Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Ecos das eleições portuguesas na imprensa do Brasil

Posted: 6 de jun. de 2011 | Publicada por por AMC | Etiquetas: , ,


Ficam na íntegra os artigos publicados em O Globo, O Estado de S.Paulo e a Folha de S.Paulo, para se ter uma ideia do que fez eco no Brasil, relativamente às Legislativas portuguesas. Segue igualmente um clipping com várias outras notícias publicadas.
De um modo geral, aquilo que salta à vista é que o assunto não justificou, para a maior parte dos media, o envio de um correspondente especial a Portugal. Quase todos replicam o que está a ser divulgado nas agências internacionais de notícias. A BBC, a Reuters e a Agência Estado são as mais citadas.
O destaque das coberturas vai mais para a demissão de Sócrates do que para a eleição de Passos Coelho e a grande protagonista é «a grave crise económica» que se vive em Portugal. A maioria dos artigos faz, aliás, uma correspondência directa entre o descontentamento dos portugueses e a leitura dos resultados, sublinhando a elevada percentagem da abstenção e apontando o desaire do ex-partido no Governo como um castigo dos eleitores a Sócrates. A viragem à direita, tal como na imprensa nacional e nos restantes media internacionais, também é assinalada.



Com ampla vantagem, centro-direita portuguesa tira socialistas do poder

Os social-democratas de centro-direta de Portugal venceram as eleições do domingo, tirando do governo os socialistas do primeiro-ministro José Sócrates, que renunciou ao cargo de líder do partido logo após admitir a vitória da oposição.
Os socialistas conseguiram um resgate de 78 bilhões de euros que levará a uma austeridade profunda no país.
Pesquisas de boca de urna de três canais de televisão deram aos social-democratas entre 37% e 42,5%, muito à frente dos socialistas, que ficaram entre 24,4% e 30%. A diferença é de 12 pontos percentuais.
- Esses resultados são claros, e o Partido Socialista os reconhece. Todos os resultados apontam para uma vitória do PSD e uma derrota dos socialistas - disse o ministro da Economia, José Vieira da Silva, logo após a divulgação das pesquisas.
A eleição encerra um período de incerteza política que começou com o colapso do governo socialista em março e fez Portugal se tornar o terceiro país da zona euro a procurar ajuda, depois da Grécia e da Irlanda.
O líder social-democrata Pedro Passos Coelho deve formar um governo de coalizão com o partido de direita CDS, que conquistou entre 10,1% e 14% dos votos, de acordo com as sondagens. Com os resultados preliminares, a coalizão teria uma sólida maioria no Parlamento.
Passos Coelho, que votou em Amadora, nos arredores de Lisboa, onde o número de repórteres superava o de eleitores, disse que Portugal tem que cumprir os termos do resgate para reconquistar a confiança do mercado e voltar ao crescimento.
- Você sabe que agora temos um período muito difícil para os próximos dois ou três anos. Mas eu tenho certeza de que vamos fazer as mudanças necessárias e Portugal vai alcançar uma nova prosperidade com crescimento econômico - disse.
Muitos eleitores disseram estar decepcionados com a política.
- Vendo a situação econômica e política do país que eu simplesmente não acredito que nenhum dos candidatos. Mas deixar de votar vai piorar ainda mais - disse José de Évora, um aposentado que votou nos arredores de Lisboa.
O eleitor Ricardo expressou uma opinião muito comum, de que qualquer novo governo terá de dançar no ritmo dos tambores dos financiadores.
- Eu acho que a eleição não vai trazer nada de novo porque é o FMI que está no comando do país agora... Qualquer partido no governo apenas terá que seguir as regras do FMI - disse.

publicado em O Globo

Partido de centro-direita vence eleições em Portugal

O Partido Social Democrata (PSD), liderado por Pedro Passos Coelho, venceu as eleições gerais de Portugal neste domingo, derrotando o Partido Socialista e encerrando o período de seis anos do partido no poder.
Segundo a correspondente da BBC em Lisboa Alison Roberts, em seu discurso de vitória, Passos Coelho afirmou que os resultados mostram que os eleitores querem deixar o passado para trás.
De acordo com Roberts, o PSD não conseguiu a maioria absoluta no Parlamento e agora planeja tentar uma coalizão com outro partido de direita, o Centro Democrático Social (CDS).
Ainda durante a divulgação de pesquisas de boca de urna, que já sugeriam a vitória do PSD, o primeiro-ministro interino de Portugal, José Sócrates, admitiu a derrota e renunciou como líder do Partido Socialista.
"Esta derrota é totalmente minha e quero assumir toda a responsabilidade", disse Sócrates neste domingo.
"Sinto que é necessário abrir um novo ciclo político que seja capaz de preparar uma alternativa consistente. Quero dar ao Partido Socialista o espaço para discutir seu futuro e escolher uma nova liderança."
O novo governo terá que implementar o pacote econômico que prevê uma ajuda financeira de 78 bilhões de euros ao país.
As eleições deste domingo foram marcadas pela forte crise econômica em Portugal. O país terá que reformar seu sistema público de saúde e implementar um programa de privatizações em troca de ajuda financeira, negociada com os países da União Europeia.
Todos os principais partidos concordaram com o pacote de ajuda financeira, que exigirá medidas de austeridade no país.
O líder socialista José Sócrates renunciou ao cargo de primeiro-ministro em março, abrindo caminho para novas eleições depois que a oposição parlamentar rejeitou um plano de medidas de austeridade proposto pelo governo socialista - o segundo em menos de um ano.
Desde então, ele governou como primeiro-ministro interino.
Crise
Portugal enfrenta uma taxa de desemprego superior a 12% e uma economia que deve contrair 2% neste ano e no próximo.
Ao votar nos arredores de Lisboa, Pedro Passos Coelho afirmou que Portugal deve obedecer os termos do pacote de ajuda financeira.
"Nós sabemos que teremos um período muito difícil nos próximos dois ou três anos", disse.
"Mas tenho certeza de que vamos fazer as mudanças necessárias e Portugal vai alcançar uma nova prosperidade com crescimento econômico", acrescentou.
Na última semana Passos Coelho afirmou que era o candidato preferido dos países que doarão dinheiro a Portugal.
"Vamos cortar o desperdício e os excessos do estado, ao mesmo tempo em que encontraremos uma maneira de fazer com que os mais necessitados tenham o que precisam", disse Coelho a seus partidários.
José Sócrates acusa os social-democratas de terem uma "agenda de direita radical" e critica Passos Coelho por sua falta de experiência no governo.
"Se você acha que programas sociais são importantes, vote no Partido Socialista porque nossas políticas asseguram o estado de bem estar social", disse o candidato em um comício, na última sexta-feira.
O próximo governo terá que implantar reformas fiscais e sociais amplas e urgentes, incluindo mais medidas de austeridade para restaurar a saúde fiscal do país e encorajar o crescimento econômico.

publicado em O Estado de S. Paulo

Centro-direita portuguesa derrota Sócrates e governo socialista

A centro-direita ganhou neste domingo as eleições antecipadas em Portugal, após forçar a renúncia do Executivo socialista em março, e levou o primeiro-ministro em fim de mandato, José Sócrates, a deixar também a liderança de seu partido.
Os Social Democratas (PSD, centro-direita), conquistaram seu maior triunfo eleitoral dos últimos 20 anos em umas legislativas marcadas pela grave crise que sofre Portugal e os sacrifícios exigidos por seu resgate financeiro. Um total de 99,3% das urnas já está apurado.
O até agora principal partido da oposição obtém 38,8% dos votos na apuração provisória contra 28,1% do Partido Socialista (PS).
O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, 46, que surgiu pela primeira vez neste pleito à arena eleitoral, se tornou no grande vencedor do dia no qual proclamou sua vontade de cumprir os compromissos financeiros do país e tirá-lo da crise.
Portugal deve aplicar novas medidas de saneamento econômico, reforma trabalhista, privatizações e redução da despesa e do deficit público em troca de receber nos próximos três anos 78 bilhões de euros de Bruxelas e do Fundo Monetário Internacional (FMI).
Pouco antes do discurso triunfal do líder conservador, Sócrates assumia a derrota perante as câmeras de televisão e, com os olhos vermelhos e visivelmente emocionado, anunciava sua renúncia como secretário-geral do partido.
"Não me escondo atrás das circunstâncias, esta derrota eleitoral é minha, e quero assumi-la em cheio nesta noite", manifestou.
A aposta pela "mudança" que fez até agora principal partido da oposição acabou por dar o triunfo em umas eleições marcadas pela elevada abstenção, superior a 41% e a maior em eleições deste gênero.
Durante a jornada eleitoral, que transcorreu sem incidentes, os principais candidatos tinham chamado mais de 9,6 milhões de portugueses convocados às urnas.
O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia) e ex-primeiro-ministro português José Manuel Durão Barroso afirmou, após votar em Lisboa, que estas eram as eleições mais importantes em Portugal desde a Revolução do 25 de Abril de 1974, que instaurou a democracia.
Logo após anunciarem as primeiras projeções de voto, no fechamento das urnas, os seguidores do PSD começaram a comemorar a vitória nas principais cidades de Portugal e reuniram milhares de pessoas em uma praça central de Lisboa.
Apesar dos social-democratas não alcançaram a maioria absoluta, poderão governar como se a tivessem se concretizar o anunciado apoio da terceira força do país, o Centro Democrático Social-Partido Popular (CDS-PP) que obteve 11,6% dos votos.
O CDS-PP se ofereceu a participar em um Governo do PSD, que não obtinha um resultado tão alto em eleições legislativas desde 1991, quando ganhou com 50,6% dos votos o atual chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, como aspirante a primeiro-ministro.
A vitória da centro-direita põe fim aos mais de cinco anos de coabitação entre Cavaco, reeleito em 23 de janeiro em primeiro turno para outro período de cinco anos, e Sócrates, que chegou ao poder com maioria absoluta em 2005.
Mas a crise econômica portuguesa, que Sócrates sempre atribuiu à tempestade financeira internacional suscitada em 2008, o obrigou a renunciar o cargo em março, após perder o apoio do PSD em seu quarto plano de austeridade.
Além dos socialistas, as eleições deste domingo atingiram a esquerda marxista portuguesa, que centrou sua campanha em atacar o PS e o negou qualquer apoio para formar governo.
A coalizão de comunistas e verdes obteve o mesmo 7,8% de votos que em 2009, e o Bloco de Esquerda sofreu um severo castigo ao passar de 9,8% de dois anos atrás para 5,1%.

publicado na Folha de S. Paulo

Cf também:
Estado de S.Paulo

Folha de S. Paulo


O Globo



Clipping de notícias



06/06/2011 - 00:00 por Andrei Netto
Direita derrota socialistas em Portugal

ENVIADO ESPECIAL / LISBOA Portugal terá um novo governo de centro-direita. Seguindo tendência constatada em grande parte da Europa, os portugueses ...

05/06/11 - 21:27 por BBC Brasil
Partido de centro-direita vence eleições em Portugal

O Partido Social Democrata (PSD), liderado por Pedro Passos Coelho, venceu as eleições gerais de Portugal neste domingo, derrotando o Partido ...


05/06/11 - 20:13 por AE
Oposição de centro-direita vence eleição em Portugal
O Partido Social Democrata desbancou o governo socialista nas eleições gerais de hoje em Portugal e será o responsável pela implementação de ...


05/06/11 - 19:27 por BBC Brasil
Depois de eleição, premiê português renuncia a liderança de partido

O primeiro-ministro interino de Portugal, José Sócrates, admitiu a derrota nas eleições gerais do país e renunciou como líder do Partido Socialista. ...

05/06/11 - 17:57 por AE
Primeiro-ministro português admite derrota para oposição

LISBOA - O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, reconheceu a derrota para o opositor Partido Social Democrata nas eleições gerais realizadas ...


05/06/11 - 17:42 por BBC Brasil
Pesquisas sugerem vitória de oposição em eleição de Portugal

Pesquisas de boca de urna sobre as eleições gerais em Portugal sugerem a vitória do partido de oposição, o Partido Social Democrata (PSD), de ...


05/06/11 - 17:14 por AE
Tudo indica vitória da oposição portuguesa, diz ministro

As pesquisas de boca de urna e os resultados parciais das eleições realizadas hoje em Portugal indicam a vitória do opositor Partido Social ...


05/06/11 - 16:18 por AE
Pesquisa aponta vitória da oposição em Portugal

Uma pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora de TV Independente logo depois do encerramento da votação nas eleições gerais de Portugal ...

05/06/11 - 14:14 por Agência Estado
Portugueses vão às urnas escolher novo governo

Milhões de portugueses vão às urnas hoje para eleger um novo governo que será obrigado a implementar uma série de medidas de austeridade fiscal ...

05/06/11 - 10:15 por BBC Brasil
Portugueses vão às urnas em meio a recessão econômica

Os portugueses vão às urnas neste domingo para escolher um novo governo, que terá que implementar o pacote econômico que prevê uma ajuda financeira ..

05/06/2011 - 00:00 por Andrei Netto
Portugal decide quem seguirá cartilha do FMI

Seja qual for o resultado das eleições legislativas de hoje, em Portugal, o projeto de governo a população já conhece: a austeridade. O candidato ...

04/06/2011 - 00:00 por Andrei Netto
Portugal encerra campanha com a direita em vantagem
Em meio à pior crise financeira de sua história recente, Portugal encerrou ontem a campanha para as eleições legislativas que definirão amanhã ...


03/06/11 - 11:06 por Jair Rattner
Intenções de voto nas eleições parlamentares sinalizam mudança na política de Portugal
Portugal pode estar próximo de uma mudança de ciclo político, se as sondagens de intenção de voto para as eleições parlamentares se confirmarem ...



02/06/11 - 13:47 por PRISCILA ARONE
Premiê de Portugal surpreende em disputa eleitoral
Apesar de não ter conseguido evitar que Portugal precisasse de socorro financeiro, o atual primeiro-ministro José Sócrates desafia todas as ...


02/06/11 - 11:02
Partido Social Democrata lidera pesquisas em Portugal
O Partido Social Democrata, de centro-direita, manteve a liderança sobre o governista Partido Socialista em duas pesquisas divulgadas nesta ...


31/05/11 - 11:51 por AE
Em Portugal, oposição lidera pesquisa eleitoral
A principal força oposicionista de Portugal, o Partido Social-Democrata (PSD), aumentou sua vantagem sobre o governista Partido Socialista (PS), ...


29/05/2011 - 00:00 por Anthony Faiola, do The New York Times
Mergulhando na crise, Portugal tenta mudar
O ex-professor de educação física Manuel Araújo investe agora sua energia no cargo de prefeito de um sonolento vilarejo no sul de Portugal, ...

 
(...)

G1 - Partido de centro-direita derrota socialistas nas eleições em ...
5 jun. 2011 ... PSD obteve 38,6% dos votos; partido de situação ficou com 28%. Novo governo terá de tomar medidas contra crise econômica.

Centro-direita derrota socialistas em Portugal - Mundo - iG
5 jun. 2011 ... Centro-direita derrota socialistas em Portugal ... O Partido Social Democrata (PSD, centro-direita) venceu as eleições legislativas ...

Direita derrota socialistas em Portugal. - Correio Braziliense
5 jun. 2011 ... Lisboa - O Partido Social Democrata (PSD, centro-direita) vence,

Direita derrota socialistas em Portugal - AFP | VEJA.com
5 jun. 2011 ... Direita derrota socialistas em Portugal. LISBOA, Portugal (AFP) - O Partido Social Democrata (PSD, centro-direita) venceu as eleições ...

Centro-direita derrota Partido Socialista do primeiro ... - Portal CT
11 jun. 2006 ... A legenda de centro-direita derrotou o Partido Socialista, do primeiro-ministro português, José Sócrates, encerrando o período de seis anos ...


Direita derrota socialistas em Portugal: Versão Impressa ...
6 jun. 2011 ... Direita derrota socialistas em Portugal. Espera. ... Pedro Passos Coelho, líder do Partido Social Democrata (PSD) foi eleito com uma margem ...

Folha.com - Mundo - Centro-direita portuguesa derrota Sócrates e ...
5 jun. 2011 ... Centro-direita portuguesa derrota Sócrates e governo socialista ... votos na apuração provisória contra 28,1% do Partido Socialista (PS). ...

Partido de centro-direita derrota socialistas nas eleições em Portugal
6 jun. 2011 ... Partido de centro-direita derrota socialistas nas eleições em Portugal.

Partido de centro-direita derrota socialistas nas eleições em Portugal
6 jun. 2011 ... Partido de centro-direita derrota socialistas nas eleições em Portugal. O Partido Social Democrata (PSD, centro-direita) venceu as eleições ...

Partido de centro-direita derrota socialistas nas eleições em Portugal
5 jun. 2011 ... As principais notícias de Rondônia, os acontecimentos que mudam o Brasil, os fatos que marcam a história, você encontra aqui na Gazeta de ...

Partido de centro-direita vence eleições em Portugal — Ministério  - 6 jun. 2011 ... A legenda de centro-direita derrotou o Partido Socialista, do primeiro-ministro português, José Sócrates, encerrando o período de seis anos ...

Direita derrota socialistas em Portugal - Mundo - EXAME.  5 jun. 2011 ... Direita derrota socialistas em Portugal ... LISBOA, Portugal (AFP) - O Partido Social Democrata (PSD, centro-direita) venceu as eleições ...

G1 - José Sócrates admite derrota socialista em Portugal ...5 jun. 2011
... José Sócrates admite derrota de seu partido em Portugal. .... Partido de centro-
direita derrota socialistas nas eleições em Portugal ...

SRZD | Centro-direita derrota socialistas nas eleições de Portugal
5 jun. 2011 ... Partido Socialista já reconheceu a derrota. ... Centro-direita derrota socialistas nas eleições de Portugal ...

Direita derrota socialistas em Portugal 5 jun. 2011 ... LISBOA, Portugal, 5 Jun 2011 (AFP) O Partido Social Democrata (PSD, centro direita) venceu as ... Direita derrota socialistas em Portugal ...

Oposição de centro-direita vence eleição em Portugal - Paraná ..5 jun. 2011 ... O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, reconheceu a derrota para o opositor Partido Social Democrata. Ele parabenizou o líder do ...

Oposição de centro-direita vence eleição em Portugal - Correio do Povo 6 jun. 2011 ... O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, reconheceu a derrota para o opositor Partido Social Democrata pouco depois do fechamento das ...

0 comentários:

Postar um comentário