Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Agora é que é mesmo proibído estacionar mal!

Posted: 4 de jan. de 2011 | Publicada por AMC | Etiquetas: , , ,

Leio na Visão:

Os portugueses vão pagar mais pelas taxas de desbloqueamento e reboque dos automóveis e motos. Desbloquear um carro ligeiro vai passar a custar 60 euros, o dobro do ano passado.
A portaria publicada no dia 31 de dezembro, em Diário da República, não deixa margens para dúvidas. O carro bloqueado por infração do Código de Estrada vai custar, para os automóveis ligeiros, 60 euros, o dobro dos atuais 30. Os ciclomotores e motociclos passam de 15 para 30 euros e os veículos pesados de 60 para 120 euros.
A justificação para um aumento tão elevado deve-se ao fato de nunca ter acontecido um atualização desde a sua fixação inicial. O valor da infração passa a ser atualizado anualmente de acordo com a inflação.
No caso de um automóvel ser rebocado, no interior de uma cidade, a multa sobe de 50 para 75 euros. Fora da cidade ou a partir de uma localidade, até ao máximo de 10 quilómetros, passa de 60 para 90 euros. Se o carro ultrapassar os 10 quilómetros ou a viatura for guardada num local com distância superior, cada quilómetro a mais custará dois euros.
Já nas motos, o reboque custará 30 euros nas localidades e 45 euros fora delas. Nos pesados, a remoção dos veículos passa dentro da localidade de 100 para 150 euros e fora das localidades de 120 para 180 euros.
O valor do estacionamento nos locais de depósito dos veículos rebocados também aumenta. Por cada período de 24 horas ou parte deste período, os automóveis ligeiros têm de pagar mais 15 euros e os pesados mais 30 euros. Ou seja, no caso de uma viatura ligeira o valor total a pagar dentro das localidades é de 90 (75 euros de reboque e 15 euros de parqueamento).


# Consulte a tabela: PDF

[ACTUALIZADA]

Em esclarecimentos aos leitores do Conexão que não moram em Portugal. A notícia diz respeito ao bloqueador aplicado pela polícia nos carros mal estacionados. É colocado na roda, como se vê na foto, e impede que o veículo possa sair do local. Para isso é necessário contactar a polícia pois só ela pode efectuar o desbloqueio, mediante o pagamento da coima. É a esse custo que a notícia se refere. Acresce depois o valor da multa pela infracção de estacionamento que estiver a ser cometida. Se, decorridas algumas horas, a polícia voltar a passar no local e o veículo bloqueado se mantiver no local, então é passível de ser rebocado. Esse reboque passa a ser tabelado a um novo custo, como se lê na notícia. Se estiver no centro da cidade o valor é um; se estiver fora, e até 10km dos estacionamentos de que a polícia dispõe para o efeito, é outro; se exceder a distância de 10km é outro ainda, somando depois um custo adicional por cada quilometro. Uma vez aí depositados ficam sujeitos a pagar ainda outra importância, por cada período de 24h que aí permanecerem até serem reclamados pelos condutores.

Como está bom de ver, o melhor é não correr nenhum risco de transgressão porque a multa vai pesar ainda mais. Se os carros forem velhos, quase que compensa deixá-los no depósito da polícia de vez, pois não é difícil que o total da multa a pagar seja maior do que o próprio valor comercial do veículo!!...

0 comentários:

Postar um comentário