FHC durante o jantar do seu 80º aniversário, na Sala São Paulo, na última sexta-feira
Leio na Folha de S.Paulo:
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso telefonou na segunda-feira para a presidente Dilma Rousseff e agradeceu pela carta repleta de elogios com a qual ela o cumprimentou pelo aniversário de 80 anos. Ele disse ter ficado "extremamente feliz" com o gesto da presidente.
Em carta, Dilma tece elogios e atribui fim da inflação a FHC.
A mensagem foi publicada no fim de semana em um site especial criado para comemorar os 80 anos de FHC, que faz aniversário no próximo sábado (18). No texto, Dilma diz que o tucano acredita no "diálogo como força motriz da política", "foi essencial para a consolidação da democracia brasileira" e luta por seus ideais "até os dias de hoje", atribuindo-lhe méritos no fim da inflação no Brasil.
"Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas justamente por isso maior é a minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideias", diz Dilma na carta recheada de elogios.
A presidente também elogiou FHC por ter sido o primeiro antecessor desde Juscelino Kubitschek a entregar a faixa a um político oposicionista também eleito. E despediu-se chamando o adversário de "querido presidente" e transmitindo-lhe um "afetuoso abraço". Dilma conviveu com FHC em 2002, quando integrou a equipe de transição montada pelo então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. O tom elogioso da carta de Dilma contrasta com a relação conflituosa entre Lula e FHC. Enquanto ocupou o Palácio do Planalto, o petista acusou o antecessor de deixar uma "herança maldita". Em Abril, o acusou de querer "esquecer o povão", após o tucano defender que a oposição se volte para a "nova classe média". FHC se irritou e desafiou Lula a disputar uma nova eleição contra ele.
Além da carta de Dilma, o site comemorativo reúne depoimentos elogiosos de políticos brasileiros e estrangeiros, como Bill Clinton e Tony Blair, ex-ministros, empresários e celebridades como Roberto Carlos, Paulo Coelho e o ex-jogador Ronaldo.
0 comentários:
Postar um comentário