Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Governo do Amazonas trabalha em acções estratégicas para a Rio +20

Posted: 15 de mar. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas:

O Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS) vem trabalhando uma agenda integrada e específica para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20, a ser realizada no período de  20 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. A previsão é de que, de março a junho de 2012, sejam realizados encontros e um fórum no Amazonas, direcionados ao debate nesse segmento, como forma de esclarecer e contribuir com as propostas durante a realização do evento em junho.

A agenda inicia no próximo dia 21 de Março, com o I Encontro de Comunicação Socioambiental do Amazonas [ACTUALIZAÇÃO: Cf. cobertura AQUI], que vai reunir especialistas na área ambiental, profissionais da mídia local e nacional e sociedade civil, para discutir os temas da Rio + 20, com o título de "O Amazonas na Rio +20: Economia Verde, Combate à Pobreza e Governança".  O evento será realizado no Hotel Caesar Business, localizado na Avenida Darcy Vargas, 654, bairro Chapada, das 8h às 18h.
Nádia Ferreira, titular da SDS, ressalta a iniciativa do Governo do Amazonas na realização do evento. “Nossa motivação para organizar esse debate será discutir o tema Economia Verde junto à sociedade, certamente um conceito ainda pouco difundido, mas que propõe uma transição para uma economia menos intensiva em carbono e mais respeitosa com o meio ambiente e com as pessoas”, afirma Nádia Ferreira.

Proposta da Amazônia Legal para a Rio + 20

A Secretária Nádia, estará levando para o Fórum de Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal [ACTUALIZAÇÃO: Cf. cobertura AQUI], a ser realizado nos dias 15 e 16 deste mês, em Porto Velho (RO), a proposta para a realização da Semana do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia rumo à Rio + 20, caso a proposta seja aprovada, o evento deverá acontecer no Amazonas, no período de 30 de maio a 1º. de junho. O Fórum dos Secretários reúne representantes dos noves Estados que compõe a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.
A Semana do Desenvolvimento Sustentável da Amazônia rumo à Rio + 20 será dividida em dois momentos, sendo o primeiro, o Encontro de Desenvolvimento Sustentável dos Estados da Amazônia Brasileira para a Rio + 20, com nove grupos majoritários estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU); e  o Fórum dos Governadores da Amazônia para a Rio + 20 [ACTUALIZAÇÃO: Cf. cobertura AQUI].

Os grupos majoritários são representados pelos governos locais, academia, Ongs, trabalhadores, mulheres, indígenas, produtores rurais, jovens e indústria.

O objetivo de ambos os eventos é a Elaboração da Carta da Amazônia Brasileira, respaldada pelos diferentes setores envolvidos no debate sobre desenvolvimento sustentável da Amazônia Brasileira e baseada no texto base a ser negociado durante a Rio+20. O documento final deve conter propostas específicas sobre o tema “Economia Verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza” e fornecer contribuições para a posição negociadora do país.

Estarão reunidos representantes do Governo Federal (MRE, MMA, Casa Civil, Presidência da República); Governos Estaduais dos Estados da Amazônia Brasileira (Secretarias de Meio Ambiente, Planejamento, Suframa, Assembléias Legislativas); Governos Municipais; além da comunidade acadêmica, povos e populações tradicionais e representantes da sociedade civil organizada.
O evento abordará duas linhas temáticas, sendo: Economia da Sustentabilidade e Inovação (Floresta, Indústria, Serviços) e Gestão Participativa e Conservação da Sociobiodiversidade.

via Assessoria de Comunicação SDS

0 comentários:

Postar um comentário