Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

GTA reúne com Ministra do MMA e pede criação de secretaria de florestas

Posted: 4 de mar. de 2011 | Publicada por por AMC | Etiquetas:


O Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) reuniu-se com a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para discutir medidas de fortalecimento da política florestal Brasileira.
O primeiro tema abordado pelo presidente do GTA, Rubens Gomes, foi a criação de uma secretaria nacional de floresta e o resgate da política de apoio ao manejo florestal comunitário, duas das 15 solicitações apontadas pelo GTA à Ministra.



Segundo a Ministra Izabella Teixeira “o modelo florestal utilizado hoje no Governo Federal é insuficiente e deve passar por uma reestruturação de forma a colocar na pauta a questão econômica sócio-florestal. Não estamos numa época para discutir a importância da floresta, mas de efetivar a participação estratégica dos atores num cenário de desenvolvimento econômico”.
Além desses tópicos destaca-se também o pedido por uma efetiva participação do GTA na regulamentação do Protocolo de Nagoya, nas discussões sobre a posição brasileira no Comitê de Adaptação criado na COP 16 e na implementação do Plano Nacional de Mudança do Clima.
Branca Americano, Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental, contextualizou sobre os avanços em relação ao clima e ao mecanismo de REDD da COP 16. “O Comitê de Adaptação foi proposto em dezembro, durante a Conferência de Clima, em Cancun, e neste mês nós recebemos a submissão, ou seja, as propostas dos países, com 8 temas. O processo agora é definir em qual modalidade o Brasil vai participar” – contou Branca Americano, que se comprometeu a enviar as propostas ao GTA, para que juntos possam avaliar os tópicos e a participação do Brasil nestes.
Para finalizar o encontro a Ministra do Meio Ambiente afirmou “Temos que trabalhar o assunto de mudanças climáticas, manejo comunitário, REDD e florestas de forma integrada” –, Izabella Teixeira disse ainda que cidades sustentáveis são iguais a florestas, uma vez que a cidade sustentável depende de se ter florestas.
O Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Rede fundada em 1992, reúne mais de 600 entidades filiadas atuantes em todos Estados da Amazônia Legal, dividida em 18 regionais. Fazem parte da Rede GTA, organizações não governamentais (ONG) e movimentos sociais que representam pescadores artesanais, ribeirinhos, comunidades indígenas, agricultores familiares, seringueiros, castanheiros, quebradeiras de coco babaçu, entre outras comunidades extrativistas. Um dos papéis do GTA é representar os povos da florestas diante ao cenário político nacional, de modo a garantir que os direitos dos povos da floresta sejam respeitados.
A reunião, que aconteceu no Ministério do Meio Ambiente, em Brasília-DF, durou toda à tarde e contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente – Izabella Teixeira, Secretário de Biodiversidade e Florestas, do MMA - Bráulio Dias,
Presidente do ICMBIO – Rômulo Mello, diretor de Zoneamento Territorial do Ministério do Meio Ambiente - Roberto Vizentin, Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental – Branca Americano, Diretora de Extrativismo do Ministério do meio Ambiente - Claudia Calório, Assessor Especial do Ministério do Meio Ambiente - Luiz Antônio Correia de Carvalho e Ivaneide Bandeira Cardozo (Neidinha), membro do Conselho Deliberativo do GTA e Coordenadora de Projetos da Kanindé, diretoria executivo e equipe técnica do GTA.

0 comentários:

Postar um comentário