Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Manaus fica no escuro por 60 minutos pela 'Hora do Planeta' à luz de 2 mil velas

Posted: 31 de mar. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas:

Vista aérea do Centro de Manaus
Teatro Amazonas, em Manaus
Apagão no Parque Lagoa do Japiim. foto de Marcos Dantas
O parque Lagoa do Japiim, na Zona Sul de Manaus, apagou as luzes por 60 minutos na noite deste sábado, aderindo assim, à 'Hora do Planeta', campanha da World Wildlife Fund (WFF), que busca a conscientização da população sobre o desperdício de energia e o consumo de recursos naturais do planeta. Ao todo, 58 lâmpadas de 500 watts cada foram apagadas. O acto também aconteceu no Teatro Amazonas. Manaus aderiu ao movimento em 2009, e desde então a Lagoa do Japiim tem sido o principal local da manifestação na capital amazonense. A população do bairro do Japiim, que completou hoje 42 anos, contribuiu para o movimento coletando garrafas pet na lagoa do parque para segurar as velas que marcaram o evento.

O presidente da organização de voluntariado 'Torcida do Amazonas', diz que a 'Hora do Planeta' deve ser um marco inicial na atitude da população para a preservação do meio ambiente. "A iniciativa não para aqui, a ideia é fazer com que movimentos como esse se espalhem por todo o Amazonas. É importante a conscientização da população, pra que essa atitude dure mais que 60 minutos. É preciso olhar não só o lado ambiental, mas também o lado social", frisou.
O "Pedala Manaus", movimento coletivo que defende o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte, também prepara ato na Hora do Planeta, em Manaus. No sábado, a equipe se reunirá às 18h30 no Parque dos Bilhares, na Djalma Batista, e em seguida vão pedalar até o Largo São Sebastião, onde ficarão uma hora no escuro, dialogando sobre o uso da bicicleta como meio de transporte. "A iniciativa é da WWF mas o Pedala Manaus vai apoiar com a 'pedalada'. O evento é feito para que a população reflita sobre o nosso padrão de consumo, queremos levar a ideia do uso da bicicleta como meio de transporte a ser pensado. Qualquer cidade do planeta é favorável ao uso da bicicleta. Assim, a cidade será mais sustentável e saudável", destacou.
Quem também vai aderir à causa é o Manauara Shopping, que reduzirá o consumo de energia elétrica apagando as luzes de parte da iluminação interna, dos letreiros externos, dos jardins e do buritizal do shopping das 20h30 às 21h30.

Mais informações: Cobertura especial do Portal Terra

Cf. também:

0 comentários:

Postar um comentário