Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Recém-licenciados devem 1,4 milhões à banca

Posted: 13 de fev. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas: ,

São muitos os jovens que recorreram a empréstimos para ir para a Universidade. A ideia era começarem a pagar quando terminassem a licenciatura, com o canudo na mão e o sonho de arranjar logo um lugar no mercado de trabalho. Ora a realidade de Portugal não é bem essa. Antes pelo contrário: 200 recém-licenciados devem já 1,4 milhões de euros aos bancos. A falta de emprego impede-os de pagar.
Os dados são da Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua (SPGM) e vêm citados na edição desta segunda-feira do «Diário de Notícias». A SPGM gere o sistema que permite aos estudantes pedirem empréstimos aos bancos tendo o Estado como fiador e beneficiando de uma taxa de juro mais em conta.
A linha foi lançada no ano lectivo 2007/2008, com quase 16 mil alunos. No total, receberam financiamentos em torno dos 180 milhões de euros. Nem todos começaram ainda a pagar, uma vez que este sistema permite que os estudantes iniciem o pagamento do empréstimo 12 meses após acabarem os estudos.
Entre os que já têm o canudo na mão e pediram dinheiro emprestado no primeiro ano do sistema, a taxa de incumprimento subiu de 2,2% em Novembro para 2,4% em Dezembro. Entre os que pediram crédito no ano lectivo 2008/2009, passou o 1% no final do ano.
«Só agora é que os primeiros acabaram os cursos e estão a começar a amortizar as dívidas. O incumprimento não é dramático, mas está a crescer muito», disse ao mesmo jornal o presidente da SPGM, Fernando Figueiredo.
Basta olhar para as estatísticas para perceber que a conjuntura não ajuda. Um em cada três jovens com menos de 25 anos não tem trabalho. No total, existem já mais de 40 mil licenciados inscritos nos centros de emprego.

* com informações do DN e da Agência Financeira

0 comentários:

Postar um comentário