O Tributo a Amália Rodrigues aberto hoje para o público na Embaixada portuguesa de Brasília mostrará a estreita relação que a fadista possuía com o Brasil.
"Pouca gente sabe, mas os primeiros discos da Amália foram todos gravados no Brasil. Em 1945, ela se apresentou no Rio de Janeiro e o concerto teve uma repercussão muito grande", contou o curador da exposição Jorge Rodrigues.
Fã confesso da cantora, Rodrigues é ele próprio dono da coleção que esta semana compartilha com o público brasileiro."Desde os 13 anos faço duas coleções: uma sobre a Amália e outra sobre cantores de ópera", explica o organizador, ao contar que a ideia de realizar o tributo surgiu após o grande sucesso registado durante outro evento cultural, relacionado com Amália, no ano passado, também em Brasília.
(...)
Entrevista à TV Tupi, conduzida pela actriz brasileira Mariza Urban, a momentos de Amália dar inicio a um espectáculo em São Paulo, no ano de 1979: PARA VER AQUI.
O Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Brasília abre as portas, esta semana, para um conjunto de eventos em homenagem à memória da fadista Amália Rodrigues.
De acordo com nota da Embaixada de Portugal, os eventos têm a coordenação do radialista português Jorge Rodrigues, que tem assiduamente colaborado com o Instituto Camões/Brasília.
Confira o programa divulgado pela Embaixada:
Dia 2 de Agosto, terça-feira
Projeção do filme de Bruno Almeida “The Art of Amalia", um documentário exaustivo sobre a carreira de Amália Rodrigues
Dia 3 de Agosto, quarta-feira
Projeção de um concerto de Amália Rodrigues na Roménia
Lançamento do Dicionário Ilustrado do Vinho do Porto, do brasileiro Carlos Cabral e do português Manuel Pintão
Dia 4 de Agosto, quinta-feira
Inauguração de exposição sobre Amália Rodrigues
Projeção de DVD gravado pela RTP - televisão pública portuguesa - sobre Amália
Jantar da Academia do Bacalhau em homenagem a Ana Paula Zacarias, embaixadora da União Europeia no Brasil.
Morada:
INSTITUTO CAMÕES - EMBAIXADA DE PORTUGAL
SES Av. das Nações, Quadra 801, Lote 02 - CEP 70402-900 Brasília-DF
Tel: (0xx61) 3032.9600 - Fax: (0xx61) 3032.9634
Site oficial
E-mail: geral@institutocamoes.org.br
Quem foi Amália?
Amália da Piedade Rodrigues (Lisboa, 23 de Julho de 1920 — Lisboa, 6 de Outubro de 1999) foi uma fadista, cantora e actriz portuguesa, considerada o exemplo máximo do fado, comummente aclamada como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX. Está sepultada no Panteão Nacional, entre os portugueses ilustres.
Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo.
Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, brasileira).
Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados. Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, Ary dos Santos, Manuel Alegre, Alexandre O’Neill.
via Portugal Digital
Amália Rodrigues o ícone do fado será homenageada na capital do Brasil a partir de amanhã e até quinta-feira, através de filmes sobre a sua carreira e vida. A organização é do Instituto Camões, em parceria com a embaixada portuguesa em Brasília, quando uma mostra sobre a sua vida for inaugurada.
A estreia sobre a sua vida realiza-se amanhã com a projecção do filme 'The Art of Amália' , do realizador português Bruno Almeida.
O filme relata os principais momentos da carreira da fadista, com excertos dos espectáculos mais marcantes da sua carreira.
O filme relata os principais momentos da carreira da fadista, com excertos dos espectáculos mais marcantes da sua carreira.
Na quarta-feira, dia 3, será projectado o concerto que a artista deu na Roménia, em 1969. Nesse mesmo dia a embaixada promove um cocktail que marca o lançamento do Dicionário I lustrado do vinho do Porto, de Carlos Cabral e Manuel Pintão.
Para encerrar as comemorações, será inaugurada uma mostra sobre a cantora, com a exibição de um DVD gravado pela RTP em 1960.
via Correio da Manhã
0 comentários:
Postar um comentário