O valor repassado tem por objetivo também de estimular a a geração de renda o que segundo a secretária da SDS, Nádia Ferreira, irá beneficiar cerca de 3.274 famílias até 2013 no interior do Amazonas.
O projeto prevê a capacitação de mil produtores, 47 cursos serão feitos em 2012, com início em março com recursos para preparar a terra e as mudas de árvores frutíferas. "Nós estamos com muita expectativa, pois existem municípios com grande indices de desmatamento, como as cidades de Apuí, Lábrea, Boca do Acre e Novo Aripuanã principalmente", disse.
O Governador Omar Aziz, declarou que esta é a primeira vez que o Governo está fazendo um projeto, que beneficiando não somente a floresta amazônica, com reflorestamento feito pelos agricultores, mas também uma forma de renda aos produtores rurais. "Pela primeira vez temos um projeto de reflorestamento e estamos projetando algo que vai produzir riqueza, aos nossos amazonenses. Agora você imagina, essas pessoas que não tem como ficar ricos, mas isso ajudará a ter uma vida digna e melhor", destacou.
O anúncio aconteceu na manhã desta sexta, 9, na sede do Governo, na zona oeste de Manaus, em encontro com prefeitos do interior do Amazonas, secretários, parlamentares e autoridades. Presente nas cerimônia os prefeitos dos municípios de Anori, Caapiranga, Iranduba e Manacapuru que receberão o repasse de R$ 2.307.500,00 vindo do convêncio de compensações ambientais do Gasoduto Coari-Manaus.
O repasse irá também para as ações do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Secretaria do Estado para os Povos Indígenas (Seind), à Asssociação Indígenado Inhaã-bé, à Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol) e à SDS, que irá aplicar parte desse recurso em ação de monitoramento desses recursos.
Segundo Omar, o trabalho de reflorestamento foca à população ribeirinha, como forma de preservação das florestas. " Desde 2003 este esforço é feito e hoje fazemos um programa que centenas de famílias serão beneficiadas e isso nos deixa muito feliz. Chegar numa comunidade e dizer que a pessoa não tem uma alternativa é complicado, sofre o gestor e sofre quem está lá", declarou.
Segundo Omar Aziz, será implantado no interior fornos de incinerão para fazer a queima do lixo orgânico e doméstico dos munícipios do Amazonas. "Fiquei feliz em ver o equipamento e ver quantas toneladas pode incinerar, isso é uma solução que pode ajudar o povo do inteirior que tem um condicionamento de lixo muito ruim, por exemplo os aeroportos que tem a chamada dos Urubus devido as lixeiras do interior. Nós vamos ter um equipamento a mais para fazer a limpeza e a queima de residuo sólido para o interior.
A fiscalização também será feita pelo próprio Governador, segundo ele, até julho pretende viajar até as cidades do interior do Estado, para ver pessoalmente o investimento do dinheiro nas obras em prol do povo ribeirinho. "Pretendo visitar esses lugares até julho. Antes da campanha eleitoral, até porque pretendo não subir nenhum palanque pra fazer campanha aos prefeitos. Quero visitar os investimentos e conversar com à população", declarou.
0 comentários:
Postar um comentário