por Carlos Fino *
Mais do que preconceito ou estranheza, chega mesmo, por vezes, a haver autêntico desdém pelas coisas portuguesas. Portugal também é responsável por isso. Não é só o Brasil que nos esquece, somos nós que não nos fazemos lembrar.
A realização do Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal, a decorrer entre 7 de Setembro deste ano e 10 de Junho de 2013, torna oportuna uma reflexão sobre as relações entre os dois países, ainda marcadas, apesar dos enormes progressos dos últimos anos, pelo sentimento de alguma estranheza e distanciamento, que a retórica oficial da fraternidade com base no sangue, na língua e na história comuns, disfarça mal e pouco ou nada contribui para ultrapassar.
Entre a crítica e o esquecimento
Quando, pela primeira vez, entrei para abastecer num posto de gasolina em Brasília, a jovem empregada, notando que havia algo de diferente na minha pronúncia, perguntou, intrigada: "Você fala muito bem português... De onde é que você é?". Falando pausadamente, abrindo e destacando as sílabas para ter a certeza de ser bem compreendido, respondi-lhe com outra questão: "Sendo eu da Europa e falando esta língua, de onde você acha que eu sou?"... Ela revirou os olhos, franziu a testa, reflectiu, e arriscou: "Da França?" Percebendo que errara, ainda tentou uma alternativa: "Argentina?" E mais não ousou. Portugal nem sequer lhe passou pela cabeça, tendo que ser eu a dar-lhe a solução, que para ela não era óbvia.
Dias antes, ao desembarcar do avião ao cabo de dez horas de voo, experimentara aquela sensação, misto de orgulho e conforto (que os ingleses devem sentir um pouco por todo o mundo) de quem vê a sua língua falada noutro continente. Caramba! – Ali estava a minha pátria projectada do outro lado do Atlântico!
Agora, e como que em contraponto, apercebia-me com espanto de uma outra realidade: por norma, Portugal não está no radar do Brasil e o comum dos brasileiros, o chamado Povão, nem sequer relaciona a língua que fala com o país que somos.
Essa foi a primeira de uma série de lições que iria receber sobre as relações luso-brasileiras. Outra foi constatar que os Portugueses não são apenas a grande vítima das anedotas (ainda que bastante menos do que no passado), mas também verdadeiro bombo da festa sempre que se trata de apontar responsáveis pelos males do Brasil. Da burocracia à corrupção e ao nepotismo, da destruição da mata atlântica ao dizimar dos índios, passando pela escravidão e o atraso económico e social, não há grande problema passado ou presente do Brasil que não tenha a sua raiz na colonização portuguesa.
Cultivada nos meios académicos por uma sociologia de inspiração marxista e nacionalista que há muito desconstruiu e destronou a lusofilia de Gilberto Freyre, a ideologia que atribui os males do Brasil aos Portugueses está largamente disseminada entre as elites, cristalizou nos media e passou, por essa via, a integrar o senso comum da população.
Dos inúmeros exemplos que poderia citar, recordo três, ocorridos ao logo do período que vivi no Brasil, que traduzem bem este tipo de atitude.
Logo que comecei a trabalhar como conselheiro de imprensa na embaixada de Portugal, em 2004, deparei com uma entrevista de Dom Paulo Evaristo Arnes ao jornal O Globo, em que, a propósito do lançamento da sua autobiografia, o arcebispo emérito de São Paulo, referindo-se aos erros que o país não deveria voltar a cometer, concluía: "Esses erros foram cometidos a partir dos Portugueses que descobriram o Brasil e mandaram para cá a escória da sociedade, os menos preparados, os menos desejados em Portugal. (...) "Portanto, acho que Portugal tem tanta culpa como o Brasil." (sic!).
No Verão de 2010, em visita à Europa poucos meses antes de ter sido eleita, a actual Presidente Dilma Rousseff, quando os jornalistas brasileiros que a acompanhavam lhe disseram que haviam passado por ali uns portugueses que os confundiram com argentinos, comentou: "Só mesmo portugueses para confundir brasileiros com argentinos...".
Finalmente, pouco antes de regressar a Portugal, já no começo deste ano, ouvi na rádio CBN, da rede Globo, um dos seus principais colunistas, Arnaldo Jabor, afirmar, a propósito da crise na Europa, que "Os Portugueses são preguiçosos"... Apenas mais um dos seus costumados apartes pouco lisonjeiros para com o nosso país.
Em suma: sempre que a ocasião se apresenta, intelectuais, académicos, jornalistas, responsáveis religiosos e políticos brasileiros de diferentes quadrantes raramente perdem a oportunidade de lançar mais uma acha para a fogueira de um certo "anti-lusitanismo" difuso, prontos a evocar a herança negativa da colonização portuguesa e só muito raramente lembrando o seu legado positivo – um país imenso e rico, unificado sob a mesma língua, que soube evitar a fragmentação da América hispânica.
Mas a crítica jocosa ou ressentida - em que nos atribui grande importância, ainda que negativa – é apenas um dos pólos entre os quais o Brasil oscila em relação a Portugal. O outro é o permanente esquecimento, consciente ou inconsciente, da sua raiz portuguesa. Em Brasília, vi um dia uma exposição sobre o barroco brasileiro, patrocinada pelo Ministério das Relações Exteriores, em que não havia uma única referência a Portugal! Como se não tivesse ido daqui o barroco do Brasil e o seu principal expoente se não chamasse António Maria Lisboa!
Em situações semelhantes, para que não se diga que se está a omitir a verdade, o subterfúgio muitas vezes utilizado pelas entidades brasileiras responsáveis dos diferentes eventos é substituir a palavra "Portugal" pela palavra "Europa". Onde deveria estar "influência portuguesa" passa a figurar "influência europeia"... Operação que aos olhos dos brasileiros tem uma dupla vantagem – oculta a raiz portuguesa e dá mais brilho à sua herança.
Para se avaliar até que ponto vai esse rasurar da memória portuguesa, basta lembrar, como assinalou Eduardo Lourenço em Imagem e Miragem da Lusofonia, que "o Brasil não celebra, nem nunca celebrou, a data da sua descoberta, como os Americanos festejam Colombo, que nem os "descobriu". O Brasil – nota - "parece assim cometer um parricídio, mesmo inconsciente, vivendo-se, como realmente se vive, nos seus textos, nos seus sonhos, nas suas ambições planetárias, como uma nação sem pai."
"Tupi or not tupi, that is the question"
Tentando explicar esta atitude, a psicanalista brasileira Maria Rita Khel afirmou que, no fundo, o Brasil gostaria de ter tido um pai rico – França, Holanda, Inglaterra, por exemplo – países europeus centrais e desenvolvidos, ao contrário do que aconteceu com Portugal, pai falido, que entrou em decadência menos de um século depois de Pedro Álvares Cabral ter chegado a terras de Vera Cruz...
Ditado pela natural necessidade de construir a sua própria identidade nacional, tanto mais precisa quanto a identificação com Portugal sempre foi muito forte, tendo-se mesmo prolongado muito para além da independência formal, em 1822, esse distanciamento em relação ao nosso país começou a afirmar-se no século XVII e atingiu o seu ponto culminante em 1922, na Semana de Arte Moderna de São Paulo, que marca a aberta e declarada construção de uma nova auto-imagem do Brasil.
Inspirado na história real do bispo Sardinha, de Salvador, devorado pelos índios caetés no século XVI, Oswald de Andrade, um dos epígonos do modernismo, lança, em 1928, o Manifesto Antropofágico, em que a indianidade é erigida em matriz da nacionalidade – os nativos vão devorar os que vieram de fora, os colonizados devorar os colonizadores, assim se tornando melhores e mais fortes: Brasileiros! Para que não restem dúvidas, Oswald enfatiza: "Só a antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. (...) Tupi or not Tupi, that is the question". E ainda: "Nunca fomos catequizados. Fizemos foi Carnaval".
A partir daí, no processo de elaboração da identidade brasileira, passam a ser valorizadas todas as outras raízes que não a portuguesa: a índia, a negra, a europeia de diferentes proveniências (italiana, espanhola, alemã, polaca...), a árabe (sírio-libanesa) e até a japonesa. Quanto ao Português, pior do que ter isso comido e reassimilado, passou a ser sistematicamente desvalorizado, chegando por vezes a ser colocado, como fazem os Estados Unidos com os imigrantes hispânicos, europeus e asiáticos, no mesmo plano de qualquer outro "grupo étnico"! Isto num país em que a maioria da população tem sangue português, fala, ainda que de outro modo, a língua portuguesa, cujo território foi desbravado, alargado e defendido por portugueses e cujo património histórico e cultural de maior valor é, ainda hoje, na sua esmagadora maioria, de origem portuguesa. Como também assinalou Eduardo Lourenço, chegámos assim à situação paradoxal de Portugal, no Brasil, estar ao mesmo tempo em todo o lado e em lado nenhum.
Mais do que do que preconceito ou estranheza, chega mesmo, por vezes, a haver autêntico desdém pelas coisas portuguesas, como reconheceu um dos articulistas do jornal Folha de São Paulo, quando, em 1999, assinalou a publicação de Mitologia da Saudade, primeiro livro de Eduardo Lourenço publicado no Brasil. Antes de assinalar a inteligência e a subtileza sóbria "desse grande ensaísta", o crítico brasileiro sentiu necessidade, para se legitimar perante os seus pares e o público intelectual para quem escrevia, de dizer o seguinte: "Um livro sobre a saudade, escrito por um intelectual português, tem tudo para provocar reacções alérgicas no público brasileiro. Não há coisa a que sejamos mais refractários do que à cultura portuguesa. Para nós, é quase uma contradição nos próprios termos. Fernando Pessoa e José Saramago só passaram por nossa alfândega porque recalcámos a lusitanidade deles" (Marcelo Coelho, in Folha de São Paulo, caderno Mais, 5 de Setembro de1999).
Media lusa ausente, Portugal invisível
Este quadro, que só surpreenderá quem nunca tenha saído das águas plácidas do tautológico discurso oficial de uma nota só – que glosa até à saciedade a ideia de que Portugal e Brasil são "países irmãos unidos por uma amizade histórica" – não se fica entretanto a dever apenas aos brasileiros. Portugal também é responsável por isso. Não é só o Brasil que nos esquece, somos nós que não nos fazemos lembrar.
Antes de mais, porque conhecemos mal e nunca verdadeiramente valorizámos a nossa própria história no Brasil, talvez pelo facto de a epopeia portuguesa na América não estar nos Lusíadas. Camões morreu em 1580, assinalou que Portugal chegou à quarta parte nova "onde os campos ara" e que, "se mais mundo houvera, lá chegara". Mas, praticamente toda a saga portuguesa do outro lado do Atlântico - da fundação das grandes cidades ao desbravamento e povoamento do território, da corrida ao ouro (que precede de dois séculos a sua similar do farwest), à defesa do país contra os invasores estrangeiros e, mais tarde, o abnegado trabalho de sucessivas gerações de emigrantes- tudo isso estava ainda por acontecer quando o poeta faleceu. Toda essa história está estudada nos seus diferentes e mais marcantes episódios, mas nunca foi compilada num só volume pela pena de um artista da dimensão de Camões que a fixasse para sempre na memória do país. Não estando nos Lusíadas, não está no imaginário nacional.
Depois, porque tem faltado, em particular na última década, uma estratégia devidamente articulada para nos tornarmos visíveis no Brasil, o que se traduz num comportamento casuístico e muitas vezes errático, em particular no plano mediático e cultural.
Desde finais da década de 90 para cá, o capital português começou a afluir ao Brasil, e Portugal chegou mesmo a ser, durante alguns anos, o terceiro maior investidor internacional no país, onde começaram a actuar algumas das maiores empresas nacionais, a maior parte delas com assinalável êxito. Hoje, para cima de 600 companhias com capital de origem portuguesa estão presentes no mercado brasileiro e o stock de capital português no Brasil ultrapassa os 15 mil milhões de dólares, assegurando para cima de 100 mil postos de trabalho directos.
Mas os media portugueses não acompanharam este movimento. Cabe, com efeito, perguntar: onde estão os media portugueses no Brasil? Onde estão os acordos de jornais com jornais, rádios com rádios, televisões com televisões, agências de notícias de um e outro país? Onde está o esforço da agência portuguesa de notícias para se afirmar no mercado brasileiro?
E as questões poderiam continuar: Porque é que a RTP tem, há anos, estruturas e investimentos importantes em todos os países de língua portuguesa, excepto no Brasil, onde se limita a ter um correspondente no Rio de Janeiro? Porque é que há uma RTP-África e não há uma RTP-Brasil? Porque é que a agência Lusa, que chegou a ter uma forte delegação em Brasília e já teve até uma Lusa-Brasil, sediada em São Paulo, agora tem apenas correspondentes locais que se limitam a mandar informação do Brasil, mas não fazem qualquer esforço para penetrar no Brasil? Porque é que o sítio da agência portuguesa de notícias é um dos mais fechados de todas as agências similares que estão presentes no Brasil? Porque é que a BBC tem uma parceria com uma grande rádio brasileira, a CBN, da rede Globo, a Radio France Internacional um acordo com a empresa pública brasileira de comunicação EBC e outro com a rede de rádios Radioweb e Portugal não tem nada disso?
A Aicep e o Turismo de Portugal promovem visitas regulares de jornalistas brasileiros das áreas do turismo e dos vinhos ao nosso país. Mas não existe, até agora, nenhuma acção semelhante dirigida aos colunistas e líderes de opinião brasileiros, nem qualquer programa de intercâmbio regular entre redacções dos dois países.
O apagão mediático português no Brasil que assim se prolonga e amplia tem já consequências estratégicas: as notícias de Portugal no maior país de língua portuguesa do mundo são dadas, cada vez mais, pela agência espanhola EFE!
Estratégia precisa-se
Apesar do inestimável serviço da TAP, hoje com 70 voos semanais unindo Lisboa e Porto com 10 das maiores capitais brasileiras, a verdade é que Portugal e Brasil ainda se ignoram muito: o Brasil não conhece ou conhece mal o Portugal mais moderno e Portugal desconhece o Brasil emergente e conhece mal, ou tem bastante esquecida e subvalorizada, a sua própria história no Brasil.
Dada a nossa proverbial escassez de meios, agora agravada pela crise, e na ausência de qualquer organismo encarregado da projecção externa do Estado, que a democracia portuguesa nunca criou, equacionar uma estratégia de continuada projecção de Portugal no Brasil é certamente uma missão difícil. Mas alguma coisa se poderia, mesmo assim, fazer, tendo em conta as imensas possibilidades abertas pelas novas tecnologias e o facto de Portugal poder contar no Brasil com uma grande comunidade de origem lusa, a par de uma vasta estrutura de representação diplomática, consular e comercial. E isso é tanto mais urgente quanto é certo que aos poucos vai saindo de cena todo um conjunto de personalidades tradicionais amigas de Portugal com cuja boa vontade o nosso país pôde contar para promover iniciativas que melhor ou pior iam mantendo viva uma certa presença cultural portuguesa no Brasil.
Talvez se pudesse começar por promover um Encontro Media/Negócios que colocasse frente a frente os principais responsáveis e órgãos de comunicação dos dois países, com o objectivo de se estabelecerem acordos cruzados capazes de potenciar as enormes possibilidades de cooperação que estão por explorar. O Ano de Portugal no Brasil e o Ano do Brasil em Portugal, que agora se iniciam, fornecem um bom contexto para promover uma iniciativa conjunta do género.
Com efeito, mais do que celebrações pontuais, que cíclica e ritualmente nos aproximam , mas são no fundo ilhas no mar de um afastamento cultural que permanece profundo e tende a alargar-se, valeria a pena tentar lançar as bases de uma aproximação mútua estruturante, capaz de permanecer de forma continuada e desenvolver, na base de intenso diálogo, o enorme potencial das nossas relações bilaterais. Mas isso terá de ser feito partindo do reconhecimento da distância e do "estranhamento" que entretanto se instalaram e que não vale a pena disfarçar com o discurso onírico da retórica oficial. Como também já assinalou Eduardo Lourenço, a narrativa do "país irmão" visa, no fundo, esconder a relação de origem país colonial/país colonizado que os brasileiros não querem evocar, como se fossem filhos de si mesmos, recalcando sempre o acto fundador português. Insistir nesse discurso equivale a um diálogo de surdos institucional assente na invisibilidade mútua, uma desfocagem de visão: por excesso (de Portugal em relação ao Brasil) ou por escassez (do Brasil em relação a Portugal).
Se nada for feito, arriscamo-nos a que se possa dizer de Portugal e do Brasil o que certa vez Bernard Shaw afirmou sobre os EUA e a Inglaterra – serem dois países separados pela mesma língua. Daí para cá, América e Grã-Bretanha souberam construir uma special relationship. O crescente imbricar de interesses de empresas portuguesas com brasileiras – PT com Oi, Camargo Correa e Votorantim com Cimpor, Galp com Petrobras... - talvez forneça o terreno para que entre Portugal e Brasil venha também um dia a existir uma idêntica relação especial. Tanto mais que o Brasil, à medida que se desenvolve e perde o "complexo de viralata" de que falava Nelson Rodrigues, tenderá a ser mais generoso para com a sua própria história, e portanto, também para com Portugal.
Mas não podemos esperar que isso aconteça por geração espontânea. Temos que agir nesse sentido, encarando as coisas como elas são, assumindo um relacionamento descomplexado e realista e sobretudo garantindo uma muito maior projecção da nossa cultura no Brasil. Dada a desproporção existente entre os dois países, haverá sempre uma diferença de impacto assinalável. Para já não falar das telenovelas, é garantido que qualquer acção cultural do Brasil em Portugal, ainda que pouco relevante, terá sempre assegurada ampla repercussão, enquanto a inversa não é verdadeira. Qualquer acção nossa, mesmo de mérito internacional reconhecido, se não for acompanhada por intensa acção mediática, passará despercebida do grande público brasileiro, como aliás aconteceu o ano passado, por exemplo, com a exposição de Paula Rego na pinacoteca de São Paulo.
Em 2000, ao fazer o balanço das comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil, Eduardo Prado Coelho escreveu que se o nosso país quisesse assegurar uma presença relevante além Atlântico teria de "actuar em termos muito intensos de indústria cultural e ocupação mediática". De então para cá, alguma coisa se fez. Para além do culto a Pessoa e a reverência para com Saramago, que continuam muito presentes, um punhado de autores portugueses contemporâneos – Miguel Sousa Tavares, Inês Pedrosa, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, valter hugo mãe... - são hoje conhecidos no Brasil e a presença da Babel e da Leya introduz uma nota de prestígio no mercado editorial brasileiro. Os acordos de cooperação no cinema e no teatro, lançados pelo Tratado de Amizade e Cooperação de 2000, produzem também os seus frutos. No fado, Mariza é nome consagrado e, mais recentemente, Kátia Guerreiro, António Zambujo e Carminho, entre outros, também abrem caminho. Largas centenas de estudantes brasileiros fazem os seus cursos em universidades portuguesas e mantém-se intenso o diálogo académico a diferentes níveis.
Continua, entretanto, a faltar a tudo isso expressão mediática. Em 2004, a Globo retirou a RTP da sua rede de distribuição por cabo e a estação pública portuguesa perdeu, de um dia para o outro, 2/3 da sua audiência no Brasil. As emissões da SIC, que a substituíram, baseadas que são na programação interna portuguesa, não dialogam verdadeiramente com os diversos públicos do Brasil e a generalidade da imprensa brasileira continua a ignorar Portugal, excepto pelas más razões.
O alerta lançado há doze anos por Prado Coelho continua, portanto, actual. E a construção de uma relação especial entre os dois países permanece um desígnio por cumprir. O desafio é imenso e os meios são escassos, o que nos leva logo a pensar em Chico Buarque: "Tanto mar, tanto mar...". Mas, como lembrou Mia Couto, "O mar foi ontem o que o idioma pode ser hoje – basta vencer alguns adamastores".
* jornalista e conselheiro de imprensa na Embaixada de Portugal no Brasil entre 2004 e 2012
"Portugal-Brasil: separados por uma língua comum ou unidos por uma relação especial?"
Posted:
17 de out. de 2012 |
Publicada por
por AMC
|
Etiquetas:
coisas do brasil,
coisas que dão que pensar,
cultura,
ESPUMAS,
essa coisa de viver em sociedade,
o estado da nação,
palavras dos outros
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Editora

por Margarida Caetano
café forte . tabaco seco . noites longas . dias quentes . horizontes d'água . ar e luz . pés descalços . bolas de sabão e carne crua . rugas e fado . longe e dentro . perto e fundo . histórias com gente e gente com histórias .
café forte . tabaco seco . noites longas . dias quentes . horizontes d'água . ar e luz . pés descalços . bolas de sabão e carne crua . rugas e fado . longe e dentro . perto e fundo . histórias com gente e gente com histórias .
Old Blog
Arquivo
Labels
- cadernos da amazónia
- coisas do brasil
- coisas que dão que pensar
- cultura
- desculpe a poeira
- documentos e e-books
- essa coisa de viver em sociedade
- gente que vale a pena
- made in portugal
- mire-se naquelas mulheres
- navegações na rede
- o estado da nação
- palavras dos outros
- para te falar de lisboa
- pausa para café
- podcasts
- uma janela para o mundo
- viagens
- vídeos
Search

Coberturas especiais
Diz aí, Portugal:
- Congresso Democrático das Alternativas
- Auditoria Cidadã à Dívida Pública
- Observatório da Má Despesa Pública
- Que se Lixe a Troika! Queremos as Nossas Vidas
- Cultura é Resistência
- ATTAC Portugal
- Plataforma dos Intermitentes
- Portugal Uncut
- Plataforma 15 Outubro
- Precários Inflexiveis
- FERVE
- Movimento Sem Emprego
- Lei Contra a Precariedade
- Cerco ao Parlamento
- Movimento 12M
- Geração Enrascada
- Fórum das Gerações
- 1 Milhão na Av. da Liberdade
- Protesto da Geração à Rasca
- Activar: Cidadanias para o Século XXI
- CADPP
- Indignados Lisboa
- Movimento Sem Emprego
- (d)Eficientes Indignados
- Rede Europeia Anti-Pobreza PT
- Greve Geral 22 de Março
- Site Conhecer a Crise
Mais temas: AQUI

Actualidade
Pessoais
- Arrastão
- Causa Nossa
- Jugular
- Ladrões de Bicicletas
- Córtex Frontal
- Info Alternativa
- Alon Feuerwerker
- José Roberto de Toledo
- Lucia Hippolito
- Ricardo Noblat
- Altino Machado
- Ribamar Bessa Freire
- Carta Maior
- Carta Capital
- Revista Brasileiros
- Blog do Planalto
- Blog do Senado
- Agência Senado
- Agência Câmara Ambiente
- Agência Brasil Ambiente
- Embaixada de Portugal no Brasil
- Embaixador Português em França
- Marcos Palmeira
- Mércio Gomes
- Lindomar Padilha
- Paulo Suess
- Tupiniquim
- Funai
- Funasa
- Mongabay
- Núcleo Cultura Política AM
- Terra Magazine
- Página 20
- O Eco
- G1 Amazonas
- Globo Amazônia
- Globo Natureza
- Portal Amazônia
- Blog Eco Verde
- Envolverde
- The Guardian Environment
- HuffingtonPost Green
- Climate Debate Daily
- Sciense Daily Environment
- Science Blogs
- Beyond Brics
- Paulo Roberto de Almeida
- José Paulo Kupfer
- Paul Krugman BR
- Simon Schwartzman's Blog
- New Security Beat Blog
- Blog do Velho Mundo
- Project Syndicate
- The Distributist Review
- New Economics Blog
- The Correspondent Blog
Pessoais

Mundanidades
Informação
- Boing Boing
- Big Browser
- BlogRunner
- Press Display
- Press Gazette
- Guia de Mídia
- UOL Jornais
- Global Report
- Drudge Report
- Memeorandum
- World News Feed
- World Politics Review
- RFI em Português
- TED Blog
- Column Five Media
- The Big Picture
- In Focus
- Olhar sobre mundo
- NYT Lens Blog
- Light Box
- Photoblog MSNBC
- PressEuropa
- PNETeconomia
- Mashable
- Techcrunch
- Slate
- Business Insider
- Der Spiegel
- News Feed Time
- TrendLand
- Salon
- Rádio Câmara
- CBN Rádio
Literatura
Ambiente
- Al Gore Blog
- BBC Environment News
- Best Green Blogs
- Blog do Planeta Sustentável
- Blog of the Nature Conservancy
- Climate Change AlertNet
- CNN Earth's Frontiers
- David Boyle Real Blog
- Dot Earth
- EcoDesenvolvimento
- Ecopolítica do Sérgio Abranches
- Ecosfera
- EcoTretas - Verdades Inconvenientes
- Envolverde
- Fórum Social Mundial BR
- Green Blog NY Times
- Green Home
- Green Savers PT
- Grist
- Guardian Environment Blog
- Inhabitat
- Jornal do Meio Ambiente
- Mercado Ético
- Mother Nature Network
- Mother Nature News
- Myoo Expeditions
- NewScientist Blog
- No Impact Man
- Novos Rurais
- NY Times Environment
- Página 22
- Ready Made
- Reuters Environment Blog
- Rio + 20
- Rio + 20 Radar
- Rio + 20 Congresso Virtual
- SHFT - Culture of Environment
- Skeptical Science
- Sustainable Affairs
- Terra Gaia - Agência de Ambiente e Sustentabilidade
- The Daily Green
- The Eco Sistemas Blog
- The Ecologist
- The Environmentalist
- The New Economics Foundation
- Vida Simples
- World Economic Forum
- Yahoo! Green
- Yale Environment 360
- Yes! Magazine
- Zen Habits
Economia
- BR - Cláudio Shikida do Ibmec-MG
- BR - Crise e Oportunidades
- BR - Eco-Finanças
- BR - Guilherme Barros
- BR - Ladislau Dowbor
- BR - Bresser Pereira
- BR - Mercado Ético
- BR - Poder Econômico
- BR - Rio+20 MMA
- BR - Thaís Herédia
- Financial Times
- INT - Blog do FMI
- INT - CEPR Center for Economic and Policy Research
- INT - Economic Principals
- INT - Economy URLs
- INT - Eurozone Crisis Live
- INT - Freakonomics Blog
- INT - Hazel Henderson
- INT - New Economic Thinking
- INT - Nouriel Roubini
- INT - Paul Krugman
- INT - Paul Krugman na Folha
- INT - The National Bureau of Economic Research
- INT - Triple Crisis
- INT - Vox: Global Crisis Debate
- INT - Yanis Varoufakis
- Le Monde Diplomatique PT
- PT - Areias dos Dias
- PT - Conhecer a Crise
- PT - Desmitos
- PT - Dinheiro Vivo
- PT - Economia e Finanças
- PT - Empréstimo e Ajuda
- PT - Eugénio Rosa
- PT - Mãos Visíveis
- PT - Portuguese Economy PE Probe
- PT - The Portuguese Economy
- PT - Visto da Economia
- The Economist
Jornalismo
Luso-Brasilatinidades
Brasil
América Latina
- Kenneth Rapoza - BRIC Breaker
- Shannon O'Neil - Latin America Moment
- Foreign Policy - Latin America
- The Economist – Americas View
- The Latin Americanist
- Xfinity - Latin America
- Adital - Notícias da América Latina
- Pátria Latina
- Agence France Presse – Latin America
- DW-World - Brasil
- RFI Brasil
- na Aljazeera
- na BBC
- na CNN
- no Financial Times
- no The New York Times
- Bloomberg – Latin America
- BMI: Emerging Markets Monitor – See Latin America
- COHA - Council on Hemispheric Affairs
- COHA Forum Blog
- Brasil Econômico
- Política Externa
- Rio 2016
- COP15 Rio: Sustainable Development
- WEF: Latin America 2011 - Rio
- Blog do WEF
- Blog Nuestra America
Lusofonias
- Agência Brasileira de Cooperação
- Blog Inst. Intern. Língua Portuguesa
- Blog ePORTUGUÊSe
- Buala.org
- Casa da América Latina
- Casa do Brasil
- Consulado do Brasil em Lisboa
- CPLP
- Conexão Lusófona
- Embaixada do Brasil em PT
- Fundação Luso-Brasileira
- FESTin
- Feiras Literárias dos Países Lusófonos
- Instituto Camões
- Lusofonia.com
- Memórias de África e do Oriente
- MIL Mov. Lusófono
- Museu da Língua Portuguesa
- Observatório da Língua Portuguesa
- Portal da Lusofonia
- Próximo Futuro
- Rádio Onu
- Revista Pessoa - Literatura Lusófona

Portugal
- 100 Reféns
- 31 da Armada
- 5 Dias
- 5 Para a Meia-Noite
- A Causa Foi Modificada
- A Montanha Mágica
- A Natureza do Mal
- A Terceira Noite
- A Torto e a Direito
- Aba de Heisenberg
- Abrupto
- Activismo de Sofá
- Adeus Lenine
- Albergue Espanhol
- Almocreve das Petas
- Arte Capital
- Aspirina B
- Avatares de um Desejo
- Aventar
- Bandeira ao Vento
- Beinternacional
- Bibliotecário de Babel
- Bic Laranja
- Blasfémias
- Blog 19
- Blog de Direita
- Blog de Esquerda
- Blogo Social Português
- Blogue dos Cafés
- Boaventura Sousa Santos
- Bomba Inteligente
- Cadeirão Voltaire
- Caminhos da Memória
- Cibertúlia
- Cidadania LX
- Cinco Dias
- Clube das Repúblicas Mortas
- Complexidade e Contradição
- Controversa Maresia
- Corta-Fitas
- Câmara dos Comuns
- Da Literatura
- De Rerum Natura
- Delito de Opinião
- Der Terrorist
- Desesperada Esperança
- Dias Que Voam
- Edição Extra
- Educação do Meu Umbigo
- Elevador da Bica
- Entre as brumas da memória
- Ephemera
- Escrita Política
- Esquerda Republicana
- Esquerda.net
- Estudos Sobre o Comunismo
- FB Leaks
- Ferreira Fernandes
- Forte Apache
- Fumaças
- Fórum TSF
- Garcia Pereira
- Hoje há Conquilhas
- Horas Extraordinárias
- Indústrias Culturais
- Inimigo Público
- Instante Fatal
- Irene Pimentel
- Janela na Web
- Jazza-me Muito
- JornalismoPortoNet
- José Adelino Maltês
- João Pereira Coutinho
- Lei Seca
- Letra de Forma
- Lisboa SOS
- Lisbon Photos
- Luz de Lisboa
- Léxico Familiar
- Ma-schamba
- Machina Speculatrix
- Mainstreet
- Mais Valias
- Manual de Maus Costumes
- Manuel António Pina
- Mar Salgado
- Margens de Erro
- Mas Certamente que Sim!
- Massa Monetária
- Meditação na pastelaria
- Menina Limão
- Miguel Vale de Almeida
- Minoria Relativa
- O Cachimbo de Magritte
- O Carmo e a Trindade
- O Cheiro dos Livros
- O Diplomata
- O Insurgente
- O Jacarandá
- O Jansenista
- O Jumento
- O MacGuffin
- O País do Burro
- O que fica do que passa
- O Tempo das Cerejas
- Origem das Espécies
- Ouriquense
- Pegada
- Perspectiva política
- Peão
- Pobreza na Imprensa
- Pobreza na imprensa
- Portugal dos Pequeninos
- Portugal Uncut
- Próximo Futuro
- Rede Europeia Anti-Pobreza PT
- Resistir
- Ricardo Araújo Pereira
- Rua Direita
- Rui Tavares
- Sena Santos
- Senatus
- Sinusite Crónica
- Sociologias
- Sol de Esquerda
- Sorumbático
- Sound + Vision
- Standard's & People, Pá!
- Suction with Valcheck
- União de Facto
- Vento Sueste
- Vias de facto
- Vicente Jorge Silva
- Vida Breve
- Vidas Alternativas
- Zita Seabra
- Água Lisa
- É Tudo Gente Morta
Brasil
- 100 Meias Confissões
- A Pública
- Agência Notícias das Favelas
- Alcilene Cavalcante
- Alcinéa Cavalcante
- Alexandre Soares Silva
- Alma Carioca
- Altamiro Borges
- Aspásia Camargo
- Augusto Nunes
- Avenida Copacabana
- Bala Perdida
- Balaio do Kotscho
- Barão de Itacaré
- Biblioteca Diplô
- Blog da Dilma
- Blog da Liderança do PT no Senado
- Blog da Marli Gonçalves
- Blog da Mona Dorf
- Blog da Raquel Rolnik
- Blog da Renata Camargo
- Blog da Vera Magalhães
- Blog do Aluízio Amorim
- Blog do Ariel Palacios
- Blog do Assis Ângelo
- Blog do Bosco Rabello
- Blog do Favre
- Blog do Fernando Rodrigues
- Blog do Gabeira
- Blog do Idelber Avelar
- Blog do Josias de Souza
- Blog do Kennedy Alencar
- Blog do Marco Weissheimer
- Blog do Mello
- Blog do Moreno
- Blog do Murilo
- Blog do PV
- Blog do Ricardo Setti
- Blog do Rovai
- Blog do Sakamoto
- Blog do Sidney Rezende
- Blog do Sirkis
- Blog do Tarso
- Blog do Villas-Bôas Corrêa
- Blog do Zé Dirceu
- Blog Poder Online
- Blog São Paulo Antiga
- Bolsa Família
- Brainstorm9
- Brasília, Eu Vi
- Café com a Presidenta
- Caros Amigos
- Catatau
- Charges.com
- Chico Bruno do Amapá
- Claudio Humberto
- Cloaca News
- CMI Brasil
- Coluna da Mônica Bergamo
- Coluna do Ferreira Gullar
- Coluna do João Ubaldo Ribeiro
- Coluna do Leonardo Boff
- Coluna do Nelson Motta
- Coluna do Ricardo Boechat
- Coluna do Ruy Castro
- Coluna Dora Kramer e Boris Casoy
- Congresso em Foco
- Conversa Afiada
- Copacabana Toledo
- Corrêa Neto
- Daniel Piza
- Data Popular
- Democracia & Política
- Desabafo do Brasil
- Digestivo Cultural
- Duas Fridas
- Eduardo Carvalho
- Emir Sakamoto
- Farol para Abrolhos
- Fundação Perseu Abramo
- Gramsci e o Brasil
- Interney do Edney Souza
- Jornal do Lúcio Flávio Pinto
- José Paulo Kupfer
- José Roberto de Toledo
- José Simão
- João Ubaldo Ribeiro
- Justiça Brasil
- Kibe Loco
- Laurentino Gomes
- Leituras do Mário Marona
- Letras & Leituras
- Luis Nassif Online
- Luiz Claudio Cunha
- Luís Fernando Veríssimo
- Maquiavel
- Marco Weissheimer
- Maria Frô
- Marina Silva
- Marina W.
- Megafone
- Mingau de Aço
- Miriam Leitão
- Monkey News
- Mulheres no Poder
- O Biscoito Fino e a Massa
- O Escrevinhador
- O Incrível Exército Blogoleone
- Observador da Bolha Imobiliária BR
- Observatório da Imprensa
- Oleo do Diabo
- Opera Mundi
- Os Amigos do Presidente Lula
- Outras Palavras
- Outras Palavras 2
- Overmundo
- Paraná Blogs
- Paulo Coelho
- Paulo Moreira Leite
- Pedro Alexandre Sanches
- Pensar Enlouquece
- Porfírio Livre
- Portal Café Brasil
- Portal Vermelho
- Radar 55
- Radar Global
- Radar Político
- Rede Brasil Atual
- Reinaldo Azevedo
- Revista Forum BR
- Revista Meia Um
- Revista O Retrato do Brasil
- Revista Raiz
- Rio Antigo
- Rio em Disco
- Saraiva Conteúdo
- Sebastião Nery
- Sul 21
- Sérgio Leo
- Síndrome de Estocolmo
- The Piauí Herald
- Tiago Dória
- Tijolaço do Brizola Neto
- Todo Prosa
- Todo Prosa
- Transparência Excelências
- Varal de Ideias
- Vigna Maru
Mundo
- Aguas Internacionales
- Al Jazeera Documentaries
- AlertNet
- Andrew Sullivan
- Battleland
- BBC Global Economy
- BBC Inside Europe
- Big Think
- Blog do Chacra: de Beirute a NY
- Blog do David Rothkopf
- Blog Post
- Brussels Blog
- Buala.org
- CBS 60 Minutes
- CNN Freedom Project: Ending Modern-Day Slavery
- Dá Fala
- El Minotauro
- Era Uma Vez na América
- Era Uma Vez Na América
- Foreign Affairs
- Generación Y
- Good Morning
- Guardian New Europe Blog
- Guiné-Bissau - Blog do Aly Silva
- Herejias y Caipirinhas
- How Photographers See The World
- Ilya Yashin da Rússia
- John Love's Blog
- Kaos En La Red
- Keiser Report
- Le Blogs du Diplo
- Michael Geist Blog
- Nawaat de Tunisie
- New York Daily Photo
- NYT The Lede
- Paul Krugman
- Periodismo Humano
- Podcast Faz Uma
- Political Ticker
- Povo de Bahá
- Pululu
- Reuters Photographers Blog
- Swampland
- The Agitator
- The Atlantic Wire
- The Bureau of Investigative Journalism
- The Globe and Mail
- Trivial Matters
- White House Blog
- Women's Rights - TrustLaw
- Yanis Varoufakis
+
- A Cidade das Mulheres
- A Continuous Lean
- A Daily Dose of Architecture
- A Procura de Nós
- A Vida Portuguesa
- Adriana Lisboa
- Ads of the World
- Alguns Momentos
- Alice Vieira
- Almanaque da República
- An Indian Summer
- Ana de Amsterdam
- Andrew Cusack
- Antologia do Esquecimento
- António Jorge Gonçalves
- Apartment Therapy
- As Folhas Ardem
- As Penas do Flamingo
- Azul Cobalto
- Bad Banana Blog
- Barnabé
- Bicho Carpinteiro
- Blog do Chacal
- Blog do Tom Zé
- Blog do Xexéo
- Blog dos Festivais de Verão 2011
- Blog TSF Músicas
- Bruno Aleixo
- Bruno Nogueira
- Cables from Estoril
- Carrinho de Choque
- Casa de Cacela
- Chove, Chove
- Clube dos Criativos
- Coisas do Arco da Velha
- College of Humor
- Combustões
- Consultório Poético
- Copenhagen Cycle Chic
- Corvos & Caravelas
- Creative Roots
- Crítica na Rede
- Da Literatura
- Daily Dose of Imagery
- Dark Roasted Blend
- David Byrne's Journal
- DHnet Direitos Humanos na Internet
- Dias Felizes
- Divas & Contrabaixos
- Dona Bovary Vê Telenovelas
- Drops Culturais
- Duas Brasileiras em Terras Lusas
- e-Museu
- Edição Limitada
- Estoriadores.com
- Estrolábio
- Eugénia In the Meadow
- Everyone Forever
- Festivais do Brasil
- FFFFound
- Ficheiros Secretos do Luís Osório
- Fora de Série
- Forsit da Olivia
- Fugas
- Funny or Die
- Futebol é Literatura
- Fólio Exemplar
- Garfadas Online
- Gastrossexual
- Helena e Pedro
- HiloBrow
- Hospedaria Camões
- Hotel Babilónia
- Imaginary Foundation
- Indecision Forever
- Interlúdio
- Inútil Revista
- Jonasnuts
- João Nunes
- Lena d'Água
- Ler BD
- Liga Aleixo
- Linha de Cabotagem
- Lisboa Desaparecida
- Lua na Weblog
- Lugar Comum
- Maria Guedes
- Mel com Cicuta
- Moska aksoM: Reflexos e Reflexões
- Motel Moka
- MPB - Biscoito Fino
- MPB - MPB.com
- MPB - Radar MPB
- MPB - Trama
- MPB - Ziriguidum
- Mundo Perfeito
- Museu da Pessoa
- My Marrakesh
- Nos Degraus de Laura
- Nuno Artur Silva
- O Alfaiate Lisboeta
- O Grito, o Olhar e o Nó Cego
- O Melancómico
- O Silêncio dos Livros
- Obra em Progresso
- Obvious
- Olissipo
- Palavras da Tribo
- Panoramio
- Pas Un Autre
- Pedro Martinelli
- Pedro Rolo Duarte
- Projecto "Produção Cultural no BR"
- Prova Oral
- Reasons To Hate Brazilians
- Renovar a Mouraria
- Retalhos de Bem-Fica
- Revista Continente
- Riacho Doce
- Ricardo Lombardi
- Rua das Pretas
- Salvo Erro
- Saudade: We Hate Tourism Tours
- SkyscraperCity XL
- StoryTouch
- Sundance Festival Blog
- Swiss Miss
- T Magazine Blog
- Take Your Chance, Be The Change
- The Art of Storytelling
- The Coffee Traveler
- The Heart is a Lonely Hunter
- The Sartorialist
- The Sweet Beet
- There's Only 1 Alice
- Today and Tomorrow
- Trend Hunter
- Um Blog Sobre Kleist
- Urban Sketchers
- Vera Vilhena
- Vida de Casado
- W Magazine
- WorldCat - Bibliotecas do Mundo
Manauara
- Amazon Film Festival
- Amazonas Potencial Económico
- Barco PAI
- Copa Manaus 2014
- Festival de Jazz do Amazonas
- Festival de Opera do Amazonas
- Jornal A Crítica
- Jornal Amazonas Em Tempo
- Jornal CBN Manaus
- Jornal Diário do Amazonas
- Jornal Maskate
- Manaus Copa 2014
- Manaus Cult
- Manaus Samba
- Perfeitura de Manaus
- Portal Manaus Online
- SDS-AM - Secretaria Estado MADS
- Secretaria da Cultura AM
- Sindicato dos Jornalistas do Amazonas
- Tempo Manaus
- Virada Manaus
- Visit Amazonas
Amazônia
- Amazônia Legal
- Ambiente Já!
- Ana Medina
- Ass. Brasileira de Antropologia
- Blog da Funai
- Blog do ISA Instituto Socioambiental
- Blog do Museu do Índio
- Blog Novas Ideias para a Amazônia
- CIMI
- FAO Brasil
- FAS Amazonas
- FestCineamazônia
- Frente em Defesa da Amazônia
- Fundo Amazônia
- Fórum Amazônia Sustentável
- Gabriel Elizondo
- Imazon
- Instituto Chico Mendes
- IPAAM - Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas
- IPAM - Inst.Pesquisa Ambiental AM
- ISA Instituto Socioambiental
- Min. Meio Ambiente
- O Eco Amazônia
- Observatório do REDD no Brasil
- Pedro Agostinho da Silva
- Rede Povos da Floresta
- Revista Amazônia
- Revista Pororoca
- SOS Florestas
- TEDxAmazônia Blog
- Versos Bárbaros
- Xingu Para Sempre
- Xingu Vivo
Tupiniquim
- Acampamento Revolucionário Indígena
- Acção dos Jovens Indígenas de Dourados
- Ailton Krenak
- ANAI - Ass. Nacional de Ação Indigenista
- Articulação Xingu Araguaia
- Associação Brasileira de Antropologia
- Biblioteca Digital do CTI
- Biblioteca índios do Brasil
- CIMI - Conselho Indigenista Missionário
- COIAB - Coordenação das Organizações Indigenas
- COMIN - Conselho de Missão entre Índios
- Comissão Pro Yanomami
- CTI - Centro de Trabalho Indigenista
- Daniel Munduruku
- Eliane Potiguara
- Encontro de Culturas
- Famaliá - Culturas Populares e Tradicionais
- Funai
- Funasa
- Graça Graúna
- GTA - Grupo de Trabalho Amazônico
- Guarani Roguata
- Guarani Ñanduti Rogue
- Guaranis - Associação Nhe´ê Porã
- Gurarani Grande Povo
- IEPE - Instituto de Pesquisa e Formação Indígena
- Ikorê - Angela Pappiani
- INBRAPI - Inst.Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual
- Inst.Indígena Maiwu do Mato Grosso
- Instituto Uka
- ISA - Instituto Sócio-Ambiental
- Jornal Porantim - CIMI
- Kanindé
- Línguas Indígenas 2000
- MPF - Índios e Minorias
- Museu do Índio
- NEPPI - Núcleo de Estudos e Pesquisas das Questões Indígenas.
- NHII - USP Núcleo de História Indígena e Indigenismo
- Olivio Jekupé
- OPAN - Operação Amazônia Nativa
- Pajé Filmes
- Palavras Criadoras
- PINEB - Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro
- Portal Cedefes
- Povo Guarani
- Povo Kaingang
- Povo Suruí
- Programa de índio.org
- Rede Povos da Floresta
- Revista O Mensageiro - CIMI
- Rádio CIMI - podcasts
- Rádio Indígenas de Dourados
- Rádio Potyrô
- Secr. Estado AM para Povos Indígenas
- Teko Arandu
- Tribo do Guaraná
- Trilhas de Conhecimentos
- Xingu-Otomo
- Y Ikatu Xingu
- Yawanawa Project
- Yuxinawa
- Índio Educa
- Índio Xohã Karajá
- Índios Online
MA
- MA - Amazonas in Sampa
- MA - Amazonas Notícias
- MA - Blog da Floresta
- MA - Blog do Marcos Santos
- MA - Blog do Rocha
- MA - Blog do Ronaldo Tiradentes
- MA - Blog do Sarafa
- MA - Blog do Vereador Lucena
- MA - Blog do Vereador Massami
- MA - Deputado Marcelo Ramos
- MA - Diário de Um Juíz
- MA - Jornal Cara Limpa do Eirunepé
- MA - Jussara Pordeus
- MA - Lauris Journalist
- MA - Manaus Jurídica
- MA - Nejmi Aziz
- MA - O Malfazejo
- MA - O Outro Lado da Moeda
- MA - Pedrinho Aguiar
- MA - Portal do Holanda
- MA - Repórter AM
- MA - Simão Pessoa
- MA - SindiReceita Manaus
PA
- PA - Academia dos Poeta Paraenses
- PA - Airton Faleiro
- PA - Amazônia Em Foco
- PA - Ana Júlia
- PA - Blog da Profª Edilza de Souza
- PA - Blog do Açaí Belém
- PA - Blog do Estado do Tapajós
- PA - Blog do Manuel Dutra
- PA - Caneta Sem Fronteira
- PA - Cartas do Lúcio Flávio Pinto
- PA - Chico Alencar
- PA - Farol do Tapajós
- PA - Fórum BR-163
- PA - Jeso Carneiro
- PA - Luciaana Capiberibe
- PA - Língua Ferina
- PA - Marcos Quinan
- PA - Marinor Brito
- PA - Michel Pinho
- PA - Mutirão Para a Amazônia
- PA - O Furo
- PA - Paes Loureiro
- PA - Portal Buré
- PA - Portal NoTapajós
- PA - Projecto BR-163
- PA - Telma Monteiro
- PA - Todos Com LFP
- Jornal Diário do Pará
- Jornal Tribuna da Calha do Norte
- Portal G1 Pará
AC
- AC - Ambiente Acreano
- AC - An American in Acre
- AC - Deputada Perpétua Almeida
- AC - O Acre Existe
- AC - Moisés Diniz
- AC - SOS Amazonia
- AC - Jornal A Gazeta do Acre
- AC - Portal ContilNet
- Agência de Notícias do Acre
- Agência Amazônia
- Portal "A Gazeta.Net"
- Portal Ac24horas
- AC - Banzeiro-Notícias do Acre
- Jornal "A Tribuna"
- Jornal "A Gazeta"
- Jornal "O Rio Branco"
- Jornal "Página 20"
- Voz do Acre - CZS
- Tribuna do Juruá - CZS
- Tarauacá - Blog do Accioly
- Tarauacá - Rádio Comunitária Nova Era
- Tarauacá - Raízes e Tronqueiras do Batista
- Tarauacá Agora
- Tarauacá Notícias
- Tarauacá - Dr.Rodrigo Damasceno
- Jordão - Jordão Agora
- Jordão - Fala, Jordão!
- Revista Amazônia S/A
- Blog do Altino
- Blog do Toinho Alves
- Blog Ecodebate
- Blog do Marky
- Blog do Leonildo Rosas
- Blog do Lindomar Padilha
- Blog do Valterlucio-DF
- Blog do Acreucho
- Blog do Pitter Lucena
- Blog do Venícius
- Blog do Braña
- Blog do Luiz Calixto
- Francisco Costa - Repórter 24 horas
- Nayanne Santana - Jornalista
- Rede Reservas Extrativistas
- BiodieselBR
- Alma Acreana - Isaac Melo
- Diário de um acreano
- Sindicato de Jornalistas do Acre
Sites de Notícias do Acre

Guia PT
- Antena 1 - Alma Lusa
- Antena 1 - Debates
- Antena 1 - Entrevistas da MªFlor Pedroso
- Antena 1 - Fado Falado
- Antena 1 - O Esplendor de Portugal
- Antena 1 - Ondas Luisianas
- Antena 1 - Vozes da Lusofonia
- Araguaia
- Legislativas 2011 RR
- Legislativas 2011 RTP
- Legislativas 2011 SIC
- Legislativas 2011 TSF
- Legislativas 2011 TVI24
- RTP - Avenida da Liberdade
- RTP - Prós e Contras
- RTP/Antena 1 - Hora de Fecho
- Rádio Amália
- Rádio Comercial - Manhãs da Comercial
- Rádio Radar - Podcast
- Rádio Renascença - Informação
- SIC - Espaços & Casas
- SIC - Jornal da Noite
- SIC - Negócios da Semana
- SIC - O Eixo do Mal
- SIC - Quadratura do Círculo
- SIC - Sociedade das Nações
- SIC- Expresso da Meia-Noite
- TSF - A Mesa do Canto
- TSF - A Playlist de...
- TSF - Bloco Central
- TSF - Emissão Em Directo
- TSF - Entrevista Política
- TSF - Fórum
- TSF - Gente Que Conta
- TSF - Governo Sombra
- TSF - Grande Reportagem
- TSF - Notas de Autor
- TSF - Reportagem TSF
- TSF - Terra-a-Terra
- TVI24 - A Torto e a Direito
- TVI24 - Combate de Blogs
- TVI24 - Livraria Ideal
- TVI24 - Nada de Cultura
- TVI24 - Prova dos 9
Guia BR
- Bom Dia, Brasil
- Jornal da Band
- Jornal da Globo
- Programa Aldeias Sonoras II - NetEduc
- Programa Biotônico
- Programa Brasil Urgente da Band
- Programa Conexão Repórter SBT
- Programa de Índio - Rádio Petroleira
- Programa do Moska
- Programa Espaço Aberto da Miriam
- Programa Frente e Verso
- Programa Manhattan Connection
- Programa Milênio
- Programa Música Brasileira na Uol
- Programa Observatório de Imprensa
- Programa Observatório Imprensa na TV
- Programa Ondas Latinas
- Programa ReporterEco
- Programa Roda Viva
- Programa Sempre Um Papo
- Programa Som Brasil
- Programas Globo News
- Radioagência Nacional
- Rede Amazônica
- Rede TV
- Rede TV News
- Rádio Alvorada PA/AM
- Rádio BandNews FM
- Rádio CBN
- Rádio CBN Manaus
- Rádio Cultura do AM
- Rádio Câmara
- Rádio Educadora
- Rádio Educação Rural Tefe AM
- Rádio Eldorado
- Rádio Estadão ESPN
- Rádio Inconfidência
- Rádio Nacional AM e Alto Solimões
- Rádio Parintins Online
- Rádio Sintonia Fina
- Rádio Sucupira
- Rádio Toada
- Rádio USP FM
- Rádio Web Manaus
- Rádios do Amazonas
- TV AmazonSat
- TV Amazônia TV
- TV Band
- TV Band Amazonas
- TV Brasil
- TV Cultura AM
- TV Câmara
- TV Globo
- TV Liberal - Canal 7
- TV Meio Ambiente
- TVT
+
- Sic Notícias
- TVI24
- RTP
- Band News FM
- CBN Manaus
- Rádio Inconfidência
- 4ªf a 6ªf - Rádio Toada
- 2ªf a 6ªf - Sinais
- 2ªf a 6ªf - Fórum TSF
- 2ªf a 6ªf - Tubo de Ensaio
- 2ªf a 6ªf - Mixórdia de Temáticas
- 3ªf - Contracorrente
- 4ªf - Prova dos 9
- 5ªf - Quadratura do Círculo
- 6ªf - Avenida da Liberdade
- 6ªf - Expresso da Meia-noite
- 6ªf - Governo Sombra
- sáb - Bloco Central
- sáb - Eixo do Mal














0 comentários:
Postar um comentário