Leio no Diário Económico:
Numa mensagem no Twitter, Herman Van Rompuy revelou que a reunião de hoje com o presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, e o comissário dos Assuntos Económicos Europeus, Olli Rehn, foi convocada na semana passada.
No encontro entre os responsáveis foi discutido um novo pacote de ajuda à Grécia e os "recentes desenvolvimentos na zona euro", lê-se na mensagem colocada na rede social.
"Discutimos assuntos relacionados com uma decisão do Conselho Europeu sobre um novo programa de resgate à Grécia e também trocámos pontos de vista sobre os recentes desenvolvimentos na zona euro", revelou Rompuy, numa possível referência à Itália.
O súbito contágio da crise da dívida soberana à Itália, a terceira maior economia do euro, depois de uma lenta mas continuada derrapagem da Espanha nos mercados, terá feito soar os alarmes em Bruxelas.
Foi neste cenário que o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, convocou para hoje de manhã uma cimeira de emergência com o presidente da Comissão, Durão Barroso e os três ‘senhores' do euro.
0 comentários:
Postar um comentário