Quase 1,9 milhões de eleitores já tinham votado às 12:00 de hoje nas eleições legislativas antecipadas, o que representa 20,01% de um total de 9,6 milhões inscritos.
Uma nota do Ministério da Administração Interna indica que às 12h de hoje "a afluência média às urnas na eleição da Assembleia de República se estima em 20,01%, a que correspondem cerca de 1.887.183 votantes".
Por comparação com as últimas eleições legislativas, realizadas a 27 de setembro de 2009, à mesma hora a afluência média foi ligeiramente superior: 21,29%, a que corresponderam um pouco mais do que 1,9 milhões de votantes.
As mesas de voto estão abertas até às 19h em Portugal Continental e Madeira, enquanto nos Açores fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Lisboa devido à diferença horária.
Nestas eleições para a Assembleia da República, 17 forças políticas apresentaram listas, mas apenas nove partidos e uma coligação concorrem a todos os círculos eleitorais. Além das cinco forças políticas com representação parlamentar - PS, PSD, CDS-PP, BE e CDU (coligação PCP e PEV) -, concorrem ao sufrágio PCTP-MRPP, Movimento Esperança Portugal (MEP), Movimento Partido da Terra (MPT), Partido Popular Monárquico (PPM), Partido Nacional Renovador (PNR), Partido pelos Animais e pela Natureza (PAN), Partido Trabalhista Português (PTP), Portugal Pró-Vida (PPV), Partido Democrático do Atlântico (PDA), Partido Nova Democracia (PND), Partido Humanista (PH) e o Partido Operário da Unidade Socialista (POUS).
A 15 de junho serão contados os votos dos círculos da Europa e Fora da Europa, que elegem quatro deputados.
Para obter uma maioria absoluta, um partido ou uma coligação precisam de somar 116 deputados.
O Ministério da Administração Interna voltará a divulgar dados da participação às 17h, relativos a dados recolhidos até às 16h.
publicado em O Expresso
0 comentários:
Postar um comentário