Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Você sabe o que é a pororoca?

Posted: 4 de fev. de 2010 | Publicada por AMC | Etiquetas:

De acordo com o conhecimento popular, o fenômeno da pororoca ou poroc-poroc, na língua Tupi, refere-se ao encontro das águas do rio Amazonas com as do oceano Atlântico. Mas o fenômeno não é tão simples assim. A pororoca também recebe influência das marés de sizígia, conhecidas na região com marés vivas. Elas acontecem nos três dias que antecedem ou seguem a lua nova ou cheia.
Nesses dias, a atração combinada entre Sol, Lua e Terra está no ápice e o nível das águas pode atingir mais de quatro metros, além disso, a força das águas é capaz de arrancar árvores que estejam ao seu alcance.
A pororoca também só acontece se o volume das águas do rio for muito grande. As águas do estuário do Amazonas e dos rios devem estar bem cheias, ocupando o seu leito maior e reunindo, num só volume, pequenos afluentes como igarapés e lagos.
A pororoca é avistada na foz do rio Amazonas e no rio Capim, no estado do Pará, e nos rios Amapá Pequeno e Araguari, no estado do Amapá.
Quando acontecem as marés de sizígia, o equilíbrio entre as águas do oceano e dos rios, que escoam pela foz do Amazonas, é rompido. As águas do mar tentam penetrar no Amazonas, tomadas de tal força, e aí é formada a "onda de maré", que sobe o rio e inverte a correnteza. Por onde passa, a onda vai se fragmentando em vagas que podem chegar até a quatro metros de altura. A onda de maré pode atingir velocidades de até 20 quilômetros por hora.
Esse fenômeno, que está transformando o município de São Domingos do Capim na capital do Surf na Pororoca, ocorre nos meses de março, abril e setembro.


fonte: amazonia.com

0 comentários:

Postar um comentário