Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Vítor Gaspar estreia hoje, na reunião extraordinária de Ministros das Finanças da Zona Euro

Posted: 11 de jul. de 2011 | Publicada por por AMC | Etiquetas: ,

Leio em O Expresso:

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, deverá apresentar hoje, em Bruxelas, as últimas medidas de ajustamento orçamental tomadas pelo Governo aos responsáveis pelas Finanças da zona euro, que deverão também discutir o papel das agências de notação de risco.
O presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, deverá iniciar a reunião, prevista para começar às 15h de Bruxelas (14h de Lisboa), com a apresentação de dois novos ministros das Finanças, o português Vítor Gaspar e o francês François Baroin.
De acordo com fonte comunitária, fazendo Portugal parte do grupo de países com mais problemas orçamentais da zona euro, Vítor Gaspar terá oportunidade de fazer o ponto da situação dos últimos desenvolvimentos relacionados com a evolução das contas portuguesas na parte da reunião que mensalmente aborda as últimas evoluções económicas e orçamentais dos Estados-membros.


Sobretaxa extraordinária explicada

O novo titular das Finanças deverá assim apresentar, entre outras medidas, a decisão de Lisboa de realizar uma sobretaxa extraordinária em sede de IRS (na prática o equivalente a um corte em 50% no subsídio de Natal acima do salário mínimo), e também reafirmar o compromisso de Lisboa de realizar o programa de privatizações.
Por outro lado, os ministros deverão discutir a necessidade de melhorar a forma como é feita a notação das dívidas soberanas por parte das agências de notação de risco mas, segundo fontes comunitárias, não se deverá avançar muito nesta área em que há divisões entre os europeus.
A Comissão Europeia deverá apresentar propostas concretas em novembro para aumentar a supervisão e a regulamentação destas empresas, mas o projeto de criação de uma agência de notação europeia está a ter resistências, pelo menos por parte do Reino Unido e Banco Central Europeu, que têm dúvidas sobre a sua futura credibilidade junto dos mercados.

Contágio italiano

Os 17 ministros das Finanças da zona euro irão passar uma parte importante da reunião a tentar encontrar uma solução sobre as modalidades e o envolvimento do setor privado no segundo pacote de ajuda à Grécia, que deverá ser decidido até setembro próximo.
Entretanto, os principais responsáveis económicos da União Europeia reúnem-se esta manhã, também na capital belga, para "coordenar posições" sobre o segundo plano de ajuda à Grécia, que tem suscitado divisões, numa altura em que aumentam os receios de contágio da crise da dívida à Itália.
O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, convocou para esta manhã uma reunião extraordinária, que toma a forma de um pequeno almoço de trabalho, com os presidentes do Eurogrupo, Jean-Claude Junker, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, da Comissão Europeia, Durão Barroso, bem como o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn.

0 comentários:

Postar um comentário