Espumas . Notas . Pasquim . Focus . Sons . Web TV . FB

Entretanto, na Grécia: a violência tomou conta das ruas

Posted: 9 de out. de 2012 | Publicada por por AMC | Etiquetas: , , , ,


Imagens deploráveis de uma Europa cada vez mais esfacelada. Um cenário previsível, que levou à maior operação de segurança de sempre nas ruas de Atenas. Os 6 mil agentes destacados e as barreiras especiais erguidas em redor do centro, interditando as zonas por onde Angela Merkel se moveu durante as 6h que permaneceu no país, de pouco adiantaram. Dir-se-ia até que apenas contribuíram para atiçar os ânimos já exaltados. Os gregos não gostaram de ser 'limpos' da cidade para abrir alas à primeira visita da chanceler alemã ao país, desde que foi intervencionado pela troika. Tentaram derrubar as barreiras. A polícia impediu. A fúria subiu de tom e choveram pedras, garrafas e petardos. Para conter e dispersar as multidões, houve bastonadas, gás-pimenta e inúmeras detenções.

A Alemanha não cede na exigência de mais austeridade, mas precisava de dar uma prova mediática de que está apostada em manter a Grécia no Euro. A visita servia, obviamente, esse propósito.
Se o bom senso ainda servisse para alguma coisa, alguém deveria ter ponderado se a encenação valia o caos que seria gerado. Para os gregos, Merkel é o rosto do carrasco que lhes destrói as vidas e, por mais espuma que lhes saia pelas bocas, insiste em manter as rédeas bem apertadas. O contingente de segurança mostra que ninguém esperava que fosse recebida com um cortejo de vénias e uma chuva de pétalas de rosas.

A raiva, a humilhação, o desespero, a afronta e a brutalidade que estas imagens traduzem podiam muito bem ser poupadas. Merkel e os governantes gregos nunca deixaram de conversar por falta de palco para  os seus encontros. Era escusado virem agora inovar no cenário.

0 comentários:

Postar um comentário