Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Sugestão web: Pelos muros e paredes de Lisboa

Posted: 13 de mai. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas: , ,


Centenas de fotografias de pinturas murais feitas em Lisboa, desde o 25 de Abril de 1974 até aos dias de hoje, vão estar disponíveis online a partir de dia 17, no site da Galeria de Arte Urbana (GAU). O inventário será organizado a partir de um mapa de Lisboa. Clicando nos diversos pontos identificados na cidade, o utilizador acede a uma 'timeline' com o registo das pinturas que ao longo dos anos existiram naquele local, podendo assim acompanhar a própria evolução das paredes.

De acordo com a equipa responsável pelo projecto, a análise do mapa tornará possível perceber, por exemplo, o hiato que existe entre os anos de 1982/83, altura em que cessam os murais com mensagens alusivas ao 25 de Abril [Cf. AQUI], e a segunda metade dos anos 90, quando o graffiti começa a ocupar as paredes da cidade, principalmente na zona embrionária das Amoreiras.
Além do blog do projecto e de uma área de imprensa, o site vai disponibilizar um calendário com as principais actividades da GAU, informações sobre concursos, eventos e biografias de vários artistas.
A ideia é construir «um site agregador de informação sobre esta área», explica Jorge Ramos Carvalho, director do Departamento de Património Cultural da CML que coordena a GAU, até porque «uma das formas de preservar este tipo de arte, que é efémera, é através da imagem e da fotografia, e do registo dos vários momentos de criação».
O espólio inicial conta já com «milhares» de materiais recolhidos pela GAU com a colaboração de inúmeros artistas, fotógrafos e apreciadores de arte urbana. Pretende-se, no entanto, que este inventário funcione como um 'work in progress' pelo que o projecto pede a todos os que tenham fotografias de pinturas em muros da cidade, que as façam chegar ao Departamento de Património Cultural da autarquia, acompanhadas da data em que foram captadas e da sua localização.

# Site oficial | Blog | Facebook

0 comentários:

Postar um comentário