Leio em O Público:
O director de produção da EDP, António Ferreira, confirmou quinta-feira no Brasil que a eléctrica portuguesa está em negociações para vender parte do seu capital à companhia estatal brasileira Eletrobras, de quem já é parceira no país.
Segundo informações da Agência Brasil, o mesmo responsável defendeu a compra por parte da empresa brasileira, salientando fazer “todo o sentido”, uma vez que a EDP já actua em parceria com a Eletrobras no Brasil desde 1996. Através de uma subsidiária no Brasil, a EDP possui participação em duas centrais hidroeléctricas no estado do Tocantins, em Lajeado e Peixe Angical.
António Ferreira recordou, no entanto, que a decisão final cabe ao Governo português, que é o principal accionista da empresa, com 25 por cento das acções.
O mesmo responsável acrescentou que será convocada uma assembleia geral nos próximos dias com o objectivo de eliminar a cláusula do estatuto da companhia que impede que outros accionistas, que não seja o Estado português, possuam mais do que cinco por cento de participação no grupo.
Quanto às mudanças que a possível compra trará na estrutura accionista da EDP Brasil, António Ferreira explicou que a transacção não afectará automaticamente a participação que o grupo possui na subsidiária.
“Se o Grupo EDP detém 64 por cento do capital da EDP Brasil, há sempre uma relação, mas são empresas cotadas em bolsa separadamente”, concluiu.
Cf. também:
- Entrada da Eletrobras na EDP “faz sentido”, diz António Mexia
- Brasileira Electrobras quer entrar no capital da EDP
- EDP encaixa 329 milhões de euros com venda no Brasil
- CMVM diz que "não há processo negocial" em curso para venda de acções da EDP
- Entrada da Eletrobras na EDP só depende de luz verde do governo português
0 comentários:
Postar um comentário