A participação de José Sócrates, ontem, no Fórum TSF gerou uma inesperada onda de críticas nas redes sociais. No Facebook e no Twitter, vozes de vários quadrantes questionaram a isenção de uma rádio que se impôs pela credibilidade informativa, acusando-a de ter favorecido um clima de mera campanha e de dar preferência em linha a telefonemas elogiosos do 'socratismo'.
Aquilo que parecia ser um trunfo - ter o Primeiro-ministro demissionário em antena para debater em directo com os ouvintes - revelou-se afinal uma dor de cabeça para a estação. O efeito foi prejudicial e acabou por colocar em causa e manchar a imagem pública da rádio.
A este propósito, vale a pena ler o texto de Paulo Morais, TSF – Rádio Notícias impacto negativo na rede, clicando no link abaixo para expansão do texto.
por Paulo Morais*
Depois de casos da Ensitel e Fernando Nobre, surge mais um caso com uma Marca que tão bem conhecemos (com mais de 20 anos!) que, no espaço de minutos, viu a sua reputação na rede cair por água abaixo.
Durante o fórum TSF com José Sócrates, o “buzz” negativo na rede começou a adquirir proporções descontroladas e o “boom” de comentários foi quase imediato. Os utilizadores descontentes não param de criar “buzz negativo” no site e no Facebook da Marca.
Mais uma vez, a transparência e a ética são postas em causa e, o descontentamento (como sempre!) adquire uma proporção viral sem precedentes.
A TSF, como muitos ouvintes relatam, faz companhia a muita gente (no carro, em casa, etc.) e, depois desta entrevista a José Sócrates, muitos ouvintes acusam a TSF de ter sido parcial e ter sido “paga” para melhorar a reputação do candidato pelo Partido Socialista.
Ao que parece, durante todo o Fórum, foram para o ar pessoas a elogiar o Primeiro – Ministro e, ninguém o confrontou (coisa que certamente muitos de nós gostariam de ter feito!). A TSF está a ser acusada de ter montado muito bem o cenário em prol do PS e, obviamente, de José Sócrates..
O que me interessa destacar daqui é a paixão que muitas pessoas demonstram ter para com a TSF o que, obviamente se transformou em desilusão e não pode (ou não deve!) ser ignorado.
Pela análise que fiz aos comentários que chegam de todos os lados (literalmente!), a critica negativa está a tomar conta da reputação da TSF e, está a por em causa anos de trabalho e de confiança que a Marca conquistou (para ver comentários basta ir ao Site ou à página do Facebook).
Este é mais um exemplo de que as pessoas têm cada vez mais voz. Mesmo que não tenham conseguido ir” para o ar” no fórum, vão dar a sua opinião, seja onde for, seja como for. Também muitas questões que podiam ter sido colocadas a José Sócrates estão disponíveis nos canais da TSF (vejam esta excelente ortunidade de campanha. Eu aproveitava para responder uma a uma. Já viram o que seria recebermos uma resposta, do Primeiro – Ministro, num comentário que tínhamos posto só para mostrar indignação? Eu partilhava essa surpresa!).
Não é meu objectivo, julgar a TSF pelo fórum que realizou mas, temos que assumir que o conjunto de elogios e opiniões positivas, favoráveis a José Sócrates, não correspondem às dúvidas e confusões que existem na mente dos portugueses e, na minha opinião, deviam ter sido esclarecidas. Certamente que a maioria das pessoas tinha esse objectivo enquanto ouviam a emissão.
Entretanto o director da TSF, Paulo Baldaia, já enviou uma “nota” para prestar alguns esclarecimentos (é de felicitar a sua atitude!). Mais uma vez, dando a minha opinião, penso que deverão ir um pouco mais longe mas, começo por partilhar o seu “comunicado”.
“No Facebook da TSF houve esta manhã muitas críticas pelo facto da maioria dos ouvintes que entraram no Fórum terem sido favoráveis ao líder do PS.
Importa esclarecer que no Fórum da TSF entram os ouvintes que se inscrevem. Nós não perguntamos de que partido são, nem que pergunta querem fazer.
Limitamo-nos a pedir o nome, a localidade de onde são naturais e a profissão. Depois entram pela ordem de inscrição. Não há, portanto, qualquer tipo de controlo. Quando está cá algum líder político, o número de inscrições dispara e é por isso que muitosinscritos não conseguem participar.
Se as máquinas partidárias se mobilizam, não há forma de o impedir. Ainda assim, a editora do Fórum procurou equilibrar, retirando da nossa página perguntas mais assertivas e mais incómodas para o líder do PS e quando alguns ouvintes se limitavam a fazer elogios a José Sócrates lembrou-lhes que deveriam colocar uma pergunta.
O Fórum é um espaço de liberdade em que se dá voz aos ouvintes – não é uma entrevista realizada por jornalistas – e que, por se ter revelado um sucesso na TSF, foi imitado por outras rádios e televisões.”
Paulo Baldaia
Director da TSF
Há aqui uma questão muito importante – Se as máquinas partidárias se mobilizam, não há forma de o impedir – de facto este indicador é importante e, todos nós sabemos que o PS sabe lidar com a comunicação social. Tem esta capacidade mobilizadora para conseguir atenuar qualquer impacto negativo (por vezes consegue!). A máquina PS neste aspecto é muito forte e trabalha bem.
Agora vou ainda mais longe (sorry TSF!), e que tal haver alguém que faça uma análise profunda aos comentários que foram surgindo na rede, perceber quem critica construtivamente, quem tem opinião fundamentada e convidar essas pessoas para um debate aberto na TSF?
Isto é o que eu chamo de envolver os clientes com as Marcas. A TSF estaria a incluir e envolver os seus ouvintes. Estaria a mostrar que mais importante do que o José Sócrates são os seus ouvintes e a sua confiança. Isto demonstra que nos preocupamos com a opinião das pessoas e que escutamos o que nos estão a dizer e, mais importante ainda, agimos em função disso.
O essencial aqui, como sempre, é ser capaz de mostrar às pessoas que elas estão a ser ouvidas. Mais uma vez refiro que é importante analisarmos o tipo de pessoas e o tipo de comentários que surgem porque, quando é para “bater” aparece gente de todo o lado e muitos deles “sem qualquer interesse” (passo a expressão!) para a TSF.
A arte de transformar os nossos maiores críticos em parceiros é bastante gratificante e o retorno é brutal. Invistam nisso!
* Managing Partner na T-Evolution (estratégia em Marketing Digital), Consultor de Marketing da JRS Pharmarketing, Project Manager Marketing Portugal , Mestrando de Gestão de Marketing no IPAM, Pós Graduado em Direcção de Marketing e Vendas pelo ISCTE, Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM – Matosinhos
Blogue pessoal – MKTMorais
0 comentários:
Postar um comentário