Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Dilma perdeu em 12 das 19 cidades em que Marina ganhou no 1º turno

Posted: 3 de nov. de 2010 | Publicada por AMC | Etiquetas: , ,

A presidente eleita Dilma Rousseff só ganhou em sete das 19 cidades em que Marina Silva (PV) foi líder no 1º turno. Em todas as outras, o adversário José Serra (PSDB) saiu vitorioso.
A decisão de Marina de declarar neutralidade no segundo turno da eleição presidencial fez com que os colégios que lhe deram a ela a vitória em 3 de Outubro tivessem uma disputa renhida.Mas o tucano, que saiu derrotado no país, acabou levando a melhor na maior parte destes municípios.


Marina foi melhor que todos os candidatos em 19 cidades do país no primeiro turno. Destas, seis têm mais de 200 mil eleitores (três são capitais de estado). Nenhuma, curiosamente, fica no Acre, terra natal da senadora.
Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Serra venceu em 12 municípios; Dilma, em sete. O candidato do PSDB venceu em duas capitais (Belo Horizonte, com 50,39% dos votos válidos, e Vitória, com 55,67%). Já Dilma saiu vitoriosa em Brasília (DF), com 52,81%.
Dilma também foi mais bem votada em outras duas grandes cidades (Volta Redonda e Niterói, no Rio de Janeiro). Serra, por sua vez, teve 53,11% dos votos em Vila Velha (ES), que tem quase 300 mil aptos a votar.
Os dados mostram que os candidatos ficaram próximos em praticamente todos os 19 municípios, que juntos abrigam 5,3 milhões de eleitores. Só em Volta Redonda um dos candidatos - no caso, Dilma - teve mais de 60% dos votos válidos, abrindo uma diferença de mais de 20 pontos.
Marina, que com seus quase 20 milhões de votos ajudou a levar a disputa ao segundo turno, disse que sua decisão de ter ficado independente e não ter apoiado nenhum dos dois candidatos foi favorável para o processo democrático. E reafirmou a disposição de construir uma “terceira via” na política brasileira.
Após o resultado, saudou a eleita por seu ex-partido. “Parabenizo a ministra Dilma por ter sido eleita presidente e a primeira mulher presidente do Brasil”, disse.

via G1


O resultado da votação do último domingo (31) definiu o futuro do país pelo próximo quatro anos. Confira abaixo alguns números da disputa, com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Palanques com Lula
A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em comícios da ex-candidata e presidente eleita não foi garantia de vitória do PT nas cidades que receberam os atos políticos.
Desde o início oficial da campanha presidencial, em julho, Lula e Dilma subiram juntos em palanques em 25 municípios. Dilma venceu a votação do segundo turno em 15 dessas cidades.



Distribuição entre partidos
Governadores de oito partidos foram eleitos em 2006, contra de seis partidos em 2010. Infográfico mostra comparação da distribuição do Brasil entre os partidos e indica quem cada governador eleito apoiou nas campanhas eleitorais de 2006 e de 2010.

Cidades com mais de 200 mil habitantes
Nas 80 cidades do país com mais de 200 mil eleitores, a presidente eleita Dilma Rousseff e o candidato derrotado José Serra tiveram desempenhos diferentes da média dos votos obtidos no país.
Cada um dos candidatos ganhou em metade das 80 cidades. Melhor resultado de Dilma foi em Manaus, e de Serra, em Londrina.

Resultado quase igual
Quatro cidades tiveram resultado na eleição quase igual ao quadro nacional. No quadro nacional, Dilma Rousseff aparece com 56,05% dos votos. Em Maçambará (RS), petista obteve 56,04%. Em Diorama (GO), 56,06%.


Norte e Nordeste
A sensação de que a petista Dilma Rousseff foi eleita apenas em razão da vantagem aplicada nas regiões Norte e Nordeste é falsa. Levantamento com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que ela ganharia a eleição mesmo se fossem computados apenas os votos do Sudeste, do Sul e do Centro-Oeste.

AM, AP, MA e PE
O mapa do voto neste segundo turno revelou que José Serra não conseguiu vencer a petista Dilma Rousseff, eleita presidente, em nenhuma cidade de quatro estados do país (Amazonas, Maranhão, Amapá e Pernambuco).
Além disso, Serra só saiu vitorioso em uma cidade do Ceará (Viçosa do Ceará), por menos de mil votos, e em duas do Piauí (Uuruçuí e Tamboril do Piauí). Na última, a diferença foi de apenas 18 votos.

Diferença entre candidatos
Dilma venceu Serra com diferença de mais de 93% na cidade de Calumbi (PE). Fora do país, petista teve quase todos os votos em Havana, Cuba. Em uma cidade do Mato Grosso do Sul, Dilma venceu por apenas um voto.

Abstenções
Com 99,70% dos votos apurados, a abstenção no segundo turno da eleição presidencial deste ano chega a 21,47%, maior índice registrado desde 1989, quando o Brasil voltou a eleger seu governante de forma direta, segundo o TSE.
Em 2006, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou o tucano Geraldo Alckmin, 18,99% dos eleitores não compareceram para votar no segundo turno.

fonte

0 comentários:

Postar um comentário