Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Presidente da Funai dá o cano em deputados

Posted: 9 de nov. de 2011 | Publicada por por AMC | Etiquetas: , ,

Leio na Revista Época:

Paulo César Quartiero (DEM-RR)
Foi um programa de índio. Há um mês, os deputados da comissão de Agricultura da Câmara convocaram o presidente da Funai, o antropólogo Marcio Meira, para discutir as demarcações de terras indígenas que ainda estão pedentes. O encontro deveria ter ocorrido hoje às dez horas da manhã. Meira, no entanto, deu o cano nos deputados e nos outros convidados que o esperavam para debater o assunto. Ele deveria expor alguns estudos e casos de demarcação já executados pela Funai. Ao invés disso, enviou um ofício à comissão que só chegou 40 minutos depois de iniciada a sessão. No documento avisava o óbvio: não ia mesmo aparecer. O vice-presidente da comissão, Paulo César Quartiero (DEM-RR), ficou aborrecido — para dizer o mínimo –, bateu tambor e pintou as tintas da guerra:
– O Márcio é um moleque covarde e canalha. Ele não tem mais condições de discutir qualquer coisa com o Congresso.
O deputado Quartiero nunca teve muita simpatia pelo presidente da Funai. Proprietário de terras em Roraima, ele teve parte de suas plantações de arroz desapropriadas para a demarcação da reserva Raposa Serra do Sol, em 2008. A mágoa, no entanto, não é só dele. Meira, que deveria ser o principal interlocutor do governo para tratar de demarcações com o Congresso, não é bem vindo por lá. Remanescente do governo Lula, ele é tratado como um zumbi pelo Planalto: não tem o respaldo de seus superiores e está desgastado.

Actualizando:
Os deputados da comissão de Agricultura da Câmara estão revoltados com o que definiram como molecagem do presidente da Funai, Márcio Meira. Agora, os deputados resolveram convidar o chefe de Meira, o ministro da Justiça José Eduardo Cardoso (PT-SP), para discutir o assunto na próxima semana. A comissão já tinha intenções de convocar o ministro há um mês. Àquela época, foi barrada pela base governista, que impediu o convite à Cardozo, e chamou o presidente da Funai. Se comparecer, o ministro petista tentará apaziguar os ânimos exaltados dos deputados e oferecerá o cachimbo da paz. link

Cf. também:

0 comentários:

Postar um comentário