Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Reportando a enchente do Rio Acre

Posted: 17 de fev. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas:


 Rio Acre ultrapassa os 16 metros e desabriga mais de 500 famílias 

O rio Acre estava ontem de manhã com 16,22 metros, 2,22 metros acima da cota de transbordamento (14 metros). Nesse mesmo período, o rio Iaco (Sena Madureira) apresentava 16,12 metros, também acima da cota de transbordamento (12,20). Em Assis Brasil, região de nascente (cabeceira), o rio Acre estava com nível acima da sua cota de transbordamento (12 metros). No local, a régua de medição havia sido encoberta pela água, o que impediu as equipes de atualizarem a metragem.
A situação mobiliza os governos dos municípios e do Estado, que concentram suas atenções no atendimento às famílias desabrigadas pela enchente. Em Rio Branco, as pessoas que tiveram suas residências invadidas pela cheia do manancial estão sendo levadas para a casa de parentes e para os abrigos que a prefeitura construiu no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, no Segundo Distrito
Equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros percorrem as áreas afetadas pelo transbordamento e grupos de voluntários de outras secretarias - como a Ação Social - fazem o acolhimento dos que chegam para ocupar os alojamentos do Parque. No local, a prefeitura mantém desde a alimentação ao serviço de atendimento de saúde, enquanto o governo do Estado oferece a segurança e o suporte necessário para o atendimento às vítimas.
De acordo com os especialistas da Divisão de Meteorologia e Climatologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), ainda haverá a ocorrência de muita chuva nas próximas 72 horas. No período, a temperatura estará variando entre as máximas de 31 e 29 graus e mínima de 21.


Cheia do rio Acre atrai curiosos no Centro de Rio Branco

Com câmeras nas mãos ou apenas olhares curiosos. É assim que os rio-braquenses contemplam a cheia do rio Acre aos pés das pontes que ligam o Primeiro e o Segundo Distrito da capital. A qualquer hora do dia é possível ver as pessoas sentadas nos bancos do Novo Mercado Velho ou nos degraus na beira do manancial admirando o alto nível das águas, que, na manhã de ontem, estavam com mais de 16 metros de profundidade.
Moradora do bairro Tropical, a dona de casa Ana Lúcia Alencar se surpreendeu ao ver o nível do rio. Ela saíra de casa para fazer compras no Centro da cidade e, ao passar nas proximidades do manancial, aproveitou para ver como estavam as águas. “Não me lembro de ter visto o rio tão cheio dessa forma, ainda mais nesta época do ano”, disse.
Do outro lado do rio, no calçadão da Gameleira, a situação é a mesma. Dezenas de pessoas aproveitam o tempo livre ou a passagem pelo local para apreciar o Rio Acre.
Maurício Ferreira da Silva, que mora no Bosque e trabalha no Centro, não perde a oportunidade de contemplar o manancial sempre quando passa nas suas margens. Para ele, a beleza do rio quando cheio contrasta com o sofrimento das famílias desabrigadas.
“O rio fica muito mais bonito quando sobe, mas a gente não pode deixar de pensar nas pessoas que vivem próximas às margens e são atingidas pela cheia, tendo que abandonar suas casas para viverem de favor ou nos abrigos do poder público”, disse o comerciante.
Aos finais de semana, principalmente no domingo, o Novo Mercado Velho e o calçadão da Gameleira atraem número ainda maior de curiosos. Alguns deles levam seus jet skis ou pequenas embarcações para se divertirem e admirarem o rio mais de perto.
Mas uma atividade bastante comum e que pode pôr em risco a vida de quem pratica são os saltos que as crianças e adolescentes costumam praticar das pontes. A Polícia Militar (PM) proíbe esse tipo de diversão. O perigo está nos balseiros - pedaços grandes de madeira que caem das árvores e se encalham nas colunas que sustentam as pontes.



Prefeitura decreta situação de emergência em Rio Branco  

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, decretou Situação de Emergência em razão do nível das águas do Rio Acre. Na medição realizada às 12 horas o rio estava com 16,30 metros. A cota de transbordamento é de 14 metros. Já estão desabrigadas 553 famílias, totalizando 2.220 pessoas morando provisoriamente no Parque de Exposições.
Ao assinar o decreto, a prefeitura da capital levou em consideração o quantitativo pluviométrico acumulado desde o início de janeiro. Foram registradas chuvas abundantes em toda a bacia do Alto Acre, Riozinho do Rôla (afluente do Rio Acre) e na região de fronteira com o Peru (nascente do Rio Acre). No período de primeiro de janeiro até o dia 15 de fevereiro o nível do Rio Acre permaneceu acima da cota de alerta por 23 dias.
O prefeito lembrou ainda que, considerando a quebra da situação de normalidade e da rotina das famílias atingidas pela enchente, bem como os impactos negativos causados no sistema de transporte, na saúde pública e na segurança global, faz-se necessário declarar a situação de emergência.
“Vamos continuar o monitoramento e trabalhando para garantir apoio às famílias. Em caso de necessidade será decretada situação de calamidade pública”, disse o prefeito.
A situação anormal foi declarada nas áreas atingidas pela enchente, sendo os bairros Seis de Agosto, Ayrton Senna, Adalberto Aragão, Aeroporto Velho, Terminal da Cadeia Velha, Baixada da Habitasa, Base, Conjunto Jardim Tropical, Boa União, Glória, Cadeia Velha, Cidade Nova, Palheiral, Triângulo Novo, Taquari e Quinze. Na área rural as seguintes localidades também apresentam anormalidade: Bagaço, Extrema, Colibri, Limoeiro, Quixadá, Panorama, Vista Alegre, Catuaba, Extrema II, Liberdade, Belo Jardim, Benfica, Capatará, Moreno Maia, Riozinho do Rôla, entre outros.
Representante da Defesa Civil Municipal, Gilvan Vasconcelos, destacou durante a coletiva que dezenas de equipes estão se dedicando “de corpo e alma” para diminuir o sofrimento das pessoas. Ele reconhece que a situação é difícil, mas enfatizou que eles não podem ser onipresentes. “No Taquari, por exemplo, o bairro está praticamente debaixo d’água e a retirada das famílias precisa ser feita exclusivamente por barcos, o que aumenta o tempo de espera das pessoas. Estamos buscando todos os meios possíveis para atender as famílias”, disse.
Morador do Taquari há dois anos, o comerciante Cleinton Oliveira Souza é um dos que ainda não deixou sua casa. “Fico ligando para o Corpo de Bombeiros querendo saber se ainda está subindo, mas minha família já foi passar uns dias na casa do meu pai”, disse. A recomendação da Defesa Civil é de que quando a água estiver chegando no assoalho é preciso sair para garantir a segurança.
A partir do momento em que a prefeitura decreta situação de emergência, de acordo com o que é estabelecido pela Constituição Federal, fica autorizado aos agentes de Defesa Civil, em caso de risco iminente, a entrada nas casas, a qualquer hora, mesmo sem o consentimento do morador, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação dos imóveis. E ainda usar a propriedade, inclusive particular, em circunstâncias que possam provocar danos ou prejuízos ou comprometer a segurança de pessoas, instalações, serviços e outros bens públicos e particulares.
“O decreto permite a alteração do processo jurídico de compra de insumos e materiais, oferecendo maior celeridade às ações, e ainda permite o apoio formal dos governos estadual e federal. E também autoriza a convocação de voluntários”, enumerou o representante da Defesa Civil Estadual, George Santos.

Série histórica aponta situação crítica e preocupante

A maior enchente já registrada em Rio Branco aconteceu em 1997, quando o rio atingiu 17,66 metros, permanecendo por 52 dias acima da cota de alerta. Ano passado, em abril, o maior nível registrado pelo Rio Acre foi de 16,16 metros.
O relatório apresentado pela Defesa Civil mostra que as variáveis hidrometeorológicas apontam para um quadro semelhante ao da alagação de 2006. “Estamos tendo chuvas intensas na área da bacia do rio Acre. E o padrão evolutivo aponta para a subida do nível da água nos próximos dias”, informou Santos.
Os índices de precipitação em janeiro foram 56% acima da média, e apenas nos 16 primeiros das de fevereiro a quantidade de chuva foi 76% superior que o esperado para o período.
“Este é um momento difícil para as pessoas que precisam sair de suas casas. Governo e prefeitura estão de mãos dadas para minimizar o sofrimento das pessoas e trabalhar na retirada e apoio aos desabrigados”, enfatizou o governador em exercício César Messias.

Defesa Civil pede apoio de voluntários

Os interessados em fazer parte da equipe que trabalha diretamente com os desabrigados podem procurar o Corpo de Bombeiros e se cadastrar. É crescente a necessidade de pessoas, já que cresce também o número de famílias que precisam deixar suas casas. 36 equipes das secretarias municipal e estadual já estão atuando na retirada das famílias e no apoio logístico dentro do Parque de Exposições.
“Não descansaremos e vamos atender todas as famílias, mas pedimos a compreensão das famílias e também o apoio de voluntários. A Defesa Civil não é composta apenas por agentes de governo, e sim por toda a sociedade”, enfatizou o coronel Gilvan Vasconcelos.


Exército disponibiliza ajuda ao governo e prefeitura

Os comandantes do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS) e do 7º Batalhão de Engenharia de Construção (BEC) colocaram a estrutura do Exército à disposição do governo do Estado e da prefeitura de Rio Branco para auxiliar no atendimento às vítimas da alagação. A parceria foi firmada na manhã desta quinta-feira, 16, no Gabinete Civil, com o governador em exercício, César Messias, e com o prefeito Raimundo Angelim.
“Temos caminhões, carros, 15 barracas que podem abrigar até duas famílias cada uma e tudo está à disposição. Há também a possibilidade de solicitar recursos de Porto Velho [Rondônia]”, disse o tenente-coronel Danilo Mota, comandante do 4º BIS. O comandante do 7º BEC disse que está com quase todos os equipamentos em obras, mas disponibilizou pessoal para auxiliar no atendimento às vítimas.


Jorge Viana fala da enchente no Acre e pede ajuda do governo federal 

O senador Jorge Viana leu ontem, da tribuna, o decreto 3.286, assinado pelo prefeito Raimundo Angelim, que declara como “situação de emergência” os bairros Seis de Agosto, Ayrton Senna, Adalberto Aragão, Aeroporto Velho, Terminal da Cadeia Velha, Baixada da Habitasa, Base, Conjunto Jardim Tropical, Boa União, Glória, Cadeia Velha, Cidade Nova, Palheiral, Triângulo Novo, Taquari e Quinze, na área urbana. Na área rural são também consideradas em situação de emergência as povoações de Bagaço, Extrema, Colibri, Limoeiro, Quixadá, Panorama, Vista Alegre, Catuaba, Extrema II, Liberdade, Belo Jardim, Benfica, Capatará, Moreno Maia, Riozinho do Rola, Vai se Ver, São Raimundo e Espalha.
Pouco mais de duas mil pessoas estão alojadas no Parque de Exposições de Rio Branco e um número maior foi abrigado por parentes e amigos. “A solidariedade do povo acreano tem sido fundamental para atenuar o impacto das cheias sobre os moradores das áreas atingidas”, afirmou.
Viana também fez um apelo para que o governo federal, representado pelo Ministério da Integração e pela Comissão Nacional de Defesa Civil, se envolva nas operações de socorro executadas com cuidado e responsabilidade pelo prefeito Raimundo Angelim, e pelo governador Tião Viana, com a ajuda da população de Rio Branco. Conforme afirmou, é importantíssimo o reforço do governo federal na  remoção de famílias que estão em área de risco.
Depois de citar outros casos de emergência em todo o país nos últimos meses, com milhões de pessoas atingidas, o senador insistiu na necessidade de o governo e o Congresso agirem com rapidez e definirem uma política de defesa civil de caráter preventivo. Conforme lembrou, já existem algumas iniciativas em tramitação no Legislativo com esse propósito. A Comissão Temporária de Defesa Civil do Senado, por ele presidida, apresentou, no ano passado, um relatório sobre a gravidade da situação nacional no enfrentamento de desastres naturais e uma lista de recomendações para atenuar a situação. Esse relatório enfatiza a necessidade de ações preventivas, com atenção especial a áreas de risco, e a instalação de centros de observação regionais para prevenção de desastres.
Viana lamentou que a defesa civil não seja vista como prioridade na destinação dos recursos federais. “O Acre recebeu R$ 100 mil para defesa civil durante todo o ano de 2011 e a destinação para todo o país em 2012 é de R$ 30 milhões. Isso é nada”, completou. Além disso, acrescentou, o corte orçamentário determinado pelo Ministério do Planejamento nesta quarta-feira, 15, incluiu todas as emendas parlamentares que destinavam recursos para a prevenção de desastres e proteção de áreas de risco na defesa civil.
- São milhares de vítimas de desastres naturais em diferentes regiões do país. No Acre todo o esforço está sendo feito pelos governos municipal e estadual para amenizar o efeito da cheia. O prefeito Angelim e o governador Tião têm agido de forma incansável na remoção e abrigo aos atingidos. A ajuda do governo federal será muito importante para ampliar as operações de ajuda à população afetada, disse Viana.
O senador encerrou sua fala dizendo que o importante, neste momento, “é a união de todos num movimento de solidariedade aos que estão sofrendo”.

Nível dos rios e suas cotas de alerta e de transbordamento
  • Rio Acre (Rio Branco) 16,22 metros/alerta 13,50 metros/transbordamento 14.
  • Rio Acre (Brasileia) 8,69 metros/alerta: 9,80/transbordamento 11,40.
  • Rio Acre (Assis Brasil) Acima da cota de transbordamento de12 metros (régua submersa impediu ontem a atualização da metragem).
  • Rio Acre (Xapuri) 10,96 metros/alerta 12,50/transbordamento 13,40.
  • Rio Iaco (Sena Madureira) 16,12 metros/alerta 14 metros/transbordamento 15.
  • Rio Juruá (Cruzeiro do Sul) 12 metros/alerta 11,80 metros/transbordamento 13.
  • Riozinho do Rola 17,43 metros (transbordamento).

publicado no Página20

0 comentários:

Postar um comentário