Petrobras produz 2 bilhões de litros/ano no campo de Urucu. foto de Márcio Rodrigues |
Foram encontrados indícios de gás no poço 1BRSA984AM do campo SOL-T-171, de acordo com notificação registrada no último dia 22. Em 21 de dezembro, foram notificados à ANP indícios de petróleo no poço 1BRSA985AM do campo SOL-T-193.
As descobertas ainda não foram declaradas comercialmente viáveis. Os contratos de concessão estabelecem os prazos e programas de trabalho para as atividades de exploração e produção. De acordo com estes contratos, o concessionário tem por obrigação comunicar à ANP qualquer descoberta de hidrocarboneto ou outros recursos minerais dentro da área de concessão em até 72 horas após a ocorrência, de acordo com informações do site.
Presença na Amazônia
Não é a primeira vez que a estatal petrolífera encontra petróleo e/ou gás natural na região amazônica. A companhia, aliás, já explora com sucesso na cidade de Coari (AM), na mesma bacia do Rio Solimões, o campo de Uurucu. A produção nesta região é de mais de 2 bilhões de litros de óleo ao ano. Graças à atividade, Coari é o maior recebedor de royalties de campos terrestres do Brasil. As primeiras descobertas de petróleo na região da Amazônia ocorreram ainda na década de 1950. A bacia do Solimões é a terceira bacia sedimentar em produção de óleo no país, com uma reserva estimada de 132 milhões de barris de petróleo.
via Agência Estado
0 comentários:
Postar um comentário