Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Sipam anuncia chuva com raios para as próximas 3 noites em Manaus

Posted: 1 de nov. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas: ,


Ainda não é para já que os céus se abrem: de acordo com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), vão continuar as pancadas de chuva acompanhadas de raios no fim da tarde de hoje. Embora a previsão para 6ª feira e Sábado seja de Sol intenso, com a temperatura mínima fixada nos 27º e a máxima a chegar aos 35º, as chuvas continuarão a marcar presença no período da noite. Resta aguardar que o temporal da noite de 3º feira não se repita.
Há poucos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já tinha vindo dizer que as altas temperaturas e a baixa humidade relativa do ar iam continuar, muito por conta da influência do fenómeno El Niño, responsável aliás pelos dias mais secos registados ao longo dos últimos anos.
Nos próximos três meses está previsto que ocorram, em Manaus, chuvas com uma intensidade 40% menor do que o habitual. Segundo Lúcia Goularte, do Inmet, a temperatura média continuará a rondar os 30°C e a humidade relativa do ar manter-se-á baixa, variando de 40% a 30%. É precisamente a combinação inversa destes dois factores que explica o aumento do desconforto que os manauaras vêm sentido nos últimos dias. Lúcia Goularte diz mesmo que a sensação térmica pode chegar a 45°C em alguns pontos de Manaus, como no Centro da capital.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o valor da humidade relativa considerado ideal para o homem é em torno de 60%. Acontece que, no momento, existe muita energia vinda do sistema de chuvas que acontece no sul do Amazonas. Daí a alternância observada no tempo: “Enquanto lá chove muito, aqui sentimos esse tempo abafado”, explica a meteorologista.
A título de curiosidade, vale lembrar que em Setembro de 2010, por exemplo, Manaus registou o dia mais quente em 112 anos, com os termómetros a marcarem 38,3°C à sombra. No início da tarde do dia 11 de Agosto de 2011, a cidade assinalou o período de menor humidade relativa do ar em 100 anos, com um índice de apenas 18%, algo de invulgar na região.

0 comentários:

Postar um comentário