Leio em O Expresso:
A taxa de desemprego em Portugal atingiu um novo máximo em dezembro e é já a terceira mais elevada entre os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), atingindo os 13,6%.Portugal ultrapassa assim a Eslováquia e sobe ao terceiro lugar dos países mais castigados pelo desemprego entre os 24 países da OCDE para os quais existem dados disponíveis (de um total de 34 países de todo o mundo).
De acordo com os dados hoje divulgados, a taxa de desemprego harmonizada de Portugal subiu de 13,2 para 13,6% entre novembro e dezembro.
Espanha à frente
Pior que Portugal, segundo os cálculos da OCDE, está Espanha que lidera a lista dos países com o desemprego mais elevado, com uma taxa bem superior à dos restantes, de 22,9% da população ativa (mas estável face a novembro).
Segue-se a Irlanda, com uma taxa de desemprego de 14,5% (face aos 14,4% observados nos últimos três meses).
Na Eslováquia, que durante vários meses ocupou o terceiro lugar da lista de países com mais desempregados, o desemprego recuou para os 13,4% (de 13,5% em novembro).
Média da OCDE nos 8,2%
Em termos homólogos, Portugal sofreu assim em dezembro a segunda maior subida do desemprego entre os 24 países analisados pela OCDE (1,2 pontos percentuais), depois de Espanha (onde o desemprego aumentou 2,5 pontos percentuais).
De acordo com os dados hoje disponibilizados, a taxa de desemprego em dezembro manteve-se estável na média dos países da OCDE (nos 8,2%) e no conjunto dos países da zona euro (10,4%).
Em relação às sete maiores economias da organização (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido), a taxa de desemprego passou dos 7,6% de novembro para os 7,5% de dezembro.
0 comentários:
Postar um comentário