Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Entretanto, em Portugal: são, finalmente, divulgados os nomes dos ministros do novo Governo

Posted: 17 de jun. de 2011 | Publicada por por AMC | Etiquetas: , ,


No Palácio de Belém, Passos Coelho apresentou, enfim, a composição do Governo ao presidente da República. Estão desfeitas as dúvidas. Terminou a especulação. Depois do secretismo que rodeou os contactos e de várias recusas, nomeadamente em pastas decisivas para a situação que Portugal atravessa, como as Finanças e Economia, são estas as caras dos novos ministros. 
O Executivo toma posse até terça-feira. Depois disso, o Governo tem dez dias para levar o seu programa à discussão no Parlamento. Só nesse momento entrará plenamente em funções.

Novo Governo

Primeiro Ministro - Pedro Passos Coelho
Ministro Negócios Estrangeiros - Paulo Portas
Ministro das Finanças - Vítor Gaspar
Ministro da Defesa - Aguiar Branco
Ministro da Administração Interna - Miguel Macedo
Ministro da Justiça - Paula Teixeira da Cruz
Ministro dos Assuntos Parlamentares - Miguel Relvas
Ministro da Economia - Álvaro Santos Pereira
Ministro da Agricultura, Ambiente e Território - Assunção Cristas
Ministro da Saúde -  Paulo Macedo
Ministro da Educação - Nuno Crato
Ministro da Segurança Social - Pedro Mota Soares


[ACTUALIZADA]

20:17
A Saúde, a Segurança Social, a Justiça e a Administração Interna vão ficar nas mãos de ministros diferentes no novo Governo, ao contrário do que defendeu o presidente do PSD e primeiro-ministro indigitado.
Durante a campanha para as eleições legislativas de 5 de junho, Pedro Passos Coelho disse que queria juntar algumas pastas sob a mesma tutela, como a Saúde e a Segurança Social.
Segundo o presidente do PSD, também a Justiça e a Administração Interna deveriam ser tutelados pelo mesmo ministro, mas sem fusão de ministérios.

19:58
O nome do futuro secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, já foi hoje apresentado formalmente ao Presidente da República, mas não tomará posse ainda na terça-feira, disse à Lusa fonte próxima do primeiro-ministro indigitado.
Os três secretários de Estado hoje anunciados juntamente com a lista de ministros do XIX Governo Constitucional funcionam todos na dependência do primeiro-ministro: além de Francisco José Viegas, já são conhecidos os nomes de Luís Marques Guedes, secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, e Carlos Moedas, secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro.
No entanto, ao contrário de Marques Guedes e Carlos Moedas - que tomarão posse na terça-feira, juntamente com os 11 ministros e o primeiro-ministro indigitado, Pedro Passos Coelho - Francisco José Viegas, uma vez que não tem assento no Conselho de Ministros, apenas tomará posse mais tarde, juntamente com os restantes secretários de Estado, cujo nome será divulgado depois da posse dos ministros.

19:15
O primeiro-ministro indigitado confirmou hoje que entregou oficialmente ao Presidente da República a composição do novo Governo, formado em "tempo recorde", depois de à hora do almoço ter dado conta telefonicamente dessa mesma lista ao chefe de Estado.
"Vim formalmente apresentar ao senhor Presidente da República a composição do Governo que deverá tomar posse", afirmou o primeiro-ministro indigitado, Pedro Passos Coelho, em declarações aos jornalistas no final de um encontro com o chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, que se prolongou por uma hora.
Adiantando que à hora do almoço já tinha informado telefonicamente Cavaco Silva do elenco governativo, Passos Coelho referiu que na audiência entregou "formalmente por escrito a composição da orgânico do Governo com os respetivos ministros".

19:20
O XIX Governo Constitucional é o executivo com menos ministros desde o 25 de Abril, com 11 ministros, dos quais três pertencem ao CDS-PP, quatro são do PSD e quatro apresentados como independentes.
Até agora, o executivo mais curto desde 1974 tinha sido o X Governo Constitucional, chefiado por Cavaco Silva, que tomou posse em 1985, com 13 ministros.
Apesar da sua dimensão mais reduzida, o CDS-PP tem no XIX Governo o mesmo número de ministros que teve nos dois anteriores de coligação com o PSD, entre 2002 e 2005 -- três, enquanto o PSD tem quatro, além do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

19:44
Nos primeiros dias de julho, o novo Governo estará já a 'funcionar' normalmente, com o programa do executivo de maioria PSD/CDS-PP a poder ser apreciado pela Assembleia da República ainda em junho.
Depois da divulgação da composição do Governo, que tal como o primeiro-ministro indigitado, Pedro Passos Coelho, prometeu foi dada a conhecer em primeira mão ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, o próximo passo para a conclusão do processo será a tomada de posse do executivo.
Poucos minutos depois de Passos Coelho ter saído do Palácio de Belém, a Presidência da República emitiu uma nota a anunciar a marcação da tomada de posse para terça-feira, no Palácio da Ajuda, às 12:00.

19:28
O elenco governativo de 11 elementos apresentado hoje por Passos Coelho ao Presidente da República inclui oito estreantes em funções executivas e duas mulheres, enquanto três futuros ministros já desempenharam funções em anteriores Executivos.
Além do primeiro-ministro indigitado, que também nunca integrou qualquer governo, e excluindo os secretários de Estado já divulgados, só o líder do CDS-PP, Paulo Portas, que será ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, José Pedro Aguiar-Branco (Defesa) e Miguel Macedo (Administração Interna) já ocuparam posições de responsabilidade governativa.
Portas fora ministro da Defesa durante os governos liderados por Durão Barroso e Santana Lopes, tal como Aguiar-Branco, que teve a pasta da Justiça, após a saída de cena do atual presidente da Comissão Europeia, enquanto Macedo já desempenhou os cargos de secretário de Estado da Juventude e secretário de Estado da Justiça.

18:58
O primeiro-ministro indigitado, Pedro Passos Coelho, revelou hoje que a tomada de posse do novo Governo de maioria PSD/CDS-PP irá realizar-se na terça-feira.
"O senhor Presidente da República informou-me que a posse terá lugar já na próxima terça-feira", afirmou Passos Coelho, em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o chefe de Estado.


16:19
O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebe hoje às 17:45 no Palácio de Belém o primeiro-ministro indigitado, Pedro Passos Coelho, é indicado no 'site' da Presidência da República.

via Agência Lusa 

# Cf. também: Informação sobre o sistema político e o processo de formação do Governo.

0 comentários:

Postar um comentário