Leio na Agência Lusa:
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou hoje a criação da funcionalidade "Onde voto", disponível no seu sítio da internet, que permite aos eleitores obterem o local e a secção onde votam.
A nova ferramenta, que já está disponível no site www.cne.pt, vai permitir que todos os eleitores possam obter o local exato (rua ou edifício) onde se devem dirigir para votar.Para tal, basta abrir a funcionalidade e inserir o concelho ou a freguesia onde está recenseado. De acordo com a CNE o "Onde Voto" abrange mais de dez mil das doze mil secções de voto disponíveis em todo o país.
Evite qualquer problema de sobrecarga do sistema informático no dia das eleições e peça já a informação do local onde deve votar. Que quem tem cartão do cidadão e não sabe, ou não se lembra, do seu número de eleitor tem uma forma de o saber rapidamente, através do Portal do Eleitor.
Para saber onde pode votar, o Ministério da Administração Interna também disponibiliza um serviço de rápido acesso, através de sms. Basta enviar um sms, que é grátis, para o número 3838 escrevendo o seguinte texto: RE (espaço) nº de bilhete de identidade ou do cartão do cidadão (espaço) data de nascimento (com o formato AAAAMMDD). A resposta virá em seguida, também por sms, com o número de eleitor e a freguesia em que está inscrito.
O serviço foi criado em 2009 pela Direcção Geral da Administração Interna, sobe a tutela do Ministério da Administração Interna, e pretende ajudar os eleitores a saber qual a freguesia onde estão recenseados para poderem votar.
Consulte, no jornal O Expresso, as respostas a todas as dúvidas sobre como votar.
0 comentários:
Postar um comentário