratos estarem vencendo no futuro governo, o assunto já vem sendo discutido. Cerca de 20% da geração estarão vencendo a partir de 2015.
0 comentários:
Postar um comentário