Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Festival de Cinema do Rio 2012: "O som ao redor", um fortíssimo candidato a não perder de vista

Posted: 4 de out. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas: , ,


Depois de levar para casa quatro Kikitos no Festival de Gramado deste ano, entre eles o de melhor direção, o pernambucano Kleber Mendonça Filho aterra no Festival do Rio com "O som ao redor", de olho no Troféu Redentor. Parte da mostra competitiva da Premiére Brasil, o longa passa neste sábado, às 21h30m, no Odeon, contando a história de moradores de uma rua de classe média, que recebem a oferta de segurança particular de uma milícia. 
O filme, já exibido em 14 festivais internacionais, foi premiado em Gramado por Melhor Direção, Melhor Filme (júris popular e crítica) e Melhor Desenho de Som, e traz Irandhir Santos no elenco

[ENTREVISTA A KLEBER MENDONÇA FILHO]
Como surgiu a ideia de "O som ao redor"?
Surgiu aos poucos, ao longo de anos, acumulando idéias, e algumas dessas idéias haviam sido desenvolvidas em filmes de curta metragem que fiz, como "Enjaulado" (1997), "Vinil verde" (2004), "Eletrodoméstica" (2005) e "Recife frio" (2009). E surgiram outras coisas, temas e pontos de vista que fazem parte da maneira como eu vejo as coisas. "O Som ao Redor" não veio de um "estalo", mas de um longo processo que não tinha cronograma, pelo menos inicialmente.

O filme fala sobre a vida num condomínio de classe média. Você se inspirou em algo da vida real? Como é sua visão sobre o tema?
A vida real é sempre a melhor fonte de conflitos, imagens, amores e problemas que existe. Basta dramatizar aspectos da vida e tentar filmar de maneira boa e honesta, e você já tem meio caminho andado para um filme.

O cinema pernambucano está ganhando cada vez mais destaque. Você se inspira em algum cineasta local?
Meus filmes são pessoais, assim como os dos meus amigos pernambucanos que fazem filmes. Fazer parte de um movimento produtivo e saudável em que todos filmam com enorme desenvoltura é uma fonte de inspiração maior do que querer fazer cinema por causa de alguém especificamente. É uma fase sensacional essa pela qual passamos atualmente no Recife.

Como é a sua relação com o Festival do Rio?
Vou ao Festival do Rio desde o último ano da Mostra Rio, em 1998. Ia como crítico e cinéfilo, sempre adorei estar no Rio nessa época. Depois, o festival começou a programar meus filmes, "A Menina do Algodão", "Eletrodoméstica", "Noite de Sexta Manhã de Sábado" e "Crítico". Fico muito feliz de exibir "O Som ao Redor" na competição.

Qual a importância de ter seu filme em uma mostra do Festival do Rio?
É uma tela sensacional em vários sentidos. O Som ao Redor precisa ser visto, e se for um belo filme, essas sessões no Festival do Rio serão importantes, ou já estão sendo. A competição, sabemos, gera muito interesse do público e mídia, e me sinto honrado de o Festival ter convidado o filme para competir numa seleção de filmes novos que me parece, aqui de longe, muito importante.

Uma dúvida: O filme já tem previsão de estreia no circuito após o Festival?
O filme estreia no Brasil 4 de Janeiro.

Sinopse
A vida numa rua de classe média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns e tensão para outros numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho. 

Sobre o realizador
Kleber Mendonça Filho dirigiu, antes deste seu primeiro longa, "Recife Frio", "Eletrodoméstica", "Noite de Sexta Manhã de Sábado", "A Menina do Algodão" (co-dirigido por Daniel Bandeira) e "Vinil Verde".

Sessões:
SAB (6/10) 21:30 Odeon Petrobras
DOM (7/10) 15:30 Pavilhão do Festival
SEG (8/10) 14:30 Roxy 3
SEG (8/10) 19:00 Roxy 3
TER (9/10) 16:30 Cinemark Botafogo 3
TER (9/10) 21:30 Cinemark Botafogo 3

publicado em o Globo

0 comentários:

Postar um comentário