Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Embrapa apresenta propostas para reflorestamento do Sul do Amazonas

Posted: 12 de fev. de 2011 | Publicada por AMC | Etiquetas:

Sistema Agroflorestal acompanhado por pesquisas da Embrapa, em Manacapuru foto: Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Amazônia Ocidental (Embrapa) apresentou ontem, a gestores de instituições ambientais e fundiárias, opções para recuperação de áreas desflorestadas e pastagens degradadas no Amazonas.
A visita foi realizada na sede da Embrapa, em Manaus, e teve como objectivo identificar alternativas económicas e ecológicas para a região sul do Amazonas, precisamente a que mais sofre a pressão de desflorestamento no Estado.
O projecto foi aprovado no final de 2010 para financiamento pelo BNDES com recursos do Fundo Amazônia, no valor de R$ 20 milhões, sendo administrado pelo Governo do Amazonas, através da SDS.
O grupo participou em visitas técnicas a experiências com sistemas agroflorestais, silvipastoris e agrossilvipastoris. A primeira decorreu no campo experimental da Embrapa Amazônia Ocidental, ao Km 54 da rodovia BR-174. Esse campo, localizado no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS), funciona como base para vários projectos de investigação da Embrapa ao nível da recuperação de pastagens degradadas.
As pesquisas envolvem sistemas de lavoura, pecuária, floresta, agroflorestais, sistemas consorciados de palma de óleo e sistemas de produção de guaraná e mandioca em áreas de pastagens degradadas, e coincidem com os temas apresentados no local pelos pesquisadores da Embrapa.
A iniciativa implica conhecer também as alternativas agroflorestais desenvolvidas na Estação Experimental da Ceplac, igualmente situado na rodovia BR-174 e depois o Centro de Sementes Nativas do Amazonas e viveiro florestal da Ufam, localizado no setor sul do campus universitário em Manaus
A comissão é integrada por técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas (SDS-AM), Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Instituto de Terras do Amazonas (Iteam), do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (Idam), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), entre outros.

0 comentários:

Postar um comentário