Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Chico Buarque ao vivo, depois de cinco anos sem subir ao palco

Posted: 13 de out. de 2011 | Publicada por por AMC | Etiquetas: ,

Durante gravação do disco "Chico" (2011)
Longe dos palcos desde 2006, Chico Buarque anunciou nesta quinta-feira (13) sua primeira turnê desde então. A excursão, que começa em novembro, terá como ponto de partida o álbum "Chico", lançado em julho deste ano. O anúncio coloca um ponto final na dúvida que o cantor havia deixado sobre uma nova turnê, quando disse que pretendia se desligar da música por um tempo.
Com duração de aproximadamente 90 minutos, o repertório será construído ao redor das dez canções que compõem o disco novo. No total, serão 28 músicas ao vivo de todas as fases de sua carreira, do início dos anos 60 até hoje.
Capitaneado pelo maestro, arranjador e violonista Luiz Claudio Ramos, a banda que seguirá Chico na turnê é a mesma dos últimos dois shows: João Rebouças (piano), Bia Paes Leme (teclados e vocais), Wilson das Neves (bateria), Chico Batera (percussão), Jorge Helder (contrabaixo) e Marcelo Bernardes (flauta e sopros).
O cenário será composto, em momentos diferentes do show, por três grandes reproduções sobre tecido: um desenho de Oscar Niemeyer ("A Mulher Nua") e duas pinturas de Cândido Portinari ("O Bloco Carnavalesco" e "O Circo"), além de uma escultura móvel de uma Fita de Möbius, objeto topológico utilizado em estudos matemáticos. Os figurinos são inspirados nas cores de "O Circo" e a iluminação foi projetada para interagir com a cenografia e os músicos.
Embora tenha lançado mais de 40 discos em 45 anos, Chico Buarque é presença rara nos palcos brasileiros. Este será o sexto espetáculo apresentado por ele nos últimos 36 anos. Os anteriores foram "Chico e Bethânia" (1975), "Francisco" (1988), "Paratodos" (1994), "As Cidades" (1999) e "Carioca" (2006).
Em entrevista à revista Rolling Stone Brasil de Outubro, Chico falou sobre a expectativa a respeito de suas músicas ser sempre alta. "Eu não posso me deixar levar por isso. E não adianta você querer matar um leão por dia, porque as pessoas sempre vão dizer que o leão antigo era melhor e mais forte do que o de hoje [risos]. Mas não é isso que vai me estimular". "Existe uma pressão interna, sim, uma necessidade e um prazer grande em fazer uma música. Essa possibilidade de alternância é saudável, porque ninguém está esperando um disco novo meu daqui a um ano: nem eu, nem ninguém", arrebatou, acrescentando que, provavelmente, seu próximo lançamento será um livro.
Até o momento, cinco cidades estão confirmadas no roteiro:
- Belo Horizonte: de 5 a 8 de novembro, no Palácio das Artes;
- Porto Alegre: de 28 e 29 de novembro, no Teatro Sesi;
- Curitiba: de 15 a 18 de dezembro, no Teatro Guaíra;
- Rio de Janeiro: de 5 a 29 de janeiro de 2012, no Vivo Rio;
- São Paulo: de 1 a 25 de março de 2012, no HSBC Brasil.
Alinhamento que está no repertório da turnê de Chico:
"O velho Francisco"
"De volta ao samba"
"Desalento"
"Injuriado"
"Querido Diário"
"Rubato"
"Choro Bandido"
"Essa Pequena"
"Tipo um Baião"
"Se Eu Soubesse"
"Sem Você 2"
"Bastidores"
"Todo o Sentimento"
"O Meu Amor"
"Teresinha"
"Ana de Amsterdam"
"Anos Dourados"
"Sob Medida"
"Nina"
"Valsa Brasileira"
"Geni e o zepelim"
"Sou Eu"
"Tereza da Praia"
"A Violeira"
"Baioque"
"Cálice"
"Sinhá"
# Para ouvir Chico (2011) faixa a faixa: AQUI


"Levei um tempo para que a música me aceitasse de volta", diz Chico Buarque sobre disco novo

O cantor e compositor Chico Buarque deu detalhes, em um vídeo divulgado para a imprensa nesta quinta-feira (14), sobre seu retorno ao universo da música e falou sobre todo o processo de composição e gravação de "Chico", seu primeiro álbum de estúdio em cinco anos.
O ponto de partida para o novo trabalho nasceu da colaboração com Ivan Lins em uma faixa, que mais tarde resultaria na canção "Sou Eu". "Ainda levei um tempo para que a música me aceitasse de volta", contou. "Aí foi dando aquela vontade de compor de novo e comecei a tocar um pouco de piano e buscar no violão mais alguma coisa. Levou, talvez, um ano pra eu escrever a primeira música dessa nova leva", contou.
Chico brincou sobre o fato do disco quase ter sido lançado com apenas nove músicas. "Li uma crítica sobre o álbum do Radiohead e vi que tem oito músicas! Então está até sobrando", disse, referindo-se a "The King of Limbs". 
No vídeo, o compositor afirmou que demorou meses para concluir cada canção."Estava fazendo, compondo, recompondo, desfazendo e descompondo até chegar à forma musical definitiva", disse. "A letra veio em seguida, quase junto". Dessa vez, o repertório foi ensaiada à exaustão na casa do maestro Luiz Claudio Ramos antes de ser registrado de vez. "Ali havia uma cobrança menor. Estávamos ocupando a sala da casa do Luiz e tínhamos o nosso horário, a gente podia ficar mais à vontade para trabalhar. Isso foi muito importante", lembrou.
O músico considera que "Chico" seja um "disco de autor", assim como todos os demais de sua carreira. "As pessoas compram meu álbum e vão ao meu show sem esperar uma grande performance ou um grande cantor. Sou um compositor que canta".
O álbum também foi responsável pela realização de um antigo sonho de Chico Buarque, o de tocar violão na gravação de suas próprias músicas. "Se eu tivesse a mesma habilidade com as mãos que eu tenho com os pés eu seria o Paco de Lucía. O violão é sujeito a trastejos e erros", falou. "Tenho impressão de que eu canto melhor quando me acompanhando. Me sinto um pouco canastrão em cantar depois que tudo foi gravado, parece que estou dublando".
Apesar de não se considerar um bom músico, Chico está satisfeito com o resultado do álbum, especialmente em relação às letras das canções. "A parte literária eu conheço mais. Eu entendo e posso discutir com qualquer um. Com a música é mais difícil, mas com a letra eu não perco pra ninguém. Pra mim, no momento, é o melhor [disco da carreira]. Mas sempre é o melhor", brinca.
Todo o processo de composição, ensaios e gravações de "Chico" esgotaram o cantor e compositor, que não sabe se vai apresentar as novas canções em uma turnê. "Pretendo me desligar de música por um tempinho, porque foi muito intenso. Não sei o que vai acontecer com o disco ou se vou fazer show". [14/07/2011]
 
Antes de lançar álbum, Chico Buarque deixa em dúvida se fará shows com as novas músicas
 
 Chico Buarque anunciou o lançamento de "Chico", seu novo álbum com dez canções inéditas e pelo qual seus admiradores tiveram que esperar por cinco anos. "Chico" será lançado em 20 de julho e chegará às lojas dois dias depois, explicou o próprio músico em um vídeo divulgado no site que promove a venda do disco.
No vídeo de 44 minutos disponibilizado nesta sexta-feira no portal criado para promover o álbum - uma alternativa para não ter que conceder entrevista coletiva -, Chico admitiu que após os anos que dedicou a seu último livro, "Leite Derramado" (2009), precisou de um tempo "para que a música" o aceitasse outra vez. "Aí foi dando aquela vontade de compor de novo e comecei a tocar um pouco de piano e buscar no violão mais alguma coisa. Levou, talvez, um ano pra eu escrever a primeira música dessa nova leva", relatou.
O compositor afirmou que decidiu lançar um disco com nove músicas após ter descoberto que "The King of Limbs" (2011), do Radiohead, tinha apenas oito faixas, mas terminou incluindo a décima, "Querido diário", depois de colocar no papel uma ideia que tinha na cabeça há muito tempo.
"Tinha em mente que este ia ser o disco mais econômico em termos de orquestração. O fato de a gente ter ensaiado bastante, com dois violões, piano e baixo, fez as músicas ganharem corpo. Fui vendo que já estava quase tudo ali, não tinha o que acrescentar", explicou o compositor.
Os cerca de 30 minutos de canções do disco começam por "Querido Diário", na qual um personagem solitário reflete sobre o caos urbano e a religiosidade antes de descobrir o amor.
Em seguida, sucedem-se nove sambas, blues, toadas e baiões, alguns compostos em parceria com letristas famosos como Ivan Lins e João Bosco e alguns cantados ao lado de nomes como Thais Gulin, namorada do cantor, e Wilson das Neves.
Antes mesmo do lançamento do disco, Chico deixou em dúvida se fará shows com as novas músicas. "Pretendo me desligar de música por um tempinho, porque foi muito intenso. Não sei o que vai acontecer com o disco ou se vou fazer show", afirmou.
A promoção do novo disco de Chico Buarque, a cargo da gravadora Biscoito Fino, teve início em 20 de junho, quando começaram a ser divulgados diariamente vídeos das gravações, depoimentos e alguns trechos das músicas no site no qual o álbum pode ser adquirido antecipadamente.
A estratégia permitiu até agora a venda 6.500 cópias do disco, um número expressivo na atual conjuntura da indústria fonográfica, na qual impera a distribuição digital, tanto legal como ilegal. [15/07/2011]

publicado no Portal UOL 

0 comentários:

Postar um comentário