O Movimento Xingu Vivo Para Sempre reage às declarações do ministro Lobão: acusa-o de ter mentido «para a presidente Dilma Rousseff» ao garantir-lhe que Belo Monte não afetará terras indígenas e pede a sua demissão.
Em nota, hoje divulgada, argumenta que «até o Consórcio Norte Energia, que tem espalhado propagandas mentirosas sobre a usina nos aeroportos do país, em espaços fechados considera óbvios os impactos indígenas, como explica o diretor socioambiental da NESA, Ronaldo Crusco»:
link
O Movimento sublinha ainda que:
(...) Pior, no entanto, são suas críticas ao Ibama quando, em raras oportunidades, “ameaça” considerar as legislações ambientais do país: “em um momento são as ONGs que falam mal de nós. Se não bastasse, [ora tem] o Ibama, – que já atrapalhou mais – e o Instituto Chico Mendes, ora é opinião pública internacional”. Por fim, o ministro ainda se queixa “dos demais obstáculos”, mas é categórico ao afirmar que, “a despeito disso” (legislações nacionais, tratados e convenções internacionais, denúncias de violações, etc), prosseguirá com Belo Monte.
Considera, portanto, que.
Um ministro que mente publicamente à presidente da república e à nação, e que declara abertamente que seus projetos serão implementados à revelia da lei não serve para o Brasil. Exigimos a exoneração imediata de Edison Lobão por ameaças de ações de lesa-pátria.
0 comentários:
Postar um comentário