Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Eixo Atlântico apela ao Governo para que reconsidere cortes na agência Lusa

Posted: 16 de out. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas: , , ,

O secretário-geral do Eixo Atlântico, Xoán Vázquez Mao, mostrou hoje ao ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, a sua "profunda preocupação pelo estrangulamento financeiro da Lusa" e apelou ao Governo para que reconsidere a sua posição.
Em carta enviada ao ministro, Xoán Vázquez Mao afirmou que a organização, que reúne 34 cidades galegas e portuguesas, não podia deixar de "manifestar a mais viva preocupação" por acreditar estar a ser ameaçado "o papel essencial que a Lusa tem cumprido na aproximação entre o norte de Portugal e a Galiza".
A Comissão de Trabalhadores da Lusa foi recebida no começo do mês por Miguel Relvas, que confirmou ser intenção do Governo cortar 30% no contrato-programa para 2013 entre o Estado e a agência, que será de 10,8 milhões de euros.
"A agência Lusa tem tido um papel muito relevante de divulgação na Galiza dos assuntos e preocupações dos portugueses e tem contribuído para a aproximação e para o cimentar de relações entre os dois lados da fronteira", lembrou o secretário-geral da organização.
Xoán Vázquez Mao alertou para aquilo que considera ser "uma ameaça à democracia", por enfraquecer "aqueles que informam o povo" em relação ao poder, "num momento em que a mesma base da democracia e do Estado social estão a ser postos em causa com a desculpa da crise".
Por essas razões, o secretário-geral do Eixo Atlântico decidiu mostrar a sua "profunda preocupação" e "apelar a que o Governo português reconsidere a sua intenção e garanta, dessa forma, o funcionamento normal de um órgão que tem um papel essencial para a Eurorregião Norte de Portugal -- Galiza".
O contrato anterior previa um financiamento anual de 15 milhões de euros e a administração da agência havia apresentado, no início do ano, um plano de reestruturação que previa uma redução de 15% no financiamento da Lusa.
Os trabalhadores da Lusa aprovaram na semana passada, em plenário, a realização de uma greve de quatro dias, entre quinta-feira e domingo, contra os cortes da comparticipação pública anunciados pelo Governo.


via RTP

0 comentários:

Postar um comentário