Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Roubini alerta Espanha e Itália para o risco de não serem resgatadas

Posted: 4 de jul. de 2011 | Publicada por por AMC | Etiquetas: ,

Leio em O Público:

Em declarações à Bloomberg TV, o economista Nouribiel Roubini, que anteviu a actual crise financeira, chamou a atenção dos responsáveis governamentais tanto da Espanha como a Itália para actuar de maneira independente face à crise grega e de forma correcta, sob pena de deixarem de garantir o seu acesso aos mercados de capitais.
É que, na sua opinião, tal como Itália, “Espanha é demasiado grande para cair e demasiado grande para ser resgatada” em caso de incumprimento, afirmou. As contas orçamentais desses dois países deverão ser geridas para evitar qualquer situação de ruptura. Mais a mais quando poderão ser prejudicada pela actual política do Banco Central Europeu de subir as taxas de juro de referência.
Essas subidas, segundo Roubini, fortalecem o euro, mas por outro lado, tendem a ter efeitos negativos, no abrandamento do crescimento económico e na diminuição dos ganhos de competitividade, no aumento dos problemas bancários e empurrando os Estados para mais cortes orçamentais.
O BCE já deixou a porta para maiores subidas, mas é de esperar que a descida do preço de petróleo e o agravamento da crise grega possam levar a um adiamento dessa decisão.
Para Roubini, esta política terá fortes consequências. “A maioria da eurozona está em contracção económica, como acontece na periferia” e o crescimento económico na segunda metade do ano será tão débil que se transformará em recessão. 

0 comentários:

Postar um comentário