Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Sugestão de Leitura: "O efeito Marina" de Alfredo Sirkis é lançado hoje no Rio

Dia 06/06, segunda-feira - 19h
Lançamento do livro O EFEITO MARINA de Alfredo Sirkis na Livraria da Travessa do Shopping Leblon com a presença do autor e Marina Silva autografando os livros.

Em “O Efeito Marina: bastidores da campanha que mudou o rumo das eleições”, Alfredo Sirkis ― deputado federal pelo Rio de Janeiro e vencedor do Prêmio Jabuti pela obra, “Os carbonários” ― mostra o surgimento do fenômeno no qual a candidata se transformou. O livro, lançado pela Editora Nova Fronteira, traz os relatos de Sirkis, um dos coordenadores da campanha, traçados no calor da ocasião, entre 2009 e 2010, acrescidos de entrevistas, notícias de jornais, anotações e observações atuais, iluminando os bastidores dos acontecimentos daquele período. Nas palavras do autor, trata-se de um caleidoscópio dos momentos que viveu e se tornaram uma das experiências mais ricas e emocionantes que presenciou em 43 anos de vida política. Esses sentimentos são perfeitamente refletidos no texto de Sirkis, resultando em uma obra que mostra de maneira única o cotidiano de uma campanha política.
Alfredo Sirkis acompanhou toda a trajetória e registra no livro os desafios, surpresas e alegrias de uma candidatura que partiu dos 3% das intenções de voto para um resultado que abrangeu quase 20% do eleitorado brasileiro. Da incredulidade acerca da filiação de Marina à decisão de manter a independência durante o segundo turno, a obra não apenas revisita um passado próximo como resgata temas e levanta questões essenciais à realidade nacional, mantendo viva a proposta de não permitir que a ética e a sustentabilidade fiquem de fora do dia a dia político.


Ao ler "O efeito Marina", um relato pessoal de Alfredo Sirkis sobre o processo eleitoral de 2010, pude reviver cada momento desse magnífico período que partilhamos com milhares de militantes verdes, colaboradores, simpatizantes e marineiros de todo o país. Foi uma experiência fantástica, enriquecedora, mas nem por isso fácil. Enfrentamos máquinas político-partidárias poderosas, que há tempos estavam anunciadas como as únicas na disputa, ao mesmo tempo em que nos deparávamos com as anomalias da legislação eleitoral brasileira. Foi um desafio complexo.

Porém, a despeito das diferenças abissais entre minha campanha e a de meus principais concorrentes, pude perceber a ousadia do povo brasileiro, que me honrou com um terceiro lugar, com quase 20 milhões de votos, levando o Brasil a uma escolha em segundo turno. Alfredo rememora suas experiências e os passos dessa nossa coragem. Desde o momento em que me fizeram o convite de filiação ao Partido Verde, passando pela decisão da candidatura à Presidência, pela campanha eleitoral de 2010 propriamente dita, até a importante manifestação dos verdes pela independência no segundo turno, o livro reúne os artigos postados no blog de Sirkis, intercalados com resoluções partidárias e notícias de jornais. Temperado pelo calor do debate público daquele momento, sua narrativa nos faz mergulhar novamente nas grandes provocações do processo político do ano de 2010. Alfredo Sirkis 10.

Com o olhar ao mesmo tempo crítico e autocrítico que lhe é peculiar, Alfredo não deixa de revelar momentos surpreendentes, como sua própria incredulidade acerca de minha filiação ao PV, depois transformada em potente esperança, que foi decisiva para levar à frente, junto com outras pessoas igualmente esperançosas, a proposta de um Brasil sustentável, tão carinhosamente acolhida por milhões de brasileiros. Os textos apresentados trazem ainda a importante discussão sobre a necessidade de uma reforma política no país. Assim, ao revisitar o passado próximo, tornam-se uma leitura importante para dialogar com o presente e com uma visão de futuro embalada na proposta de um novo jeito de fazer política, com ética e sustentabilidade.

A ideia de uma nova forma de fazer política foi uma das propostas centrais da plataforma de minha candidatura presidencial, e continuará sendo defendida, agora dentro do partido e na sociedade civil.

O efeito Marina relembra também os compromissos e os desafios da Direção Nacional do PV para efetivar uma revisão programática - em conjunto com a democratização do partido —, que me foram anunciados como um movimento em curso, quando convidada a ingressar na legenda, com a qual tenho uma ligação histórica.

A democratização e a atualização do programa dos verdes brasileiros, que vejo como uma espécie de antecipação da reforma política no interior do PV, são cruciais para o diálogo com os milhões de eleitores, particularmente os jovens, que voltaram a sonhar com uma política transformadora, democrática, ética, sustentável e voltada para o século XXI. Ao mesmo tempo, podem modernizar o partido, capacitando-o para tomar parte nas novas lutas socioambientais que virão.

Marina Silva

Alfredo Sirkis apresenta o livro:


link

Entrevista de Lúcia Hipollito a Sirkis:


via programa CBN Rio (13.06.2011)

[ACTUALIZAÇÃO]

Reportagem no dia do lançamento:


link

Depoimento de Sirkis no dia do lançamento:


via TV Globo



"O Efeito Marina" conta a história da campanha presidencial

"O Efeito Marina" narra os bastidores da campanha presidencial que atingiu resultados inesperados, um livro de memórias recentes escrito pelo deputado federal Alfredo Sirkis.
Marina Silva surpreendeu o Brasil no dia 3 de outubro de 2010 pela votação expressiva (19,33%). No Distrito Federal, onde bateu Dilma (31,74%) e Serra (24,30%), recebeu 41,96% dos votos válidos. No início da campanha, o cenário político parecia repetir a fórmula das disputas anteriores.
"Antes de entrar em qualquer diferenciação de natureza política, programática, midiática ou outra do nosso universo racional, o fenômeno Marina, como Gilberto Gil sacou de primeira, foi um acontecimento do coração. Foi uma das experiências mais ricas que já presenciei em 43 anos de vida política, e, sem dúvida, uma das mais emocionantes", conta o autor.
Publicado pela editora Nova Fronteira, o título tem seu lançamento previsto para o dia 27 deste mês e já está em pré-venda na Livraria da Folha.

publicado na Folha de S.Paulo

Alfredo Sirkis, lançou no dia 6 de junho, na Livraria da Travessa do Leblon, o livro O Efeito Marina, que conta os bastidores dessa campanha surpreendente à presidência da República. Escrever este livro foi uma excelente ideia para sistematizar um pouco melhor o que ficou na memória de cada de um nós.
Eu participei intensamente. E concordo com o quão foi surpreendente o resultado. Ressalto que cada passo foi construído com muita ousadia e confiança. E Marina deu o tom disso tudo, com a capacidade de comunicação extraordinária que tem com o povo brasileiro. Acabou deixando os estrategistas políticos da oposição e do governo desarmados. Esses achavam que estava tudo sob controle quando, na verdade, se nós tivéssemos tido um pouco mais de tempo, teríamos ido para o segundo turno. Marina foi a mais criativa e a mais consciente de que o problema que o Brasil enfrenta não é apenas um problema de gestão. É um problema de estratégias equivocadas, tímidas e inapropriadas para as enormes possibilidades que este país oferece. Ela que percebeu isso. E a comunicação com todas as classes sociais do país fez esse milagre. Nos bastidores, muita coisa rolou. Mas agora, para saber, tem que ler o livro!

por Aspássia Camargo

Cf. também:



O efeito Marina - Alfredo Sirkis

Site oficial | Facebook

0 comentários:

Postar um comentário