Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Sugestão de leitura: 'Amazônia de Euclides' de Daniel Piza

Posted: 27 de fev. de 2010 | Publicada por AMC | Etiquetas:

Daniel e Tiago, aportando em Sena Madureira, no Estado do Acre

Em Amazónia de Euclides, o jornalista Daniel Piza refaz a viagem realizada por Euclides da Cunha (1866-1909) no ano de 1905, quando foi designado para liderar a comitiva mista brasileiro-peruana de reconhecimento do Alto Purus, procedendo a uma leitura comparada dessa época no contraste com a actual realidade da região. Além de um levantamento detalhado daquele rio, Euclides procedeu também a uma vasta análise histórica, social e geográfica do extremo oeste da Amazónia.
Trata-se da expedição que permitiu que o escritor fosse o primeiro a abordar a especificidade da realidade da "sociedade seringueira", denunciando a grave situação de exploração a que se encontrava submetida.
Em 2009, ano em que o Brasil assinalava o primeiro centenário cumprido sobre a morte do escritor de magistral clássico Os Sertões, Daniel Piza, juntamente com o fotógrafo Tiago Queiroz, cruzou o rio Purus e repetiu o segmento final do percurso feito pelo autor, com o objectivo de observar e destacar os locais que assumiram maior relevância na obra e no pensamento euclidiano.
A partir da reconstituição desse itinerário, o autor toma por objecto de análise os mesmos pontos referenciados por Euclides da Cunha, destacando as principais diferenças e semelhanças identificáveis na paisagem física, social e económica da Amazónia de hoje, por comparação à descrita em 1905. A estagnação económica, o advento da religião evangélica e o regresso dos índios kaxinawá e kulina (que, na época de Euclides, se tinham embrenhado mais na floresta, por forma a fugirem dos caucheiros e donos de seringais) encontram-se entre as evidências mais significativas recolhidas por Piza, 104 anos após a viagem de Euclides pelo mesmo local.
Com 192 páginas, o livro amplia e adensa a matéria especial publicada em 5 de Abril de 2009, no jornal O Estado de São Paulo. A obra integra ainda a reportagem, o projecto multimédia de textos e fotos enviados ao jornal, os posts do blog do autor, boletins e programas de rádio, bem como os conteúdos que deram origem ao documentário exibido pela TV Cultura em Agosto do ano passado.

Editora: Leya
Origem: Nacional
Ano: 2010
Edição: 1ª
Número de páginas: 192
Lançamento: 22/02/2010

0 comentários:

Postar um comentário