Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Entretanto, em Madrid: Manifestação contra austeridade termina com 12 feridos e 2 detidos

Posted: 29 de set. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas: , , ,


O protesto em Madrid, que decorria de forma pacífica na Praça Neptuno, um dos principais acessos Congresso de Deputados de Espanha, descambou. Pouco depois das 22h30 (hora de Lisboa), os elementos da polícia antimotim decidiram 'limpar' a área e iniciaram uma carga sobre quem permanecia no local. Os manifestantes reagiram. Segundo fontes oficiais citadas pela agência EFE, houve chuva de garrafas, contentores do lixo vandalizados e equipamento urbano destruído. Duas pessoas foram detidas e 12 ficaram feridas: AQUI.

Vale lembrar que depois dos incidentes da passada 3ª Feira, que provocaram 64 feridos e resultaram em 34 detenções, o Governo teceu rasgados elogios à actuação dos agentes. Mais, apesar das imagens dos excessos de violência das autoridades terem sido transmitidos em directo e condenados internacionalmente, a Polícia espanhola condecorou o responsável da unidade anti-distúrbios de Madrid.
A meio da semana, vale também lembrar, a juíza de instrução que interrogou os detidos considerou existirem «motivos suficientes» para que os manifestantes sejam responsabilizados criminalmente por «atentado, resistência e delitos contra as instituições do Estado». Curiosamente, não especificou as queixas concretas que recaem contra eles.
O ex-magistrado Baltazar Garzón criticou severamente a decisão e classificou publicamente a acusação como “sarcástica” e “um erro grave”.

Mais informações: no 20Minutos | Publico.es | El Mundo.

0 comentários:

Postar um comentário